quarta-feira, 12 de março de 2008

Casu marzu


O Casu marzu (também chamado casu modde, casu cundhídu, ou em italiano formaggio marcio) é um queijo originário da Sardenha, Itália, conhecido por servir de habitat a larvas de insectos vivas. Casu marzu significa "queijo podre" em Sardenho.

Derivado do Pecorino Sardo, casu marzu vai além da fermentação normal até ao ponto da decomposição, feita pela acção digestiva das lavras da mosca-do-queijo. estas larvas são deliberadamente introduzidas no queijo, causando um elevado nível de fermentação e decompondo as moléculas gordas do queijo. A textura torna-se então pastosa, com algum líquido, a que os sardenhos chamam lagrima. As larvas são brancas e semi-transparentes, com um comprimento de 8 mm. Quando perturbadas, conseguem saltar até à altura de 15 cm. Algumas pessoas retiram as larvas antes de consumir o queijo. Outras não.

O queijo é normalmente consumido com pane carasau, um pão sardenho, e Cannonau, um vinho tinto da casta Grenache. Devido à natureza deste queijo, a sua venda e consumo estão proibidos na Itália continental bem como no resto da Europa. Foram reportados alguns casos de míase, ou seja, desenvolvimento nos intestinos de larvas que passaram vivas o tracto digestivo e cujos ácidos estomacais não conseguiram matar. Já comeu o seu Casu marzu hoje?

1 comentário:

Anónimo disse...

bem bom garanto, mas claro que e' preciso tirar as larvas, a seguir a isso so' msmu "la porchetta" (so' por encomeda) uma especie de leitao alimentado a leite de 3 meses e que os italianos fazem questao de talhar com um prato de tao macia e' a carne...uma delicia