sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Morreu Mara Manzan


A actriz Mara Manzan, de 57 anos, morreu de câncer no pulmão. Ela estava internada desde sábado (7) no Hospital Rios D’or, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde fazia tratamento. Sua última novela foi “Caminho das Índias”, como Ashima, uma indiana residente no Brasil.

Segundo o hospital, a doença estava em fase de metástase. A actriz faleceu às 8h15 desta sexta-feira (13). Em abril de 2008, a atriz chegou a ser operada no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para a retirada de um nódulo no pulmão. Dez anos antes, ela já havia retirado um tumor no útero.

A doença foi agravada, segundo ela mesmo dizia, por causa de um enfisema pulmonar causada pelo cigarro, que fumou durante 40 anos. Por causa do cancro, ela precisou deixar mais cedo a novela "Duas Caras", onde interpretava Amara, para ser operada, e depois, já em "Caminho das Índias", ficou algumas semanas afastada por causa da quimioterapia.

No último dia 5 de outubro, Mara escreveu um desabafo esperançoso em seu blog. “Hoje li uma frase do Neguinho da Beija-Flor que vale para todos nós: 'só da gente ter direito a vida, é o suficiente para viver sorrindo'. Quero morrer bem velhinha, ver meus netos grandes e trazendo alegria ao meu coração para meus queridos fãs que estiveram o todo o tempo do meu lado”, dizia a atriz.

No mesmo site, ela conta que começou a carreira aos 17 anos, em São Paulo, no Teatro Oficina, na época dirigido por Luiz António Martinez Correia. Além das novelas já citadas acima, Mara participou ainda de "A Viagem", "Salsa e Merengue", "Pecado Capital", "O Clone" e "Senhora do Destino".

Foi em "O Clone", que popularizou o bordão "Cada mergulho é um flash!". A actriz participou ainda de "Da Cor do Pecado", "Kubanacan", "Cobras & Lagartos", "Hilda Furacão" e alguns episódios do "Você Decide".

No cinema, fez "Sexo com Amor?", "Sambando nas Brasas, Morô?", "De Cara Limpa" e "Bonecas da Noite".

13 comentários:

Anónimo disse...

O Leocardo é mesmo versátil, até escreve com "sotaque brasileiro". Plagiador!!

Leocardo disse...

Pelo menos respeite a senhora. Não será um dos tais católicos? O texto não é meu, foi apenas ligeiramente editado, e isto não é um jornal, não preciso de revelar as fontes.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

"Pelo menos respeite a senhora"

Eh Leocardo, o pessoal dispensa esses tiques de padreco. Mais "padrista" que o padre. Onde é que se faltou ao respeito à senhora, seu palhaço do caralho! A verdade é que você não passa de um aldrabão. Ah, não gasto mais de que meia hora a uma hora por dia com blogue, diz ele. Assim é fácil. Ao não revelar a fonte assume-se que o texto é seu ou não? E não sendo, mesmo para o mais reles blogue, é uma atitude miserável. É uma questão de princípio, sabe o que é isso? Desculpe ter-lhe interrompido a novela ou o pai-nosso.

Leocardo disse...

Meu caro pantomimo: respeito sim, porque se trata de uma pessoa de carne e osso, cujos amigos e família vão sentir a falta, que criou arte através da representação e que não fazia mal nenhum a ninguém.

Não sei porque o meu refinado néscio vê padrecos em toda a parte. Provavelmente alguma memória traumatizante recalcada da infância. Frequentava muitos conventos, é?

Quanto à questão do alegado plágio, o que sua majestade da esperteza saloia não percebe (ou não quer perceber) é que se torna completamente indiferente de onde vem a notícia. Porquê, alguém lhe passou uma procuração? Se tentar abrir algum dos jornais que por aí andam, vai ver que muitas das notícias são idênticas em todos eles, sem que se faça sequer menção da fonte (agências de notícias, se calhar?). Comparação descabida, contudo, uma vez que como já referi n vezes (mas nunca é demais para o meu chocarreiro favorito): ISTO NAO É UM JORNAL!

Espero que o truão tenha ficado completamente esclarecido, e não vai mais vinho para essa mesa.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Lá tinha de vir a referência aos católicos. Pelos vistos, trauma tem o leocardo

Anónimo disse...

Claro que temos de estar revoltados contra os católicos. Quanto mais não seja, por terem castrado Jesus.

Leocardo disse...

Ninguém fez referência a católicos nenhuns. Quem fez a referência aos padrecos foi o verborreico das 0:23. Se calhar o anónimo das 11:21 precisa de aprender a ler.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O Leocardo no seu comentário das 12:57 (o segundo comentário a esta posta) diz isto "Pelo menos respeite a senhora. Não será um dos tais católicos?..." Portanto, ler sei. Não vai mais vinho para a sua mesa Leocardo.

Anónimo disse...

há aqui 1 anónimo muito mal educado e cobarde porque só sabe insultar os outros online,és 1 cobarde.Porque não dás a cara se és tão valente...online?

Anónimo disse...

Oh anónino das 22:01, estás a referir-te ao primeiro anónimo. É que se estás prepara-te para levar nesse focinho, oh cabrão!

Anónimo disse...

" É que se estás prepara-te para levar nesse focinho, oh cabrão!" lá está o cobarde a insultar e ameaçar os outros online.cão que ladra e não morde.

Jackson disse...

Chamou-me a atenção o fato ( ou facto)de haver 11 comentários para essa matéria, mas fiquei decepcionado ao ver que perdeu-se o foco da notícia, que é a atriz ( ou actriz)ter morrido em virtude de cancêr ( ou cancro) de pulmão por ter fumado por cerca de 40 anos. A meu ver, mais importante do que uma letra " c" a mais, ou a menos, ou religião, que " não se discute". Há sotaques diferentes num mesmo país, seja o Brasil ou os EUA ( vide o post do filme Inglourious Basterds)...qual a importância disso? E se o questionamento sobre o sotaque apenas é para mostrar que o texto não é do autor, concordo com ele. Quem quiser saber de notícias com as respectivas fontes procure em jornais. Será que nos lembramos de citar as fontes de tudo que lemos no dia-a-dia, todas as vezes numa conversa de mesa de bar? Pra mim, o blogueiro conversa, não noticia.

Marisa disse...

Perante posts tão interessantes, o Leocardo não merece ter este tipo de seguidores. Não dê caso a estas pessoas mal educadas, afinal não se percebe o que eles vêm cá fazer.