segunda-feira, 3 de maio de 2010

As contas fazem-se agora


Foram mais ou menos bem comportados, os nossos meninos. Adeptos de Benfica e Porto fizeram ontem uma festa bonita, apenas estragada pelas ocasionais bolas de golfe no relvado ou o apedrejamento do autocarro visitante. Tudo normal. Foi a fazer lembrar outros encontros "quentinhos", com travo regionalista, tipo Barcelona-Real Madrid, ou AC Milão-Juventus.

Pelo menos não se confirmaram os piores receios - que o Porto perdesse e aquele belíssimo rapaz dos Super Dragões, Madureira, ou "animal" ou lá o que é, extravazasse toda aquela "rebolta contida, carago" por causa de túneis, e suspensões e tudo mais. Nem sei como é que gente da estirpe deste rapaz não chega a comendador ou qualquer coisa assim.

Aparentemente existe um vídeo onde se vê um sr. do FCP a "devolver uma bola" a Jorge Jesus, que a terá alegadamente "mandado para a bancada" onde estavam adeptos da equipa da casa. Conheço Jorge Jesus desde os tempos em que treinava o Amora, há 20 anos, e é um senhor com um feitio lixado. Por enquanto, que está a ganhar, tudo bem. Mas esperem pelos tempos mais difíceis para conhecer o verdadeiro Jorge, que de Jesus tem muito pouco.

O Porto ganhou, não passa do 3º lugar, e o Benfica tem 99% de hipóteses de ser campeão. O cenário da vitória do Braga na Madeira frente ao Nacional já se assegura difícil, quanto mais uma vitória do fraquinho Rio Ave na Luz. Nem que os vilacondenses fossem cobertos de ouro pelos perseguidores dos encarnados, seria preciso um enorme descalabro do Benfica para que saíssem vencedores na Luz.

O Benfica foi de longe a equipa mais regular do campeonato; foi praticamente invencível (perdeu em Braga e no Dragão), marcou muitos mais golos, e é a defesa menos permeável. O campeonato pode-se considerar atípico. A última vez que o Benfica tinha perdido tão poucos pontos foi em 1990/91, quando obteve 32 vitórias, cinco empates e uma derrota (em Setúbal) com Eriksson.

O Porto tem apenas menos cinco pontos que o ano passado, quando foi campeão (ainda pode ficar com menos 2), e acaba em terceiro lugar. O Braga foi verdadeiramente sensacional, acabando (pelo menos) em 2º lugar, a melhor classificação de sempre. Na realidade Domingos fez mesmo melhor que Jorge Jesus. O actual treinador encarnado levou os bracarenses ao quinto lugar da Liga Sagres em 2008/2009.

1 comentário:

Anónimo disse...

O futebol é para parolos e fanáticos,não se percebe porque perdem tanto tempo a discutirem futebol.O salazar desde muito cedo percebeu que Portugal era e é o país dos 3 F.