quarta-feira, 5 de março de 2008

Acho que estou, tipo, grávida...


Juno (2007)
***1/2
Realização: Jason Reitman
Com: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J.K. Simmons
Duração: 96 minutos
Rating MPAA: PG-13 (temas adultos, conteúdo sexual e linguagem)

Tudo começou com uma cadeira. Juno MacGuff (Page) é uma jovem de 16 anos, liberal e independente, que descobre que está grávida. Como foi isso possível? O pai é Paulie (Cera), um jovem da equipa de atletismo da escola secundária onde ambos estudam. Um "bom rapaz". A mãe dele não gosta de Juno.

Juno pensa em abortar, mas reconsidera depois de saber que o feto "tem unhas". É então que decide dar o bebé para adopção. Encontra Vanessa (Garner) e Mark (Bateman), um casal que quer adoptar uma criança. Vanessa é pragmática e obsessiva, Mark é um criativo publicitário com que Juno se identifica imediatamente.

Só depois da questão da adopção praticamente resolvida Juno decide contar aos pai (Simmons, o neurótico director do jornal de Spider Man) e à madrasta (Janney, num papel que merecia maior reconhecimento), que aceitam a situação com uma calma superior. A gravidez decorre normalmente, ao mesmo tempo que Juno começa a ter dúvidas sobre a viabilidade da relação entre Mark e Vanessa.

Jason Reitman (Uncle Sam, Thank you for smoking), um realizador de apenas 30 anos, trata os seus miúdos como adultos. A motivação de Juno desde o início é conduzida pelo facto de ela própria saber muito bem que não está preparada para ser mãe, e muito menos Paulie para ser pai. Os miúdos de hoje podem ser uns cabeça-de-vento alienados, mas não são burros.

O filme foi nomeado para vários óscares incluindo o de melhor filme e melhor actriz. Quanto ao primeiro, terá sido bem entregue a No Country for Old Men, e quanto ao segundo, espero ver mais de Ellen Page no futuro, e espero que não se torne noutra Lindsay Lohan. Juno contentou-se com o óscar para melhor argumento original.

4 comentários:

Anónimo disse...

Juno é uma daquelas pérolas maravilhosas que surgiu no cinema recentemente e ao qual sem receio atribuo 5 estrelas. Diálogos geniais e uma interpretação extraordinária de Elen Page. Jamais esta pode ser comparada à Lindsay Lohan. Se não acredita pode espreitar o trailer do próximo filme dela intitulado Smart People

Leocardo disse...

Fico feliz que assim seja. Quanto ao Juno, tem o mérito de ser o "feel good movie" desta temporada. Mas pessoalmente acho que outros como este, ou melhores, virão. Chame-me céptico se quiser, mas prefiro um pouco menos de açucar nos meus filmes. Cumprimentos!

Anónimo disse...

«Juno MacGuff (Page) é uma jovem de 16 anos, liberal e independente, que descobre que está grávida. Como foi isso possível?» Eu podia explicar como foi, mas sei que os chineses são muito ingénuos e não iam aguentar...

Claudio Caniggia disse...

Ainda não vi muitos dos outros filmes que foram "candidatos", mas como o comentador "siginificados" gostei muito deste Juno , que considero igualmente um excelente filme. Soberba realização, diálgos e que magnífico papel a H. Page fez!