domingo, 20 de abril de 2014

Liga de Elite - 10ª jornada


Jogou-se neste fim-de-semana de Páscoa a 10ª jornada da Liga de Elite de Macau, a primeira da segunda volta. Curiosamente os jogos tiveram o mesmo vencedor dos encontros da jornada inaugural, o que em alguns casos era previsível, noutros nem por isso. O Benfica, por exemplo, que abriu a jornada contra a Polícia, encontrou algumas facilidades inesperadas, vencendo por 3-0. Foi a derrota mais pesada da formação da PSP, que é conhecida pela sua consistência defensiva, e uma evolução em relação ao resultado da primeira, onde os encarnados venceram apenas pela margem mínima. Vinício Morais Alves, que já tinha sido a figura do jogo frente ao Sporting na jornada anterior, voltou a estar em destaque, marcando aos 31 e aos 60 minutos. Filipe Duarte fez aos 44 o outro golo da formação de Bruno Álvares, que continua a somar por vitórias todos os jogos, desde que regressou ao comando técnico das águias de Macau.

Logo a seguir jogaram Lai Chi e Kei Lun, duas equipas do fundo da tabela. O Lai Chi vinha moralizado de uma vitória frente aos Sub-23 na ronda anterior, e tinham vencido este mesmo opositor na primeira volta por 4-0, e desta feita conseguiu ainda melhor: cinco golos sem resposta, deixando a nu as fragilidades do Kei Lun, que tem nove derrotas em outros tantos jogos disputados. O Lai Chi resolveu cedo a partida, chegando aos 3-0 em cinte e cinco minutos, e levando uma vantagem de quatro golos para o descanso. O avançado Pang Chi Hang esteve em destaque ao apontar quatro golos, aos 2, 21, 41 e 65 minutos, enquanto Chan Tin Lok fez o gosto ao pé aos 24 minutos.

Já hoje pelas 17:30 jogou-se o encontro mais aguardado da jornada, entre Sporting e Monte Carlo, dois candidatos ao título. Os leões tinham o orgulho ferido depois da derrota frente ao arqui-rival Benfica na ronda anterior, e o detentor do título, o Monte Carlo vinha moralizado com o primeiro lugar ao fim da primeira volta. Mas quem pensava que o Sporting ia começar a perder o contacto com o topo da tabela, enganou-se, pois a equipa de João Maria Pegado "renasceu das cinzas", e goleou os "canarinhos" por cinco bolas a duas - uma surpresa, se não for pelo resultado, será pelos números. Depois de uma primeira parte sem golos, Bruno Brito inaugurou o marcador para o Sporting aos 47 minutos, para no minuto seguinte Anderson empatar para o Monte Carlo, e cinco minutos depois Edgar Souza fazia o 2-1 para os verde-e-brancos. Tinhamos jogo no Estádio da Taipa. O Sporting foi crescendo, e aos 58 Gaspard Laplaine fazia o terceiro, matando o jogo. O Monte Carlo sentiu-se perdido, e os golos de Alexandre Matos aos 67 e outra vez Bruno Brito aos 70, começavam a dar ao resultado contornos de humilhação. A equipa orientada por Chan Man Kin ainda lavou a honra com um golo nos descontos, autoria de Leong Ka Hang, mas o dia era de festa para o Sporting, que se isolou no 2º lugar a dois pontos do líder Benfica, e um à frente do seu adversário desta tarde.

A jornada encerrou com o Chao Pak Kei a golear os Sub-23 por quatro bolas a zero, o mesmo resultado da primeira volta. Foi o regresso do C.P.K. ás vitórias, depois de um pleno nas três jornadas inaugurais, seguindo-se um "regresso à terra", com dois empates e três derrotas nos jogos seguintes. Foi preciso esperar pela segunda parte para ver golos, com a resistência dos jovens apoiados pela AFM a ser quebrada aos 47 minutos por Eduardo Tong, seguindo-se um bis de Mayckol Salvino, aos 52 e 63, com Cheong Kin Cheong a fechar a contagem aos 77. O C.P.K. continua a ocupar um tranquilo quinto lugar, a um ponto do Ka I, que folgou nesta ronda. A Liga de Elite faz agora uma pausa de uma semana, regressando a 3 de Maio, e logo com um grande jogo entre o Benfica e o Ka I.

Classificação:

Benfica-9 7 1 1 34-2 22
Sporting-9 6 2 1 18-7 20
Monte Carlo-9 6 1 2 26-11 19
Ka I-8 4 3 1 23-6 15
Chao Pak Kei-9 4 2 3 20-9 14
Polícia-9 2 3 4 7-11 9
Lai Chi-9 3 0 6 15-26 9
Sub-23-9 2 0 7 5-38 6
Kei Lun-9 0 0 9 8-46 0

Sem comentários: