domingo, 2 de fevereiro de 2014

Os sons dos 80: baladas rock


Diz-se que uma canção é uma "rock ballad", o "balada rock", em português, quando interpretada por um conjunto que privilegia o "hard-rock", com recurso às guitarras eléctricas, baixo e bateria, mas com um ritmo mais suave, e uma letra com conteúdo romântico - ou pelo menos uma temática menos agressiva do que a habitual nos géneros "hard rock" ou "heavy metal". Praticamente todas as bandas e artistas "da pesada" têm baladas no seu reportório, desde Alice Cooper aos AC/DC, passando pelos Kiss, Ozzy Osbourne ou ainda os Aerosmith, que se tornaram especialistas do género. É impossível condensar todas as baladas rock num só "post", mesmo limitando-me aos anos 80, portanto vou aproveitar para falar das mais importantes, ao mesmo tempo que aproveito para falar de bandas que tiveram a sua importância nesta década, e ficam excluídas dos outros títulos desta rubrica.


Os alemães Scorpions, veteranos destas andanças do "hard-rock", assinaram em 1984 o tema "Still Loving You", que é considerado uma "power-ballad". O single está incluído no álbumi "Love at first sting", e foi reeditado na colectânea "Still Loving You", de 1992. Este tema teve um enorme impacto em Portugal, onde se manteve no 1º lugar do top várias semanas - e foi o único país em que isto aconteceu - e na França, onde apesar de não ter passado de nº 2, vendou mais de um milhão de cópias, sendo certificado com disco de platina. Os Scorpions, que levam quase 50 anos de carreira (!), têm outros temas bastante conhecidos, e até outras baladas interessantes ("Wind of Change", "Always Somewhere", para citar duas), mas "Still Loving You" é o seu tema mais emblemático, sem dúvida.


Os Foreigner são uma banda anglo-americana de rock experimental/hard-rock que teve uma carreira mais ou menos discreta desde a sua fundação em 1976, mas que em 1984 teve este momento de inspiração. "I Want to Know What Love Is", do LP "Agent Provocateur", é o tema mais conhecido (o único?) da banda, e foi nº 1 em vários países, incluíndo o Reino Unido e o Billboard norte-americano. Só nos Estados Unidos o tema vendeu mais de dois milhões de cópias. Impressionante, sem dúvida, mas a canção é mesmo encantadora.


Os Heart foram uma banda de "hard-rock" norte-americana fundada nos anos 70, e curiosamente por duas mulheres: a vocalista Ann Wilson e a guitarrista Nancy Wilson, que por sinal eram irmãs. Duas pioneiras no mundo do metal, dominado pelo sexo masculino, que gozaram de alguma popularidade em meados dos anos 80, e muito por culpa de algumas baladas rock que ficaram na história. Primeiro em 1985 com "What about love?", do álbum "Heart", e dois anos depois com este "Alone", uma referência para os fãs deste sub-género. O tema foi escrito por Billy Steinberg e Tom Kelly em 1983, e originalmente interpretado por John Stamos na sitcom "Dreams", da CBS, no ano seguinte. Mas é a versão das Heart a que se pode considerar a "definitiva", se a quisermos chamar assim, e chegou ao nº 1 da Billboard a nº 3 no Reino Unido. Celine Dion gravaria "Alone" vinte anos depois para o seu trabalho "Taking Chances", e considerou o tema "extremamente difícil de interpretar". Ah sim, e já agora o final feliz: as Heart entraram o ano passado para o "Rock and Roll Hall of Fame".


"When you make love/and you look in the mirror/who do you think of/does he look like me/yeah!". Inspirador. Os que passaram pelos anos 80 e eram fãs do rock e do hard-rock devem reconhecer a primeira estrofe deste tema, "Love Bites", dos britânicos Def Leppard. Incluído no álbum "Hysteria", de 1987, o single foi o único nº 1 dos Def Leppard no Billboard norte-americano. O grupo viria a ser mais conhecido por este tipo de som do que propriamente a sua versão mais "hard", que viria a abandonar nos anos 90. Actualmente os Leppard continuam a gravar, o seu último registo é "Songs from the Sparkle Lounge", de 2008, e sim, é verdade que o baterista tem apenas um braço. Mas ele prefere que o tratem por Rick Allen do que por "aquele baterista maneta".


Os Whitesnake foram fundados no Reino Unido em 1978 por David Coverdale, antigo elemento dos Deep Purple. Depois de anos a trilhar os caminhos do "hard-rock", e tantas vezes incompreendidos, o grupo opta por um som mais comercial, lançando em 1987 o álbum homónimo, que contém os êxitos "Here I Go Again", para os adeptos de um som mais genuinamente "rock", e este "Is This Love?", uma balada para os mais melodiosos. Enquanto "Here I Go Again" chegou a nº 1 do Billboard, "Is This Love?" não foi além do nº 2, além de um nono lugar no top-40 do Reino Unido. A título de curiosidade, Coverdale tinha escrito o tema para ser interpretado por...Tina Turner. É difícil imaginar o que teria sido desta balada do rock com a sua avó encarregada de lhe dar voz.


Os Poison são uma banda americana de "glam-metal", fundada em 1983. Isto do "glam" significa que são uns tipos com uma cabeleira comprida, de preferência loira, que se pintam e tudo, mas são muito machos. Ostentavam tatuagens antes das tatuagens estarem na moda, mas eram normalmente desenhos de gajas nuas e caveiras. Em 1988 os Poison lançaram o LP "Open Up and say...Ahh!" - título muito sugestivo - que continha este "Every Rose Has Its Thorn", uma balada que foi até ao momento o único nº 1 da banda no top da Billboard. E é com os Poison que termino esta curta lista dedicada às baladas rock. Cuidado para não ficarem...envenenados. Eh, eh, eh...

Sem comentários: