quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013


Todos temos consciência do mal que a ideologia comunista fez ao mundo.Bem, todos menos talvez os próprios comunistas, que se mantêm fiéis à utopia de Karl Marx. Na prática, o comunismo ou socialismo, como o quiserem chamar, foi responsável por centenas de milhões de mortes praticadas por regimes homicidas muitas vezes encabeçados por loucos embriagados de poder. Ironicamente a teoria comunista tinha como objectivo final um estado sem “cabeça”, sendo o socialismo um meio de atingir a sociedade sem classes, que em última instância – a tal utopia – resultava num estado igualitário, sem quadros superiores e sem líderes. Mas não é disto que eu quero falar neste post. O que me encanta desta terrível ideologia que tanto feriu a humanidade é um dos seus símbolos: a foice e o martelo.

A foice e o martelo apontados na direcção da esquerda, representadas por ☭, são uma combinação genial usada pela primeira vez pelos revolucionários bolcheviques durante a revolução russa de 1917/18, e tornou-se símbolo oficial do PCUS a partir de 1922. O martelo representa a indústria, e a foice a faina agrícola, as profissões por excelência do proletariado a quem a nova ordem era dedicada. Mal eles sabiam, coitados, que a burguesia era a elite dominante por alguma razão. Passado quase um século, com ou sem foice e martelo, é a burguesia quem mais ordena, mesmo nos países alegadamente socialistas.

Os dois instrumentos combinados fazem parte da bandeira da esmagadora maioria dos partidos comunistas de todo o mundo. Para muitos a foice e o martelo são símbolos de terror, em Portugal, por exemplo, o secretário-geral do PCP discursa normalmente rodeado de foices e martelos vermelhos. No caso de Jerónimo de Sousa, actual (e já passaram uns bons anos…) líder dos comunistas portugueses, o símbolo joga a seu favor: dá-lhe um ar menos vampiresco. Há quem sinta alguma repugnância perante o ☭, por tudo o que representa, mas temos que admitir, em matéria de design, os comunas foram simplesmente geniais.

Uma bandeira vermelha com um ☭ amarelo ao fundo é esteticamente delicioso. Quando fui ao Vietname adquiri uma camisola do PC local que muitas vezes envergo e que me dá um ar ainda mais sexy que o habitual. A foice e o martelo estão ainda presentes de alguma forma e nas mais diversas variantes nas armas ou na bandeira dos únicos países oficialmente comunistas: Cuba, Vietname, Laos, Cambodja, Coreia do Norte e claro, a China (e discutivelmente, o Nepal). No caso da Coreia do Norte o símbolo é acrescentado de um pincel no meio, representando as artes e as letras. Uma intenção muito nobre que na prática se reveste dos contornos trágicos que todos conhecemos.

Separando o desenho da ideologia ficamos a ganhar no campo da estética. Quando um dia o comunismo se tornar finalmente uma coisa do passado e os seus actuais intérpretes se juntarem para beber uns “dry martinis” enquanto discutem os negócios, vão-se rir de tudo isto, mas uma coisa vai ficar: o ☭.A foice e o martelo têm uma implementação demasiado importante para que o símbolo caia no esquecimento. Se o socialismo ou comunismo são ideais vazios e obsoletos, sim. O ☭ ficará para sempre.

Sem comentários: