quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Macau das comunidades (revisto)


Durante uma limpeza à estante de livros, dei com “Porto Interior”, de Carlos Morais José (edição do autor), uma colectânea de crónicas escritas para o semanário Tribuna de Macau (quem diria…), que tive o prazer de reler rapidamente (cento e poucas páginas…). Uma passagem despertou-me, no entanto, a curiosidade. Do capítulo Macau das Comunidades (p.39) o nosso CMJ diz:

"Veja-se o caso da comunidade tailandesa (…) num espaço de tempo relativamente curto, começamos a ver cada vez mais letreiros escritos em tailandês, a notar constantemente a sua presença junto das outras comunidades e uma disseminação alarmante dos costumes (…) Não é de excluir uma importante influência tailandesa no futuro de Macau (…) Sem grande alarido, a comunidade tailandesa poderá influenciar, de perto, o desenrolar da vida política e económica do território, ainda que em privado, de forma esporádica e contingente."

É curioso que passados tantos anos, quase 20, a previsão de CMJ (bem como a de muito boa gente) não se tenha concretizado. Nos finais dos anos 80 e inícios dos anos 90 os tailandeses (e as tailandesas, principalemente) eram “moda”. Mas como todas as modas, também passam. O número de tailandeses é reduzido, fecharam-se os cabeleireiros, os restaurantes cingem-se a pequenas tascas, e mesmo o sobrevivente Kruatheque não tem o mesmo fulgor de outros tempos. A Rua Abreu Nunes, que outrora pulsava de luz e cor a qualquer hora do dia, é hoje cinzenta, triste e deprimida. Talvez isto se deva ao carácter quase impenetrável dos tailandeses, à capacidade de se adaptarem a Macau melhor do que fazer com que Macau se adapte a eles. Por exemplo vive no meu prédio uma senhora tailandesa que casou com um residente e tornou-se…chinesa de Macau.

No entanto, vejamos o que CMJ dizia da comunidade Filipina no território:

"Já a comunidade Filipina desempenha um papel mais subterrâneo, talvez mais sinistro. Tão unida como a tailandesa, mas mais discreta, são uma comunidade ambígua, a começar pela mania de quererem ser os latinos da Ásia, o que não deixa de ter a sua graça (…) Prevê-se uma queda rápida da sua influência com a saída da comunidade portuguesa."

Com os Filipinos deu-se exactamente o oposto. Os Filipinos reeinventaram-se depois do fim da Administração Portuguesa. Pode mesmo dizer-se que os portugueses atrofiavam a sua ambição, limitando-os a exercerem profissões de empregadas domésticas, seguranças ou músicos. Hoje são praticamente tudo, até comerciantes. Quem passar pela Rua da Alfândega, atrás da Av. Almeida Ribeiro, percebe a enorme expansão que a comunidade teve. Restaurantes, padarias, mercearias, cyber-cafés, cabeleireiros e salões de beleza, tudo. Eram pouco mais de cinco mil há 10 anos, hoje são quase doze mil (dezassete, se contarmos cidadãos de ascendência Filipina). São a terceira maior comunidade em Macau. E agora até já têm um cônsul-geral, coisa impensável até há alguns anos. Se pudessem votar teríamos muito provavelmente um deputado Filipino na AL. Se são mesmo os latinos da Ásia. Talvez. São um povo musical e festivo. Fazem-me lembrar um pouco os mexicanos, e no fundo não são muito diferentes de nós portugueses. Com os mesmo muitos pequenos defeitos e a virtudes, poucas mas grandes, do tamanho do mundo. Só que em macau tiveram que lutar, enquanto nos fomos acomodando.

32 comentários:

Anónimo disse...

Eu acho que não é que os filipinos queiram ser os latinos da Ásia. Acho é que o são mesmo. Às vezes até me espanto quando começo a pensar em como até me identifico com muitos deles. É como se, apesar de vivermos lado a lado, os chineses vivessem num mundo e eu e os filipinos noutro (e só digo "eu" em vez de "nós" porque prefiro que cada português fale por si, não vá alguém não sentir o mesmo e ficar ofendido por o incluir no rol).

Anónimo disse...

Carácter impenetrável dos tailandeses?
Decididamente não concordo.
Acho os chineses muito mais impenetráveis.
E olhe que não estou a falar desse tipo de "penetrações".
Mas já sei que o Leocardo tem uma certa alergia a tudo o que é tailandês, com excepção talvez da comida.

Quanto áquilo que o anònimo disse, tomara que os filipinos estivessem no nosso mundo em materia de nível de vida e estatuto.
É só ver como tantos tugas aqui tratam as suas empregadas domesticas para ver como são diferentes os nossos mundos.
Quanto aos temperamentos acho-os mais parecidos de facto com os mexicanos ou com os brasileiros.
Não com os portugueses.
Nós somos mais tristonhos e com tendencia para cantar o fado do desgraçadinho.

Leocardo disse...

O último anónimo falou bem, mas permita-me discordar da tal alergia que o senhor acha que eu tenho aos tailandeses. Em primeiro lugar a minha relação com as pessoas não se resume ao âmbito do sexo, o que no fundo é a razão porque a maioria dos portugueses gosta dos tailandeses (das tailandesas, neste caso). A comida tailandesa é a minha terceira favorita (depois da portuguesa e da indiana), e tenho alguns amigos tailandeses com quem converso sobre temas da actualidade (assim como tenho amigos filipinos, nepaleses ou vietnamitas). Em segundo lugar não considero a Tailândia o sumo-supremo dos locais a visitar no Sudeste Asiático. Longe disso. Como já referi não me agrada a máquina turística montada naquele país que tem como objectivo expremer o turista estrangeiro ao máximo em troca de produtos e serviços a roçar a chungaria. Para isso prefiro a China, sinceramente. E para mais não pactuo com o turismo sexual e com a pedofilia, o que torna o seu argumento bastante mais complicado. Isto para não falar da situação política. Mas aí estou como a China que tanto adoro (fama e proveito), não interfiro com os assuntos internos de outros países.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O autor deste blog foi comido na Tailândia de certeza, por isso é que ficou com alergia ou raiva ao país e virou-se para a china comunista que é tudo honesto, livre e de excelente qualidade (pelos menos neste blog passa a vida a elogiar) e para não falar na desgraça que é as filipinas podemos falar disso numa próxima oportunidade, mas são opcões que têm que se respeitar, apesar do rídiculo comentário em relação á Tailândia e aos tailandeses.
Opiniões!

Unknown disse...

sem ter nehum racismo especial contra os filipinos, verifico que o leocardo tem um estima especial pelos filipinos, mas ultimamente que acontecido uma onda de criminalidade com pessoas deste pais, desde trafico de drogas ate furtos, sera que isto tudo esta relacionado com a precaridade da vida destas pessoas em Macau

Anónimo disse...

Leonel Cardoso...

Anónimo disse...

Leonardo leonardo...

Anónimo disse...

No blog Leocardo o leo era mais atrevido, chegava a ser difamatório... Dizia mal dos direitos humanos na ásia, dizia mal de portugueses e chineses de Macau. Chegou a publicar fotografias dos visados com textos altamente insultuosos. Claro que um dia percebeu que estava exagerar e borrado de medo foi a correr apagar o blog. Agora é só água na fervura e espírito patriótico.

Anónimo disse...

verdade revelada, ja nao tem graca...

Anónimo disse...

O que interessa é dizer que para não variar, o CMJ falhou nas suas previsões.Por aqui se pode ver o quão acertivo e perspicaz o rapaz é.Se fosse para falar da qualidade da conhecida "TSINGTAO" ele concerteza não falhava.

Ainda bem que já se foi embora.

Anónimo disse...

Sim ,Leocardo.
Os produtos chineses são todos de grande qualidade, não há putedo na China e na China não nos tentam chupar o dinheiro, é tudo gente honesta.

Eu só gostava de saber quanto lhe pagam para tanto elogio ridículo.

Sim porque se para si quem protesta contra a China tem segundas intenções, então você tambem as deve ter para tanta lambedura.
É voce mesmo que diz que adora a China ( fama e PROVEITO).

Anónimo disse...

Ó Leocardo no teu país não existe putaria e pedófilia?????
Toma juízo pá, ainda te pode aparecer o Pedroso o Carlos Cruz ou entao o bibi....

Anónimo disse...

Um valentão!

Anónimo disse...

o leonel cardoso e o pai do vitorio rosario cardoso?

Anónimo disse...

se nao fosse o pai tera que ser o padastro ao menos, dai tanta proteccao ao vitinho

Anónimo disse...

o Pedrosa ja esta elibado...cuidado

Anónimo disse...

nao e pedrosa, mas Pedroso, nao e Leocardo, mas sim Leonel Cardoso, seu palarma!

Anónimo disse...

ó Palerma não é palarma é palerma, nem sabes escrever o teu nome !!!!

Anónimo disse...

Não querem ir todos ao psiquiatra?

Leocardo disse...

Pois é, chamo-me Leonel Cardoso, sou familiar do Vitório, trabalho na DSE, nas OP e mais cinco ou seis lugares todos ao mesmo tempo. Gosto particularmente de filipinos e fui "comido" na Tailândia, e por isso sou racista (lol) com os tailandeses. Aspiro a um lugar na ANP e besunto a China toda de graxa. Os meus hobbies incluíem difamar pessoas, falar mal da situação dos direitos humanos na Ásia e borrar-me de medo. Com todas estas características tão concretas, como é possível que ainda haja quem não saiba quem sou?

Cumprimentos.

PS: o psiquiatra é uma boa ideia.

Anónimo disse...

É o clube dos amigos da Tailândia. Não têm nada que fazer?

Anónimo disse...

olha outro que apanhou um travesti e ficou traumatizado

Anónimo disse...

Concordo com o anónimo das 10:49(acho que tem algum problema ...mal resolvido com os Tailândeses.

Anónimo disse...

Se o leocardo ambiciona a um lugar na anp estes senhores ambicionam ao lugar de cônsul honorário da Tailândia, no mínimo.

Anónimo disse...

antes isso do que aturar aquelas múmias vermelhoides da ANP e ficar igual a eles.

Anónimo disse...

se querem ir ao psiquiatra, diregem-se ao tal Dr Luis Dias do centro saude Tap Seac, que ele se encarrega da transferencia

Anónimo disse...

Leonel Cardoso es reformado e trabalhavas como inpector...

Anónimo disse...

Eu já comi um travesti e era bem boa.

Anónimo disse...

Parabéns!
És um paneleiro.

Anónimo disse...

seja benvindo ao clube!

Anónimo disse...

o Leonel Cardoso, nao tens vergonha por ser pai do vitinho?

Anónimo disse...

Não há nada como ler estes comentários para soltar uma boa gargalhada. Há muita gente com sentido de humor por estas bandas, digam o que disserem.