terça-feira, 26 de agosto de 2008

Carlos Paião, 20 anos de saudade


Passam hoje vinte anos desde a morte prematura de Carlos Manuel de Marques Paião, um dos maiores génios da música portuguesa. Autor, compositor, licenciado em medicina, Carlos Paião muito cedo revelou talento para aquilo que seria a sua verdadeira paixão: a música. Sempre disse que "preferia ser um bom músico a um mau médico". E ainda bem para nós. Gravou apenas dois álbums de originais, 13 singles, e escreveu para artistas tão distintos como Herman José e Amália. Representou Portugal no Festival da Eurovisão em 1981, com o tema "Playback", que ficou (injustamente) em penúltimo lugar. Deixou-nos no dia 26 de Agosto de 1988, aos 30 anos, num acidente de viação.

15 comentários:

Anónimo disse...

Um dos maiores génios da musica portuguesa...

Uma opinião altamante discutivel.

Não sei o que é que o Carlos Paião tinha a mais do que tipos como o José Cid, as Doce, o Armando Gama ou a Candida Branca Flor.
Isto só para falar de nomes contemporâneos dele.

Mas pronto, gostos não se discutem...

Leocardo disse...

Recomendo que escute com atenção a discografia do Carlos Paião. Mais de 300 músicas escritas e compostas numa carreira bastante curta, e que estava apenas no auge. Não o considero "o maior génio", mas certamente um dos maiores. O que teria ele feito estes 20 anos? Certamente não andava aí a plagiar, como alguns famosos da nossa praça. Este sabia música.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Vai-me desculpar, mas musica estilo eurovisão não faz muito o meu género, portanto declino o seu convite.

cumprimentos

Anónimo disse...

"Carlos Paião", um nome a não esquecer. Já lá vão 20 anos e, continuo a ouvir os seus discos com frequência. Aquela cara de menino, aquela ternura dos seus poemas (até mesmo quando brincava), nunca terão ninguém que os repita. Tenho saudades dele. Se os Pais ou, sua mulher lerem isto, quero enviar-lhes um grande abraço de alguém que chorou muito, quando ele nos deixou.
Maria dos Alcatruzes.

Anónimo disse...

Faz hoje 20 anos que eu nasci e faz hoje 20 anos que Portugal perdeu um dos maiores artistas portugueses que ainda hoje faz furor nas rádios.
cumprimentos

Leocardo disse...

Caro contraditório:

Portanto, o problema é o seguinte: não conhece o trabalho do Carlos Paião, ou então não é apreciador de música ligeira portuguesa. Compreendo. Agora compará-lo com o Armando Gama ou as Doce, bem...

Não sei se sabe, mas no início dos anos 80 o Festival era a única montra da música portuguesa. Foi então que o Rui Beloso (o "b" é de propósito) apareceu com "ares de rock" (sei, "Ar de Rock"), e aí se deu o boom do rock nacional, e toda a gente começou a ouvir música portuguesa.

O Carlos Paião pode ser assim comparado a uma espécie de Chico Buarque ou Caetano Veloso no Brasil (quando tinham trinta anos), e é realmente pena que tenha desaparecido antes de atingir a maturidade musical destes dois que referi.

E já agora, também considera a Sara Tavares "música de Eurovisão"?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sei muito bem que o festival era a grande montra da musica portuguesa, por isso é que me referi ao Carlos Paião como música de eurovisão.
E não precisa de me dizer como era a musica dos anos 80, pois eu assisti a tudo e tambem aderi á onda do rock português iniciada pelo V(B)eloso.
Como eu lhe disse, gostos não se discutem, e acho que o Paião era um compositor de musiquinhas festivaleiras e de hinos á selecção ( lembra-se do hino á selecção do malfadado mundial do México?).
E quanto a isso tudo bem, nada a dizer.
O que me fez espécie foi chama-lo de génio.

Quanto á Sara Tavares, ela é de um estilo diferente, mais soul e por vezes com bastantes toques africanos.
E tem uma voz óptima, coisa que o Paião nunca teve.

Cumprimentos

Anónimo disse...

este blog deste Leocardo, que pelos posts que escreve, publica, gosta muito de baixar as calçinhas aos chineses ( é de desconfiar) também pode ser comparado ao Zé Cabra da música portuguesa.ou seja.......
vocês sabem do que eu estou a falar

Leocardo disse...

O anónimo só baixa as calcinhas (deve ser isso, "calçinhas" não existe) quando é para receber o patacame, ou quando lhe renovam o contrato. Isto se estiver em Macau. Se está em Portugal então que Deus o perdoe, que não sabe o que diz.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Caríssimos convivas do Bairro do Oriente:
Confesso-vos que esta é a minha primeira visita ao blog. Agradeço ao seu autor o bom serviço que presta à música portuguesa e - aos anteriores participantes -, a aturada paciência de responderem a alguém que além de assumir desconhecer a obra de Carlos Paião parece assumidamente carecer de entendimento sobre si próprio. Enfim, de "contradições" e "calçinhas" está o universo cheio, não fazem falta é em bairro algum. Os cães ladram mas existem canções que não passam.

PS- O pobrezinho que se contradiz esqueceu-se de comparar o António Variações com o John Lennon ... talvez lhe faça sentido.

Anónimo disse...

Quando o Carlos Paião nos deixou,tinha eu 10 anos,lembro-me perfeitamente de ter sentido a sua morte...em minha casa sempre se ouviu Carlos Paião e mesmo depois de 20 anos sem ouvir as suas canções,ainda sei as suas letras de cor!!Se não tivesse partido tão cedo,ainda hoje daria cartas no mundo da música.

Anónimo disse...

caro contraditorio, nao percebe o porquê de leocardo chamar GENIO a carlos paiao entao faça o favor de me nomear artistas capases de ESCREVER e COMPOR mais de 300 canções em cerca de 10 anos, diga-me como um estudante de MEDICINA é capaz de num dia escrever para AMALIA RODRIGUES e noutro para HERMAN JOSÉ.
por favor preste bem atnção a suas letras e informe-se melhor sobre Carlos Paião porque "quem não sabe tambem nao vê".

sourense disse...

"...E tem uma voz óptima, coisa que o Paião nunca teve..."

Desculpe que lhe diga, "contraditório", mas não percebe minimamente de música... alguém que diz a frase que tanscrevi em cima e que diz que Carlos Paião escrevia música festivaleira é um IGNORANTE! E mais não digo... E ganhe juízo!

estupenda disse...

concordo consigo leocardo e descordo com o contraditório!
digam-me, a sara algum dia chegará às pontas dos cabelos de Carlos paião? por amor de Deus, Carlos paião é mt ms mesmo mt melhor:-)por amor de deus, dizerem-me q a voz de sara tavares é mt melhor q a de Carlos Paião.... q gostos...
só tenho pena de uma coisa... é de n ter vivido no tempo de carlos paião... seria um grande prazer...
Carlos paião retratava aquilo q vivia a sociedade portuguesa...
Carlos é o orgulho de portugal...
concordo tb com o sourense...
por favor poupem-me desses disparates q é dizerem mal de Paião ;-)

Judith Monteiro disse...

Carlos Paião há-de sempre deixar saudades... Eu nao sou do tempo dele e sinto a sua morte...

Hoje em dia tenho 22 anos... e sinto que perdeu-se um homem honesto... humilde... e um Génio (porque sim é um génio) da musica!

Alguem que anda a preparar-se para exames de semestre da faculdade no curso de Medicina e decide ir para o festival eurovisao da cançao em 1981, e que leva a musica que inicia tudo, Playback!!!

Os que não apreciam entao que nao critiquem... tal como disseram: Gostos não se discutem...

Os meus cumprimentos!!!

Carlos Paiao: Um até sempre!