sábado, 9 de fevereiro de 2013

O peso de ser Peseiro


Nunca achei José Peseiro uma boa opção como treinador para uma equipa ambiciosa como o Braga, que tem disputado nos últimos anos uma vaga na Liga dos Campeões. Peseiro é um treinador “jovem”, apesar dos seus mais de 50 anos, e foi colega de José Mourinho no mesmo curso. É caso para dizer que o actual treinador do Real Madrid bem podia ter sido o professor, e Peseiro um aluno cábula.

Natural de Coruche, Peseiro subiu a pulso até à primeira liga, onde treinou o Nacional depois de passagens pelo U. Montemor e pelo Oriental. Por algum motive obscuro, Carlos Queirós levou-o consigo para o Real Madrid como adjunto em 2003, sendo ambos dispensados devido aos maus resultados. A experiência value-lhe o cargo de treinador principal no Sporting em 2004/05, ficando então conhecido pelo treinador do “quase”: em apenas uma semana perdeu o campeonato nacional, a final da Taça UEFA e a final da Taça de Portugal. Seguiram-se passagens pela Arábia Saudita, Grécia e Roménia com um resultado em comum: zero títulos conquistados.

Há alguns dias um cibernauta português editou a página do Wikipedia dedicada a Peseiro, ironizando sobre os seus fracassos, um facto que mereceu a atenção do jornal Expresso (ver aqui o link). É triste que se faça pouco da desgraça alheia, mas no caso de Peseiro é quase inevitável. Contratado pelo Braga para substituír Leonardo Jardim, que levou os minhotos ao terceiro lugar a época passada, Peseiro está a discutir o lugar do pódio com o Paços de Ferreira, foi eliminado da Europa e dos quartos-de-final da Taça de Portugal. António Salvador, presidente dos bracarenses que muitos comparam a Pinto da Costa em termos de “ratice” não devia estar nos seus dias quando optou por Peseiro para treinador principal do clube que mais cresceu nos últimos anos. É pena. Coitado do Peseiro…

Sem comentários: