sábado, 1 de maio de 2010

Volta à China


XANGAI - Um suspeito ladrão fingiu ser um manequim durante uma fuga à polícia. O homem fugia depois de ter roubado mais de 200 mil yuan em bens de um centro comercial no centro de Xangai. O homem ficou de lado de uns manequins de plástico de uma loja de roupas, mas foi traído pelos sapatos de pano que usava. Esperto, mas não o suficiente.

JIANGXI - Um homrm de Jiangnan caíu num conto do vigário, ao responder a um anúncio de jornal. O homem leu que uma mulher de Hong Kong oferecia 300 mil yuans a quem a ajudasse a conceber um filho. O homem pagou 20 mil yuan em "taxas de transporte", e claro que nunca mais viu o dinheiro. Depois queixou-se à polícia.

HAINAN - Um chefe do partido de Sanya instalou uma porta à prova de bala que o separava de peticionários, e foi obrigado a retirá-la depois de críticas na internet. O chefe respondeu aos jornais que instalou a porta porque "deparava com muitos cidadãos furiosos" à volta do edifício administrativo, e "pensava apenas na sua própria segurança".

HENAN - O departamento de propaganda do Partido Comunista de Luohe ordenou todos os cidadãos a aprender pelo menos 500 caracteres clássicos chineses, apesar da norma simplificada estar em vigor em todo o país. A cidade de Luohe reclama ser uma das mais antigas da China, e o lugar onde se escreveu o Shuowenjiezi, dicionário compilado pelo escritor Xu Sehn em 58 DC.

TIBETE - Metade da população rural vai ser abrangida por um esquema de segurança social já no fim deste ano. Cada cidadão que atinja os 60 anos vai ter direito a uma pensão. Em 2012, o Tibete tornar-se-á a primeira província da China a ter toda a sua população coberta pela segurança social.

CHONGQING - O governo municipal prepara-se para comparticipar as despesas a cidadãos que optem pela medicina tradicional chinesa. Os doentes podem receber um reembolso maior se optarem pela medicina local em vez da estrangeira. A acupunctura e as massagens, por exemplo, serão totalmente comparticipadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Se a mulher de Hong Kong for jovem e bonita, eu ajudo-a a conceber um filho. E de borla!