domingo, 27 de abril de 2014

Os sons dos 80: Bon Jovi


Os Bon Jovi, um grupo que as pitas curtem bué, foram em tempos um respeitável banda de "hard-rock" - antes de se abichanarem, claro. Se a idade serve de desculpa, os tipos andam por aí há mais de 30 anos, e calo é coisa que não lhes falta. Formados em New Jersey em 1983 por um tal John Francis Bongiovi, Jr., filho de um "marine", John Francis Bongiovi e de uma ex-coelhinha da playboy, Carol Sharkey, e por Richard "Richie" Sambora, que apesar do nome, tem ascendência polaca. A estes juntaram-se o baixista David Bryan e o baterista Hector "Tico" Torres, de ascendência cubana, e voilá!, nasceram os Bon Jovi, uma pequena distorção do nome do vocalista, que passou a ser conhecido por Jon Bon Jovi.


Os dois primeiros álbums, "Bon Jovi", de 1984, e "7800° Fahrenheit", no ano seguinte, cimentaram a banda como uma alternativa dentro do sub-género do "glam rock". Os cabelos compridos, as roupas largas, com tendências para as botas, o uso e abuso de adereços e até alguma maquilhagem faziam os Bon Jovi caminhar a passos largos para um acto do tipo Def Leppard, Poison ou Whitesnake. Um dos sintomas era o facto de "7800° Fahrenheit" ter chegado ao top-10 na Suécia, Finlândia e Japão, apesar da passagem discreta pelos "charts" do Reino Unido e da Billboard. Deste saíu este single "Silent Night", que já demonstra uma tendência para as baladas-rock por parte da banda, onde Jon Bon Jovi era o principal criativo.


E um dia o tal Jon Bon Jovi acorda especialmente inspirado e pimba!, "Slippery When Wet" - "escorregadio quando molhado", numa tradução tosca. Estávamos no Outono de 1986, e durante o resto desse ano e grande parte do próximo a malta jovi, perdão, jovem, andava com os Bon Jovi no "walkman". O primeiro single foi "You Give Love a Bad Name", que contou com a contribuição de Desmond Child no departamento da composição, e tornou a canção incrivelmente parecida com "If You Were a Woman (and I was a man)", de Bonnie Tyler, que sairia no mesmo ano. Mas isto não impediu o single de se tornar o primeiro nº 1 da banda na tabela de singles da Billboard. E se os "fregueses" da "pop-rock-hard-heavy-glam-knock-knock-who's-there" tinham ficado arrebatados, mais ainda ficaram com "Livin' on a Prayer", que foi o segundo nº 1 consecutivo da Billboard, além do nº 4 no Reino Unido. Child também participou da composição do tema, ao lado de Bon Jovi e Sambora. O vídeo tem mais de 84 milhões de visualizações no YouTube.


"Slippery When Wet" foi mesmo um caso sério de sucesso, chegando a nº 1 do top de álbuns da Billboard e em muitos outros países, desde Austrália, Nova Zelândia, Canadá ou Suíça, e foi nº 6 no Reino Unido. Só nos "States" foram 12 milhões de cópias vendidas, um verdadeiro fenómeno de popularidade, que levaria o grupo de NJ aos píncaros da fama. Dele saíram mais dois singles, "Never Say Goodbye", que é um bocado "gay", e este "Wanted Dead or Alive", que é para mim a melhor canção de todo o reportório dos Bon Jovi, ponto final. Nos "charts" foi nº 7 da Billboard e nº 13 no Reino Unido.


Agora para descansar um bocado a vista, nada como esta imagem da sra. Bon Jovi, a mãe do nosso artista, numa capa da Playboy em inícios dos anos 60. Sim senhor, ó Jon, era jeitosa, mãezinha. Quase ficamos a desejar que tivesses nascido gaja. Adiante...


Em 1988 chega a tão aguardado sucessor de "Slippery When Wet", que teria o nome de "New Jersey" - tão simples quanto isso. Apesar do nome sugerir que se tratava de um álbum ao vivo, são 12 temas de originais, e para quem pensava que os rapazes não iam conseguir fazer melhor que o registo anterior, aí estava o nº 1 na tabela de álbums tanto do Reino Unido como da Billboard a dizer o contrário. O grupo voltou a contar com Desmond Child no departamento da escrita para a "parte do leão", ou seja, dos singles. Dos quatro que saíram daqui há os "irópitos" "Born to Be My Baby" e "I'll Be There For You", e os mais "rock puro e duro" do tipo "Lay Your Hands on Me" e este "Bad Medicine", que chegou a nº 1 dos singles da Billboard. Oh yeah.


Com ambos os lados do Atlântico conquistados, os Bon Jovi fizeram um hiato, e Jon Bon Jovi encarregou-se de fazer a solo a banda sonora do filme "Young Guns 2", em 1990. Com o single "Blaze of Glory" a chegar a nº 1 da Billboard e a ser o 10º mais vendido naquele ano, muitos temiam o fim da banda, com o vocalista a enveredar por uma carreira a solo - e não se perdia grande coisa, enfim. Só que em 1992 surge "Keep the Faith", os Bon Jovi reinventados para os anos 90, e com um Jon de cabelo mais curto. E mais "curto" ficou ainda o "rock" (apesar do nº 1 no Reino Unido, uma surpresa), e a banda optou por uma toada mais suave, que seria fácil de verificar nos sete álbums que o grupo gravaria até hoje. Mesmo assim fica difícil falar dos anos 80 sem referir estes rapazes de New Jersey, que quer se goste ou não deles, fizeram a sua boa dose de barulho, e contribuiram para nos fazer mais felizes e chatear os vizinhos.

Sem comentários: