domingo, 2 de março de 2008

Semana Oriental


1) O ex-primeiro-ministro tailandês Thaksin Shinawatra foi recebido como um autêntico herói no país dos sorrisos, depois de ano e meio no exílio acusado de corrupção e favorecimento a familiares. Thaksin é no entanto amado pelo povo, pois ao contrário de muitos políticos com poucos escrúpulos, dava "uma no cravo e outra na ferradura", que é como quem diz, estendia a mão aos mais pobres. Depois da ditadura militar a que se seguiu a saída the Thaksin, as eleições de Janeiro trouxeram Samak Sundaravej para o posto de primeiro-ministro do país, e foi dada luz verde para o regresso.

2) Na Rússia parece que ficará tudo na mesma de pois das eleições de hoje. Ao déspota Vladimir Putin vai suceder Dmitry Medvedev, apoiado pelo partido "Rússia Unida" e mais outros três. Enquanto que parece certo que Putin continuará a manter a sua tentacular influência, nos Estados Unidos o candidato Medvedev parece começar já a incomodar. A pré-candidata às eleições presidenciais norte-americanas, Hillary Clinton, não conseguiu dizer o nome daquele que será provavelmente o próximo inquilino do Kremlin. Para os que perguntavam o que é feito de Vladimir Zhirinovsky, está vivo e de boa saúde, e é mais uma vez candidato pelo Partido Nacionalista russo.

3) Em Macau o projecto da nova ponte que fará a ligação entre Hong Kong-Macau-Zhuhai colheu reacções mistas. Há quem defenda que a ponte vai piorar o congestionamento do trânsito no território, enquanto os operadores turísticos aprovam. Especialistas questionam a potencialidade económica do projecto, enquanto ambientalistas preocupam-se com o golfinho branco chinês. Há de tudo. Em termos práticos a ponte significa que o cidadão se pode deslocar a Hong Kong de carro em apenas 15 ou 20 minutos. As questões do trânsito, licenças de circulação e afins resolvem-se depois. O resto é conversa...

Boa semana!

Sem comentários: