terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

As lições do prof. Mourinho


Terminou ontem a 24ª jornada da Premier League, com o jogo mais importante da ronda, entre o Manchester City e o Chelsea, disputado no Estádio Etihad, em Manchester. A equipa da casa tinha a oportunidade de subir ao 1º lugar no caso de vitória, enquanto o Chelsea estava obrigado a pontuar para não ficar a seis pontos do seu opositor de ontem à noite, e a cinco do Arsenal. A partida tinha o aliciante de colocar frente-a-frente os dois últimos treinadores do Real Madrid antes de Carlo Ancelotti: Mauricio Pellegrini e José Mourinho. O técnico português acabaria por sair vencedor, dando um verdadeiro "banho de táctica" ao adversário. O defesa sérvio Ivanovic marcou o único golo do encontro aos 32 minutos, e os "blues" ainda se deram ao luxo de mandar três bolas ao ferro da baliza adversária. O Chelsea teve ainda o mérito de interromper uma série de 56 jogos consecutivos sempre a marcar em casa por parte do City. É obra. Com esta vitória os comandados de Mourinho repartem o 2º lugar com a sua "vítima" de ontem, a dois pontos do Arsenal.


Os arsenalistas jogaram no Domingo, e venceram tranquilamente na recepção ao Crystal Palace, uma das equipas do fundo da tabela. O jovem inglês de apenas 20 anos, Alex Oxlade-Chamberlain, foi o herói da partida, ao apontar os dois golos na etapa complementar - os seus primeiros esta época. Também no Domingo o Liverpool deixou dois pontos no The Hawthorns, reduto do West Bromwich Albion. A equipa da casa está em crise, ocupando um modesto 16º lugar e somando apenas uma vitória nos últimos 13 jogos, e viu os visitants adiantarem-se no marcador aos 26 minutos. O golo teve a participação dos dois goleadores do Liverpool, com o uruguaio Luis Suarez a fazer o passe para a finalização de Dean Sturridge. Mesmo assim os locais ainda encontraram o ânimo para empatar aos 67 minutos, com um golo da autoria do nigeriano Victor Anichebe. Com este empate o Liverpool mantém o 4º lugar, agora a oito pontos do líder Arsenal.


Entretanto o Manchester United, campeão em título, continua pelas ruas da amargura. A equipa de David Moyes, que já provou não ter estofo para ocupar a cadeira que foi durante 27 anos ocupada por sir Alex Ferguson, somou a oitava derrota para o campeonato. O carrasco foi o Stoke City, que já não vencia há seis jogos, e pode-se dizer que não havia melhor altura nem melhor adversário para averter a onda de resultados negativos. O escocês Charlie Adam foi o herói da partida, ao apontar os dois golos do Stoke, enquanto Robbie Van Persie marcou para o United. Curiosamente David Moyes conseguiu manter uma regularidade impressionante: o ano passado quando treinava o Everton, encontrava-se exactamente no mesmo sétimo lugar que ocupa agora, e com 41 pontos, mais um que os actuais 40. O problema é que a equipa que agora treina chama-se Manchester United, habitual cliente do primeiro lugar, que agora se encontra à distância de quinze pontos. Tempos difíceis, os que se vivem em Old Trafford.


Noutras partidas de Sábado, o Everton bateu o Aston Villa por 2-1, com o golo decisivo a surgir de um livre directo soberbamente executado pelo belga Kevin Mirallas, e que valeu a subida ao 5º lugar. No derby de Tyne-Wear, o Newcastle foi surpreendido em pleno St. James Park pelo Sunderland, que venceu por claros 3-0 e confirmou a excelente recuperação que tem feito, somando a terceira vitória nos últimos quatro jogos. Pelo mesmo resultado o Southampton foi vencer na casa do Fulham, que caíu para o último lugar, por culpa das vitórias caseiras do Cardiff City e do West Ham, por 2-1 frente ao Norwich e por 2-0 frente ao Swansea, respectivamente. Finalmente o Tottenham empatou fora a uma bola com o Hull City, e desceu para a sexta posição, por troca com o Everton.

Classificação (apenas os dez primeiros):

1 Arsenal 24 55
2 Manchester City 24 53
3 Chelsea 24 53
4 Liverpool 24 47
5 Everton 24 45
6 Tottenham Hotspur 24 44
7 Manchester United 24 40
8 Newcastle United 24 37
9 Southampton 24 35
10 Aston Villa 24 27

Sem comentários: