sábado, 26 de abril de 2014

Os sons dos 80: Erasure


Vince Clarke, compositor e programador de sintetizadores era um diletante, em busca de um projecto musical que lhe "enchesse as medidas". Fez parte da formação inicial dos Depeche Mode, que deixou em 1981 para formar os Yazoo, a par da cantora Alison Moyet. Quando Moyet iniciou uma carreira a solo, Clarke formou os The Assembly, com Feargal Sharkey (ex-Undertones) na voz, e gravaram o single "Never Never", que chegou ao nº 4 no top do Reino Unido. A seguir com o vocalista Paul Quinn gravou o single "One Day", que foi um fracasso, e decidiu colocar um anúncio na revista Melody Maker, procurando um vocalista. Quem respondeu foi Andy Bell, um natural de Peterborough, e estavam formados os Erasure. A origem do nome da banda é desconhecido, mas diz-se que Clarke e Bell ainda não tinham escolhido o nome quando viram na mesa de mistura a demo com as primeiras canções com uma etiqueta onde se lia "erasure", colada por um dos técnicos da Mute Records, a primeira editora da banda. E Erasure ficou.


O primeiro single foi "Who Needs Love Like That", em 1985, que graças ao currículo de Clarke, recebe a devida divulgação comercial, e chega ao nº 55 do top do Reino Unido e ao nº 13 da Billboard (nº 8 na Billboard Dance). No vídeo que suporta o single de estreia é já possível observar o talento de Andy Bell para o transvestismo, algo que seria comum durante a carreira do grupo. Bell nunca ocultou a sua homossexualidade, e os Erasure tornar-se-iam rapidamente numa das bandas de eleição da comunidade LGBT, e o seu vocalista um icon "gay".


Depois do primeiro single, sai o primeiro álbum, "Wonderland", que contém este "Oh L'Amour", que como single chegaria ao top-20 de vários países europeus, a nº 3 na Nova Zelândia e a nº 2 em Singapura (?). O álbum propriamente dito seria nº 71 no Reino Unido, mas entrava no top-20 na Suécia e na Alemanha. Pode ter sido discreta, a passagem pelos "charts", mas o primeiro registo dos Erasure prometia que estariam grandes coisas para vir por parte deste duo de "dance" e "synthpop".


E assim foi, quando em 1987 sai o segundo álbum "The Circus", que chega a nº 6 na tabela de álbums no Reino Unido, e faz uma aparição tímida no top-200 da Billboard, quedando-se porr um modesto 190º lugar. O primeiro single do álbum foi "Sometimes", que torna os Erasure conhecidos da generalidade do público, chegando a nº 2 no Reino Unido, a nº 3 do "Billboard Dance", e a nº 1 na Espanha e África do Sul. Contudo - e isto é apenas a minha opinião - este "The Circus", que dá o nome ao disco, mas que seria apenas o quarto single, é simplesmente genial; digam o que disserem os "charts", pois foi apenas nº 6 no top do Reino Unido.


...mas pronto, vá lá. Para que não digam que sou tendencioso, e como esta rubrica é para vocês também, aqui fica o vídeo de "Sometimes". Vale sempre a pena recordar, e já agora dá-se um pezinho de dança, também.


Depois de em finais de 1987 gravarem uma versão de "The Circus" em remixes, surge no ano seguinte o álbum "The Innocents", e pode-se dizer que à terceira é de vez: os Erasure chegam a nº 1 no top do Reino Unido, e "rompem" pelo top-100 da Billboard, estacionando no nº 49. O sucesso do disco deve-se muito ao seu single de apresentação, "A Little Respect", que apesar de ter sido apenas nº 4 no top do Reino Unido e nº 14 da Billboard, tornou-se um dos temas de referêmcoa do grupo. Os portugueses Silence 4 gravaram uma versão do tema para o seu álbum "Silence Becomes It", de 1998.


Já com o estatuto de grande sucesso internacional, os Erasure lançam em 1989 o seu quarto álbum, "Wild!", que apesar de voltar a ser nº 1 no Reino Unido, é considerado um passo atrás na evolução da banda, e dos singles destaca-se talvez este "Blue Savannah", que não sendo fora de série, consegue pelo menos o 3º lugar no top de singles britânicos. Mas os Erasure não se acomodaram, e muito menos entraram em declínio, e já na década de 90 regressariam com o álbum "Chorus", que seria novamente nº 1 no Reino Unido (começava a ser sintomático) e produziria os singles "Chorus" e "I Love to Hate You", dois temas emblemáticos da banda. E quando pensávamos que já tinhamos visto tudo...


...eis que em 1992 surge "Abba-esque", o EP que leva finalmente o grupo ao nº 1 da tabela de singles do Reino Unido. O EP contém quatro clássicos dos ABBA, a banda sueca em que certamente os Erasure beberam muito da sua inspiração: "Lay All Your Love On Me", "SOS", "Voulez-Vous" e este "Take a Chance on Me", onde no vídeo o discreto Vince Clarke junta-se a Andy Bell nesta espécie de homenagem/paródia. Além do primeiro lugar no top britânico, "Abba-esque" chega também a nº 1 na Áustria, na Finlândia, e pasme-se, na Suécia, país-natal dos ABBA. Aparentemente os escandinavos não só não se importaram com o "ultraje", como ainda gostaram.


Ainda em 1992 os Erasure lançavam a primeira colectânea, "20 First Hits", e em 2004 o álbum "I Say, I Say, I Say", nº 1 no Reino Unido (duh!), e que continha este fantástico "Always", suportado por um vídeo muito bem conseguido tecnicamente. Depois disso foi somar e seguir para os Erasure, com mais nove álbums de originais - um de "covers" e outro de canções de Natal, saído em Novembro do ano passado - e sucesso atrás de sucesso. AndyY Bell, que ontem completou a bonita idade de 50 anos, anunciou em 2004 que era seropositivo, e que sabia disso desde 1998. O seu companheiro de longa data, Paul M. Hickey, faleceu em Abril de 2012 aos 62 anos, de doença não-relacionada com o HIV.

Sem comentários: