segunda-feira, 30 de maio de 2016

Um alegre Bailinho e um triste fado (e ainda os "réus)



Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro jogador português a vencer por três vezes a Liga dos Campeões, ao conquistar no Sábado o 11º troféu para o Real Madrid. Os "merengues" confirmaram a sua hegemonia na prova, e logo no estádio do segundo clube mais bem sucedido, o AC Milan, que conta com sete títulos, ao vencerem o seu rival da capital espanhola, o At. Madrid, reeditando assim o encontro de há dois anos em Lisboa. Mesmo assim foi preciso recorrer aos pontapés da marca de grande penalidade para encontrar o vencedor, com o avançado português a chamar a si o protagonismo ao marcar o "penalty" decisivo, depois do "colchonero" Juanfran ter sido o único a falhar de ambos os lados. Nos noventa minutos propriamente ditos, o Real adiantou-se aos 15 minutos com um golo de Sergio Ramos, mas com a defesa muito coesa do adversário, não se esperava uma noite tranquila. E assim foi, com o Atletico a ter uma excelente oportunidade para empatar logo no início do segundo tempo, ao beneficiar de um "penalty", mas às vezes no melhor pano cai a nódoa, e o francês Antoine Griezmann, grande figura da equipa de Diego Simeone esta temporada desperdiçou o ensejo de fazer voltar tudo ao ponto de partida. Foi necessário esperar até aos 78 minutos para Yannick Ferreira Carrasco, que é marroquino/francês/espanhol/português, empatar o jogo e obrigar ambas as equipas a jogar mais trinta minutos, que depois de se revelarem inconsequentes se viria decidir tudo na "lotaria" das grandes penalidades. Parabéns, C. Ronaldo, que nos volta a encher a todos de orgulho - ou quase todos, mas a caravana passa na mesma.



Já antes da final da Champions, em Wembley, salão de visitas do futebol inglês, jogou-se a final do "play-off" de promoção do Championship, que decidia quem acompanhava Burnley e Middlesbrough na subida à Premier League. De um lado o Hull City, do outro o Sheffield Wednesday, do português Carlos Carvalhal, de depois de uma campanha sensacional levou os "owls" a este jogo decisivo. Infelizmente a sorte não o acompanhou desta vez, e o Hull, treinado por Steve Bruce e mais habituado a estas andanças, fez-se valer da sua experiência e garantiu a subida com uma vitória pela margem mínima, com o único golo do encontro a ser apontado por Mohamed Diame, já no último quarto de hora do encontro. Valeu pela reabilitação do Wednesday, que realizou a sua melhor temporada dos últimos 16 anos. Agora é só tentar outra vez na próxima época, e é já garantido que voltará a ser com Carvalhal ao leme.


Outros futebolistas portugueses tiveram razões para festejar este fim-de-semana, nomeadamente os defesas Eliseu Cassamá e Dinis Almeida, o médio Vítor Silva e o avançado Ricardo Vaz, que contribuíram para que o CF Reus Deportiu fizesse história, ao ascender pela primeira vez à Liga Adelante, o segundo escalão do futebol espanhol. O Reus, clube da cidade com o mesmo nome, situada na Catalunha, província de Tarragona, é mais conhecido pela sua equipa de hóquei em patins, campeã europeia por sete vezes, a última delas em 2009, e de facto o futebol tem sido o parente pobre do clube, tendo apenas nove participações na II "B" no seu currículo. Mas esta nona presença foi especial, e depois de uma renhida discussão pelo primeiro lugar do Grupo III com o Villarreal "B", os catalães levaram a melhor, e foram discutir a subida com o Racing Santander. Neste escalão os primeiros classificados de cada um dos quatro grupos não sobem directamente, mas têm o direito de discutir entre eles duas das vagas para a Liga Adelante, ficando os derrotados ainda com hipóteses, mas obrigados a jogar um "play-off" com as seis equipas apuradas do primeiro "round" dos 2ºs, 3ºs  e 4ºs classificados de cada grupo. Parece complicado, mas esse é problema do Racing, pois o Reus tornou tudo mais simples após ter vencido no Sardiñero há uma semana por 3-0. Ontem no humilde Camp Nou Municipal de Reus, com capacidade para menos de 5 mil espectadores, o ambiente era naturalmente de festa, e ainda mais depois de David Haro marcar o único golo do encontro aos 8 minutos, confirmando assim a subida da sua equipa. O Reus vai disputar o título de campeão da II "B" com o vencedor da eliminatória entre o Real Madrid "B" e o Universidad Catolica de Murcia (não confundir com o histórico Real Murcia, que está no outro "play-off"), que tem hoje a segunda mão no Estádio Alfredo di Stéfano, o campo nº 2 do Real Madrid, onde os seus "B" vão tentar virar a derrota de 1-2 em Murcia na semana passada. 


1 comentário:

Anónimo disse...

"Cristiano Ronaldo tornou-se o primeiro jogador português a vencer por três vezes a Liga dos Campeões, "

O gajo não é Portugues, claramente mestiço .