terça-feira, 19 de agosto de 2008

Lima vai de vela


A China parece começar a esgotar o número de medalhas de ouro nestes Jogos organizados em casa. No entanto, hoje foram mais quatro nas modalidades em que os chineses são especialistas: três na ginástica, uma no mergulho. Destaque para Lu Chunlong que venceu no trampolim e protagonizou imagens espectaculares. Zou Kai (o tal de Sichuan) venceu a sua segunda medalha, nas barras fixas. O triatlo masculino foi vencido pelo alemão Jan Frodeno, enquanto no salto em altura venceu o russo Andrey Silnov.

O português Gustavo Lima terminou em quarto na vela, classe laser, depois de ter começado o dia em terceiro, e com fortes possibilidades de conquistar mais uma medalha para Portugal. No entanto foi ultrapassado pelo italiano Diego Romero, numa prova em que o ouro foi para o britânico Paul Goodison. Lima afirmou no fim sentir-se "frustrado", e que vai abandonar a vela. Acrescentou ainda que é ingrato representar Portugal durante tantos anos e levar com comentários do tipo "não ganham medalhas, e assim se usa o dinheirinho dos nossos impostos". Declarações fortes e certeiras. Um país de dez milhões de habitantes que não investe na formação dos seus atletas, não os apoia e acarinha, e depois exige medalhas como focas a pedir latas de atum. Ah sim, Naide Gomes ficou pela primeira eliminatória do salto em comprimento. Assim se foi a "esperança".

1 comentário:

Anónimo disse...

O que se exige é dignidade e humildade. Que pensar quando um atleta justifica a sua derrota dizendo que "não há dúvida, àquela hora da manhã estou bem é na caminha"...? A culpa é sempre de terceiros ou de circunstâncias alheias a cada um... Pois claro.