quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Projectos e projectados


1) O novo campus da Universidade de Macau, situado na Ilha da Montanha, tem dado que falar. Primeiro foram as derrapagens orçamentais apontadas pelo Comissariado de Auditoria, que excederam em larga margem a despesa inicial prevista, ao ponto de ser difícil justificar a diferença com o aumento do betão ou o câmbio do renminbi. Depois a acusação de plágio, uma vez que o projecto do campus é quase uma fotocópia do desenho da Universidade de Auditoria de Nanjing, na China. O arquitecto responsável já veio rejeitar as acusações de plágio, mas as semelhanças são tais que custa acreditar que se trata apenas de uma coincidência. Sortudos os futuros alunos da UMAC que vão obter a sua formação superior neste novo campus. Deve ser a Universidade do mundo mais rica em História mesmo antes da sua inauguração!

2) O estado lastimável em que se encontra o Estádio da MUST (Universidade de Ciência e Tecnologia) fez capa na edição de ontem do Jornal Tribuna de Macau. A estrutura, construída “à pressa” em 2005 para acolher os Jogos da Ásia Oriental, sofreu aluimentos que provocaram o desnivelamento do terreno, tão evidentes que até parece que aconteceu ali um terramoto. O estádio da MUST (como a própria MUST, aliás) é uma pobreza, e lamenta-se que seja ali que se realizam os jogos do campeonato principal de Macau, num relvado também ele num estado lastimável. O Estádio da Taipa, esse, vai servindo para que se realizem festivais e outras festarolas. Parece que as infra-estruturas desportivas com que a RAEM se equipou nos últimos anos não foram pensadas para a prática desportiva. É pena.

3) Os atletas macaenses que participaram nos Jogos Mundiais de Inverno do Special Olympics regressaram ontem ao território e trouxeram com eles vinte medalhas, três delas de ouro. Além dos amigos e familiares que os esperavam, notou-se a ausência de qualquer elemento do Executivo para felicitar os atletas pelo seu sucesso. Isto já não chega a ser uma “gaffe”, pois não surpreende ninguém. Se tiverem a mesma sorte que a selecção de hóquei em patins, pode ser que daqui a meia dúzia de anos recebam uma medalha de mérito desportivo por ocasião de mais um aniversário da RAEM. Depois de terem ganho mais de 100 medalhas olímpicas, pois claro.

Sem comentários: