segunda-feira, 14 de abril de 2014

Liverpool "em brasa", Chelsea "à coca"


Além das partidas da FA Cup, jogou-se ainda no fim-de-semana a 34ª jornada da Premier League, com as partidas Arsenal-West Ham e Manchester United-Hull City a serem adiadas para 16 de Abril e 7 de Maio, respectivamente. Nos jogos de Sábado, uma curiosidade interessante: cinco dos seis terminaram com o mesmo resultado de 1-0. O Crystal Palace obteve a terceira vitória consecutiva, e garantiu praticamente a manutenção na liga principal, à custa da quarta derrota consecutiva que impôs ao Aston Villa. O Fulham também venceu em casa o Norwich, e mantém-se na luta pela permanência, enquanto o Stoke City bateu o Newcastle e confirmou o 10º lugar. Dos forasteiros que foram buscar três pontos a reduto alheio, destaque para o Cardiff City, que foi ao The Dell vencer o tranquilo Southampton, enquanto o Everton foi vencer no Stadium of Light, casa do laterna-vermleha Sunderland, e ascendeu ao quarto posto, que dá acesso a uma participação no "play-off" da Liga dos Campeões, e por troca com o Arsenal, que andava a contas com a taça. Wes Brown, defesa do Sunderland que muitos ainda se lembram ter pertencido aos quadros do Manchester United de Alex Ferguson, fez o único golo do encontro, mas na baliza errada.


Já um pouco mais tarde, jogou-se o West Bromwich-Tottenham, uma partida com os golos, emoção e incerteza quanto ao resultado final que os outros jogos não tiveram. Os "spurs" demoraram a acordar e aos 4 minutos já perdiam por dois golos, cortesia do checo Matej Vydra e de Chris Brunt. A situação complicou-se ainda mais quando o francês Stephane Sessègnon fez o 3-0 aos 31 minutos. Os visitantes reduziam três minutos depois, beneficiando de um autogolo do sueco Jonas Olsson, e foi preciso arregaçar as mangas para arrancar deste jogo um ponto; Harry Kane fazia o 2-3 aos 70, e já nos descontos outro sueco, Cristian Eriksen, fazia o 3-3 final. O Tottenham manteve o 6º lugar, agora com 60 pontos, a seis do Everton e quatro do Arsenal, portanto sem muitas ambições a mais que uma vaga na Liga Europa. O West Bromwich continua a fazer contas de cabeças, mantendo-se no 16º lugar, três pontos acima da linha de água.


Já no Domingo, o jogo mais aguardado desta ronda, com o Liverpool a receber o Manchester City em Anfield Road, e a vencer por três bolas a duas. Foi a décima vitória consecutiva da equipa de Merseyside, que assim fica isolada de facto na liderança, pois apesar de terem menos duas partidas realizadas, O City está agora à distância de sete pontos. O Liverpool entrou "a matar", e marcou aos seis por Raheem Sterling, e depois aos 26 por Martin Škrtel. O defesa eslovaco tem revelado esta época uma apetência especial para ir lá acima e marcar, contando já com sete golos para a liga. No segundo tempo a equipa visitante reagiu, como lhe competia, e reduziu ao minuto 58 pelo espanhol David Silva, e o Liverpool acusou o golo, deixando-se empatar cinco minutos depois, com um autogolo do lateral Glenn Johnson. Estava tudo por decidir, e foi o Liverpool quem teve a cabeça fria para garantir os 3 pontos, graças a um golo do brasileiro Philippe Coutinho aos 78. Os adeptos dos "red devils" têm razões de sobra para poder sonhar com o título que lhes vem fugindo há 24 anos.


Finalmente o Chelsea, que foi ao País de Gales vencer o Swansea por uma bola a zero. O senelgalês Demba Ba voltou a ser decisiva na equipa de José Mourinho, marcando o único golo do encontro aos 68 minutos. O Chelsea mantém o 2º lugar, agora com mais cinco pontos e mais dois jogos que o Manchester City, e menos dois pontos que o líder Liverpool. As duas equipas encontram-se em Anfield Road no próximo dia 27, num jogo que poderá deixar mais claras as contas do título.

Classificação (dez primeiros):

1 Liverpool 34 77
2 Chelsea 34 75
3 Manchester City 32 70
4 Everton 33 66
5 Arsenal 33 64
6 Tottenham Hotspur 34 60
7 Manchester United 33 57
8 Southampton 34 48
9 Newcastle United 34 46
10 Stoke City 34 43

Sem comentários: