domingo, 1 de maio de 2016

Futebolismos I



O Cova da Piedade subiu de divisão! Sim, e não foi da distrital para a terceira, mas sim, e pasme-se, do Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol nacional, para a Segunda Liga! É a puta da loucura! A Cova da Piedade é uma localidade situada no concelho de Almada, na margem sul do Tejo, e quem é dessas bandas é capaz de "ter passado por lá de carro uma vez quando foi ao Jumbo", ou ainda ter alguma recordação especial, como ter sido assaltado "na Cova da Piedade", ou em inglês "Hole of Mercy". Parece mesmo um calão para designar uma daquelas prisões de alta segurança, para onde vão parar os psicopatas e essa malta mesmo do piorio. Quem for do norte é capaz de não conhecer a Cova da Piedade, e até reagir com um "eu-eh nuncoubi falare dessa m...,c...o!".


O Clube Desportivo Cova da Piedade nasceu em 1947, e como se pode ver no quadro acima, a sua existência rima com "decadência". Depois de um período "dourado" nos anos 60 e 70, onde tal como outras equipas do distrito de Setúbal beneficiou com a "urbanidade" que lhe era dada pela sua localização centralizada, o clube desceu à antiga III Divisão em finais dos anos 80, e consequentemente aos campeonatos distritais, por onde ficou durante quase 10 anos no virar do milénio. Depois de um curto regresso aos nacionais, deu-se outra descida, e foi então que há 3 anos se operou uma autêntica "revolução", com os piedenses subirem ao novel Campeonato de Portugal (ex-II "B"), e depois de garantirem durante dois anos a manutenção, este ano a equipa atingiu a maturidade para alcançar a fase de subida à II Liga, e com concorrência do calibre de U. Leiria, Benf. C. Branco ou os açorianos do Praiense e do Angrense, os comandados de Sérgio Boris conseguiram garantir hoje, a duas jornadas do fim, a vitória no Grupo Sul e a estreia na Segunda Liga em 2016/2017. Agora estarão vocês a perguntar: Sérgio quem???


Sérgio Boris Rodrigues Branco, 40 anos, é o novo herói dos "manes" da Margem Sul. Depois de uma carreira discreta como centro-campista, quase sempre em clubes da margem sul, foi no (meu) Montijo que Boris "pendurou as chuteiras, e depois de "fazer a recruta" nas camadas jovens dos Pescadores da Costa da Caparica e do V. Setúbal, foi em 2010 para o Cova da Piedade ocupar o cargo de coordenador da formação. Pegou na equipa principal a meio da época de 2011/12, sendo campeão no  ano seguinte, vindo agora a justificar a confiança da direcção. É irónico contudo que tendo vindo da formação Boris tenha agora alcançado esta meta histórica recorrendo sobretudo à veterania; no Cova da Piedade alinham vários atletas que já passaram pelos escalões profissionais, casos do avançado Rui Varela, o médio ofensivo Filipe Falardo, e talvez o mais sonante, o médio Silas, ex-Belenenses, que chegou mesmo a representar a selecção nacional, mas o verdadeiro segredo...


David Kong Cardoso! Yep, isso mesmo, o nosso "footie star" de Macau começa a habituar-se a estas andanças. Depois de subir (e mais tarde festejar o título de campeão) no ano passado com o Mafra, David faz agora a festa no Cova da Piedade, onde apesar de não se ter conseguido afirmar como titular...bem, como é que querem que eu acabe esta frase, quando o rapaz em dois anos sobe com duas equipas diferentes? Não acreditam em bruxas, eu também não, mas que las hay, hay.


Parabéns David! Parabéns malta da Cova! Força agora na Segunda Liga, e dignifiquem a margem Sul! 


Sem comentários: