quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Maldita melamina


A vida não anda fácil para os hipocondríacos. O escândalo da melamina no leite - um químico usado na produção de placas e plásticos - atingiu as regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong. Na China continental quatro bebés morreram e mais de 6 mil estão internados devido ao consumo de leite que contém o produto. Muitos têm cálculos renais e correm perigo de vida, o governo accionou um plano de emergência. Este é caso de falta de escrúpulos sem precedentes. Brincar com a vida de crianças inocentes só para obter um pouco mais de lucro? A situação não é nova. Há alguns anos um fabricante de pevides de melancia utilizou um lubrificante industrial para dar "mais brilho" ao seu produto. O seu próprio filho foi vítima da sua ganância, e sofreu uma trombose devido ao excessivo consumo do produto. Como é poética a justiça, às vezes...

Em Macau e Hong Kong vários produtos da marca mongol Yili - bastante popular na região - foram retirados do mercado por conterem vestigíos do produto. Não só leite, mas também iogurtes, gelados e refrigerantes. Curiosamente a minha filha afirmou quando viu na TV o produto: "eu gosto deste leite". Expliquei-lhe pacientemente que não podia mais bebê-lo. Isto é terrível para um pai e trágico para o consumidor, saber que foi enganado e que brincaram com a sua saúde, e a dos seus. E o pior é que estes gajos ainda se deram ao luxo de se afirmarem "bebida oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim". Já o meu filho, como só gosta de leite com chocolate, mantém-se fiel à marca Mimosa e Dairy Farm.

A notícia da contaminação por este químico até agora desconhecido (menos pelos profissionais da produção de plásticos, no mínimo) teve um impacto imediato. Esta tarde eram vários os supermercados onde os consumidores verificavam a origem do leite. As marcas australianas têm vendido bastante bem, e alguns cidadãos da China continental vêm a Macau e Hong Kong comprar leite em pó nas farmácias. O conselho de consumidores já veio afirmar que se mantém atento aos preços, de modo a evitar a habitual especulação nestes casos. A Educação adiou o programa de distribuição de leite gratuito nas escolas e o Estabelecimento Prisional de Macau trocou o leite que estava a distribuír pelos reclusos.

Esta situação vem reavivar o estigma dos produtos produzidos na China. A minha mulher anda cheia de razão estes dias (as mulheres adoram ter razão), uma vez que sempre desconfiou do que é feito do outro lado das Portas do Cerco. Para mim, que considero que o conceito de que "tudo o que vem da China é mau" é exagerado, é uma enorme desilusão. Alguns vão deixar de comprar produtos chineses, e os mais radicais podem mesmo deixar de beber leite. E como dizia o outro, leite é juventude.

A economia do país do meio vai ficar afectada. A notícia do leite contaminado já correu mundo. De tudo, foram logo brincar com o leite. Com o leite e a água, e porque não dizê-lo, com o que se mete no "bucho" não se brinca. Mais uma vez se levanta a questão do controlo de qualidade, ou melhor, o da falta dele. No seu artigo semanal no Hoje Macau, Pinto Fernandes sugeriu que os responsáveis por esta brincadeira fossem condenados a beber o leite contaminado. Parece-me bem, qual Sócrates condenado a beber a cicuta, só que sem o génio ou a graça do filósofo grego.

Razões para desconfiar de tudo ou mesmo entrar em pânico? Muitas. Os avisos foram dados no passado pela gripe aviária, a crise da carne de porco ou a tal bactéria encontrada nos tanques das enguias. Isto para não falar da salinidade. Tudo o que se consome nos mercados de Macau, desde vegetais, carne, peixe e ovos vem da China. Como se sabe os chineses pelam-se pela frescura dos produtos que consomem, e não estão habituados à carne congelada, por exemplo. É caso para dizer que estão muito mal habituados...

18 comentários:

Anónimo disse...

Eu há três dias que só bebo leite Mimosa. E a culpa, neste caso, nem é da melamina, é do Leocardo.

Leocardo disse...

Eheh. É um prazer ajudar.

Anónimo disse...

Pois, mas nao esta facil encontrar leite mimosa em Macau. No hypergourmet ha muito que nao encontro.

So um reparo, o Hoje Macau deixou passar uma gralha muito feia de J.P, que todos sabemos de quem se trata. Melanina em vez de melamina.

Anónimo disse...

É o que se chama qualidade vida no país que o autor deste blog tanto venera, os outros é que são terceiros mundistas,falsicadores e bandidos, enfim

Anónimo disse...

eu ate dou leite da australia em casa, mas depois vao para as escolas e dao leite chines infectado.

o conselho dos consumidores não está nada atento, porque o leite em pó não chinês acabou de aumentar em 30 mop por lata

Anónimo disse...

acho que o rocha dinis esta em estado comatoso. uma overdose de leite mongol.

Anónimo disse...

leite produzido do gado do vitnho mas e

Unknown disse...

ao anonimo de 22h33, o leite nao esta infectadomas sim envenenado...

Anónimo disse...

noto que sao poucos blog com tantos comentarios como o bairro do oriente, sera porque os outros blogs nao deixam as pessoas colocar livremente os seus comentarios sem grande censura como o do Leocardo?Basta ver que o apaixonado do Vitinho continua a colocar os seus comentarios irracionais neste blog, apesar de nao ser do gosto do Leocardo...

JP disse...

Olá,
Estou presentemente a tentar decidir o futuro em aceitar ou não uma proposta para mudar a minha vida de portugues para o oriente. gostaria de algumas opinioes acerca das vantagens e desvantagens, já que não conheco nada fora da europa. quanto ao custo de vida e de habitação é mais caro que em portugal? é que apesar do ordenado oferecido ai ser melhor nao sei se compensara tendo em conta todo o custo de vida...

espero que me possam ajudar.

quanto a comunidades de portugueses em macau existem? uma vez que se partir nesta aventura certamente sentiria mais conforto ao estar inserido numa.
cumprimentos José Pereira (jp.jose@gmail.com)

Anónimo disse...

Anónimo das 21:56..Tem toda a razão o Leocardo é para o lado que lhe dá geito!!

Anónimo disse...

As casas são caras e a vida também está cada vez mais cara. Umas coisas são mais caras do que em Portugal e outras menos. É de La Palisse, mas a sua pergunta também é muito vaga. Depende do que quer.

Leocardo disse...

Anónimo das 6:13, é JEITO.

Anónimo disse...

A China tem coisas boas e más como qualquer país, mas quando vi ontem as imagens do telejornal de Portugal sobre este problema, confirmei a má impressão que tenho das cidades chinesas. Prédios feios, ruas feias, gente feia, situações e comportamentos terceiro-mundistas. A olimpíada foi uma coisa, a China real do dia a dia é outra.

Anónimo disse...

JP: No geral Macau não é mais caro do que Portugal, antes pelo contrário (excepção feita à habitação e a meia dúzia de produtos, até é tudo mais barato). Se o salário em Macau é melhor, certamente terá mais poder de compra. Só se poderá complicar se estiver a pagar casa própria em Portugal (passará a pagar duas todos os meses). As pessoas aqui só se queixam do custo de vida porque ainda há meia dúzia de anos era tudo ao preço da uva mijona. Mas quem veio recentemente de Portugal não se queixa tanto, porque sabe que em Portugal é bem pior.

Portugueses, se não me engano, haverá uns 2000. Mas aí, o melhor é, depois de vir, ir conhecendo os que lhe interessarem. Se estiver atento aos comentários deste blogue, verá que há muitos portugueses cujo passatempo preferido é insultarem-se uns aos outros, pelo que querer ser amigo de todos talvez não seja boa ideia.

De resto, desejo-lhe felicidades se decidir vir para cá.

Anónimo disse...

A quem lhe chame oportunismo!! em vez de geito..Depende do "geito de ver a coisa"

Anónimo disse...

"Há"

Anónimo disse...

Cada tiro, cada melro...