domingo, 31 de agosto de 2008

Benfica-1 FC Porto-1


Aí está, o resultado do primeiro derby da época, um empate a uma bola entre o Benfica e o FC do Porto. Os portistas marcaram primeiro através de um penalty indiscutível sobre Lucho Gonzalez, que o mesmo converteu, e o Benfica empatou por Oscar Cardozo num golo em que a defesa portista tirou a bola para lá da linha de golo. E pronto, quanto a polémicas de arbitragem, tudo esclarecido. Katsouranis viu dois amarelos e foi expulso, o Benfica demonstrou má forma física, com várias lesões perto do fim do encontro, e o Porto, orfão de Quaresma e Bosingwa, por exemplo, parece menos forte que na época passada. No entanto, aos 20 minutos de jogo, um senhor com mais que idade para ter juízo invadiu o campo, vestido de diabo (!?) e agrediu o árbitro auxiliar, provavelmente como retaliação ao penalty assinalado alguns minutos antes. A polícia (de Lisboa) carregou nos adeptos benfiquistas e a festa estava estragada. Meus senhores, devemos ser o único país da Europa, senão no mundo, em que 300 km de distância querem dizer tanta coisa. O ódio das gentes de Lisboa pelas gentes do Porto e vice-versa é a prova mais viva de atraso civilizacional que conheço. Talvez seja por eu ser do centro, mas sinto-me tão bem na capital como na invicta. E que tal deixarem de se comportar como homens das cavernas?

17 comentários:

Anónimo disse...

nvCaro Leocardo,

300km? Entao tinha de ver como gostam os adeptos do Real Madrid dos do Atlético, Valencia e Castellon (Villarreal), Barcelona e Espanyol, Sevilla e Betis, Sevilla e Cádiz. Eu acho que a burros, em Espanha também andamos bem servidos.

E por falar nisso, como é a relaçao entre adeptos do Benfica e Sporting o Porto e Boavista? Muito nao devem gostar uns dos outros, nao é?

Cumprimentos,

O Espanhol

Leocardo disse...

Os do Benfica e do Sporting são rivais, mas pelo menos são da mesma cidade, e não entram em conflitos regionais por causa do futebol. Se por acaso isso acontece entre o Real Madrid e o Barcelona, por exemplo, isso deve-se à natureza separatista da Espanha, o que não acontece, por exemplo, em Portugal. E sim, burros há em toda a parte. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Talvez por eu também ser do centro, sinto-me tão mal na capital como na invicta. É igual ao litro.

Leocardo disse...

Há quem se sinta mal em toda a parte, e não esteja contente com nada. Há pessoas assim...

Anónimo disse...

o Leocardo devia falar mas é do ódio de séculos das gentes do Porto por Lisboa e não o contrário.
Existe uma aversao reciproca por parte dos benfiquistas aos portistas mas só desde que o F.C. Porto começou a ganhar.
Alias o fêcêpê é que faz deste regionalismo parolo uma das suas bandeiras.

Leocardo disse...

Pois é. E os de Lisboa vingam-se vestindo-se de diabos e agredindo árbitros auxiliares.

Anónimo disse...

Como se ataques e injurias a árbitros fosse exclusivo de lisboetas....

Assim como qualquer outro comportamanto reprovável por parte de adeptos de futebol.

Tenha dó

Anónimo disse...

Oh!, Leocardo você escreve cada uma! Sinceramente! Você atribui o mesmo valor a uma atitude de um triste adepto benfiquista e ao comportamento dos dirigentes do FCP ao longo de quase 3 décadas, com discursos fraccionários recorrendo ao insulto, de constante guerrilha e provocação que resultaram no ambiente que se vive hoje. Haja paciência!

Leocardo disse...

Vossemecê gosta muito de História e mantem uma contabilidade organizada das escaramuças entre Lisboa e o Porto. Mas neste caso particular, e no que a este post diz respeito, não tem razão. Boa sorte para a próxima. Cumprimentos.

Anónimo disse...

Obrigado!

Anónimo disse...

O Contraditório, sem querer, é que disse tudo sobre a aversão dos benfiquistas ao FC Porto desde que este começou a ganhar. Pois, é uma chatice, estavam habituados a papar tudo no tempo do amigo Botas. Depois houve um clube que subiu a pulso, tornou-se o melhor, e isso fez-lhes comichão a tal ponto que até quando esse clube fica vinte e tal pontos à frente do Benfica atribuem a culpa aos árbitros. E aos dirigentes portistas. Mas no caso destes últimos têm razão, a culpa é mesmo deles, que quando o Benfica tiver dirigentes à altura (que façam da organização a sua bandeira e não se desculpem constantemente com supostos erros de terceiros) também vai conseguir discutir títulos todos os anos. Até lá, aguentem-se e continuem a invocar os vossos fantasmas.

Anónimo disse...

curioso o adepto velhote de "cornos" que agrediu o arbitro é 1 benfiquista que vive em vila nova de gaia,portanto a guerra norte -sul é ridicula

Anónimo disse...

Tanto é ridícula que até a claque do Porto (mesmo esse bando de marginais, que é o que todas as claques são) deixou de cantar "nós só queremos Lisboa a arder" por respeito aos portistas de Lisboa. Mas os benfiquistas ainda não perceberam isso.

Anónimo disse...

Até concordo com muita coisa que o anónimo das 14:33 disse.

Mas não se esqueça que o Pinto da Costa já está velho e a perder qualidades. E poder dentro do clube.

E depois quero ver os grandes dirigentes que vocês vao ter.
Dentro da vossa SAD ja se começam a ver algumas amostras disso.

Vai-vos acontecer o mesmo que nos aconteceu quando o Eusébio deixou de jogar : Ficam orfãos.

Anónimo disse...

É só ver o recente " excelente" negócio da venda do Quaresma.
Queriam 40 e levaram 18 e qualquer coisa.

Para já não falar da quantidade de jogadores que já venderam depois de 2004, mas...
A SAD continua a dar sempre um prejuizo do caraças.

Anda muita gente lá pelas vossas bandas a meter muuuuuito dinheiro no bolso.

E o pintinho caquético a ver.

Anónimo disse...

gente parva´há em todas claques mas nao generalizem as coisas,Portugal tem muitos pedófilos mas não quer dizer que todos portugueses são pedófilos

Anónimo disse...

Anónimo das 21.35, eu apenas constato factos. Portugal parece o faroeste sempre que há futebol porque são sempre as claques a fazer porcaria: roubam, insultam, agridem, etc. Quem não quer ser cordeiro (ou lobo, neste caso) não lhe veste a pele, e se há gente de bem dentro das claques, essa gente devia tomar juízo e não se misturar com esses bandos de marginais, para não ser confundida.