segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Não sejas tão..."Pelé", pá!


Edson Arantes do Nascimento, vulgo Pelé, "rei do futebol" está triste com os seus súbditos, ou seja, os adeptos de futebol brasileiros, que nestes moldes engloba a esmagadora maioria da população. Em causa estão os protestos contra a organização do mundial de futebol este ano pelo país do samba, e que voltaram a subir de tom há uma semana, causando mesmo vítimas mortais em alguns pontos do país. Pelé diz que os manifestantes "estão a estragar o que devia ser uma festa", e que receber o evento organozado pela FIFA "é prestigiante para o Brasil", tanto em termos de "imagem", como de "receitas que podem ser geradas pela afluência de turistas". Sim, como se sabe o que Brasil precisa mais são turistas - ninguém quer lá ir, actualmente.

O ex-futebolista tri-campeão mundial, actualmente com 72 anos, disse "ter ficado mais tranquilo" quando o Brasil venceu a Taça das Confederações o ano passado, e pensou que o "povão" ia querer "ajudar à festa". Tal como as suas previsões sobre os vencedores da "copa", parece que o "rei" enganou-se, e ainda aproveitou para fazer um comentário que reforça a sua faceta de pantomimeiro: "o futebol não tem nada a ver com a corrupção dos politicos". E não é só, pois imaginem que esta declaração foi feita a propósito da construção das infra-estruturas que vão acolher o mundial este ano e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro dois anos depois. Ah! Ah! Ah! Corrupção...política...futebol...nada a ver. Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!

Parece que nós é que somos todos burros, e o Pelé é um génio. Afinal os estádios, os centros de estágio, as condições para acomodar atletas, técnicos e visitantes, a melhoria da rede de transportes, da qualidade dos acessos, o investimento na segurança, tudo isso e muito mais, aparecem do ar, e não dos impostos que os contribuintes pagam. Não lhes sai do bolso, portanto toca a ir sambar para entrter os "gringos" e meter a panela ao lume para lhes fazer umas feijoadas, como bons brasileiros que são. Canalizar esse dinheiro dos cofres federais para construír estádios e para o bolso de politicos desonestos em vez de aplicá-lo em valências de que a população efectivamente necessita parece "uma boa ideia" para este senhor.

O problema de Pelé é que o homem só percebe de futebol, e pelos vistos era apenas como jogador. Claro, há que lhe dar o mérito por ter gerido bem a sua imagem, o que lhe tem valido a (lucrativa) carreira como embaixador do desporto-rei na FIFA, mas há alturas em que ficava melhor calado. Mas é preciso dar-lhe um desconto, pois toda a vida comeu, bebeu e respirou futebol - até o seu pai era jogador, mesmo que pouco conhecido. Uma coisa que sempre me impressionou no Brasil foi o verdadeiro estado de alienação que o futebol provoca, que leva aquele povo tantas vezes a deixar todo o resto para segundo plano. Folgo em saber que agora isso está a mudra. Fico contente que tenham passado do seu estado bruto de "Pelés" para um degrau acima na escala da evolução. Não tenho nada contra o Brasil organizar o mundial, e até penso que vai corer tudo bem, mas isso são contas de outro rosário.

Sem comentários: