sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Os blogues dos outros


Porque é que aparecem dois filhos numa imagem de Pequim 2008, quando, de facto, 2008 assinala os 30 anos da política do filho único e poucos (muito poucos) meninos e meninas têm irmãos? Esta é uma imagem da família chinesa - pais, avós e dois filhos.... ou seria o filho ou a filha da vizinha.

Maria João Belchior, China em Reportagem

Chegou ao fim o inquérito sobre os Jogos Olímpicos na China. A maioria dos inquiridos concordou com a realização dos jogos em Pequim (58%). 39% (140 votos) porque eles não devem ser confundidos com questões políticas e 19% (70 votos), porque eles podiam contribuir para a abertura política da China. Dos 42% que se opôs à realização dos Jogos Olímpicos em Pequim, 37% (136 votos) era por causa da violação dos direitos humanos na China e apenas 5% (17 votos) por causa da situação no Tibete.

Daniel Oliveira, Arrastão

Tive hoje discussão acalorada com um colega norte-americano, funcionário de uma ONG, que se queixava das privações que aqui experimentava com os míseros dois mil dólares que lha pagavam para "ajudar pessoas". Dois mil dólares, na Tailândia, é uma fortuna. Mas logo acrescentou que o fazia por razões humanitárias. O sonho deste apóstolo é o de converter a Tailândia numa sociedade livre e, até, numa república. Balelas. Os europeus, sempre que tal se proporciona, retiram da cartola os "valores civilizacionais" e tratam de comparar. Detesto comparações pois, se tudo neste mundo é desigual, relativo, contingente - fulano é carteirista e cicrano contrabandista; o contabandista é mais nocivo à sociedade, mas a fortuna que faz permite-lhe que no futuro venha a constituir uma empresa que dará emprego a muitos; logo, tornar-se-á útil à sociedade - por que razão nos agarramos à ilusão de um princípio universal que mais não passa de justificação?

Miguel Castelo Branco, Combustões

A julgar pelos canais portugueses, Angola é uma democracia plena, com um processo eleitoral exemplar, que decorre na mais perfeita normalidade. Se o ignoravam ou estavam mal informados por fontes alternativas inquinadas, passam a ficar esclarecidos.

Victor Abreu, Jantar das Quartas

Eu sei que não é boa prática confundir um país com uma família, mas não resisto à comparação, aquilo que proponho que cada um imagine para a sua família é o que enquanto povo estamos a fazer. As últimas duas ou três gerações “governaram-se”, foram cobardes suportando uma ditadura durante décadas, usaram o poder em benefício próprio e preparam-se para deixar às futuras gerações um país endividado, subdesenvolvido e onde é difícil viver.

Jumento, O Jumento

Nem os portugueses conseguem ser tão bovínos ao ponto de acreditar que o preço dos combustíveis continua a aumentar porque as gasolineiras sofrem muitos assaltos e há gente que foge sem pagar.
Mas pronto, vá, vamos fazer de conta que acreditamos. Mesmo assim, parece-me estúpido. Assaltos acontecem frequentemente, é verdade, mas não exclusivamente aos bancos. Se todos os estabelecimentos assaltados fizessem subir os preços do que comercializam, então os portugueses não estavam a chafurdar na merda, estavam afogados nela. E quanto aos que fogem sem pagar, será que esta gente nunca ouviu falar em pré-pagamento?


Minerva Mcgonagall, Avada Kedavra

Até os árabes sabem que investir em Portugal é pior que cuspir na sopa. Hoje lê-se na primeira página do DN o que pensa o homem que comprou o clube inglês Manchester City. Al Fahim, um dos 15 árabes mais poderosos do mundo, afirma que "seria uma má política apostar no futebol prtuguês". Obviamente que Al Fahim sabe do que fala...

João Severino, Pau Para Toda a Obra

O Ângelo Correia conseguiu dizer qualquer coisa de jeito, na Visão: «Há [uma relação entre crime e imigração] na medida em que se nota a presença, sobretudo, de máfias de leste e brasileiras.»

João Gonçalves, Portugal dos Pequeninos

Os critérios editoriais dos canais de TV generalistas portugueses não deixam de me espantar: hoje, à hora do almoço, a TVI esperou 62 minutos para dar um vislumbre do discurso da "utraconservadora" Sarah Palin, "pró-armas e antiaborto", avisando os espectadores que a senhora ainda poderá trazer problemas a McCain. Entre outros temas que mereceram a prioridade noticiosa da TVI, incluiu-se este: "seis cágados foram devolvidos à vida selvagem no zoomarine".

Pedro Correia, Corta-Fitas

1 comentário:

Anónimo disse...

pedimos mais uma vez referencias do blog do vitinho, pela sua excelencia qualidade!