quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Uma questão de peso


Esta é uma pequena homenagem às nossas figuras públicas mais anafadas, que indiferentes aos ditames da linha, vão alegremente assumindo a obesidade como modo de vida. Teremos o direito de os censurar por viverem como querem, em conflito constante com o espelho, as dificuldades de locomoção ou em encontrar um par de calças que lhes sirva, arriscando-se a todo o tipo de doenças coronárias e outras que os confinariam a um estado vegetativo? Pessoalmente penso que se conseguem mesmo assim ir vivendo e gozando, mais mérito para eles.

FERREIRA DO AMARAL: Antigo ministro das Obras Públicas dos governos de Cavaco Silva e ex-candidato à Presidência da República, o descendente em linha co-lateral do infame Governador de Macau tem ganho uns quilinhos a mais nos últimos anos. Nunca foi exactamente elegante, mas agora parece mesmo um aríete. O rosto quadrado aliado ao desprezo pela elegância provocaram o desaparecimento do pescoço. Alvísseras a quem o encontrar.

FERNANDO MENDES: Espectáculo! O actor que se celebrizou com o concurso “O Preço Certo” já foi mais elegante, mas como quem sai aos seus “não é de Genebra”, o Nando saíu ao pai, o actor Vítor Mendes, que teve menos sorte a lidar com o colesterol e partiu prematuramente do mundo dos vivos. Contudo o baixinho que alegra tantos lares ao serão com a sua boa disposição parece ser mais cuidadoso em termos de saúde pelo menos. Do que ele deve ter saudades é do “Fernandinho”, que já não deve ver há uns bons anos.

JOÃO GOBERN: Este tipo é obsceno. Não digo isto por ser adepto assumido do Benfica, o que só por si já era suficiente para merecer uma grande dose de desprezo. Só que era capaz de comer esse desprezo ao lanche, e com muito pão! Quando olho para o Gobern imagino os milhares de frangos, vacas e leitões a quem deu ordem de marcha, e cujos resíduos ainda guarda algures naquela massa de matéria gorda localizada onde as pessoas normais têm a barriga, e que lhe servem de purgatório. Eu é que não queria ir à casa-de-banho depois dele. Gobern faz as delícias dos alfaiates, que gastam vários metros de tecido para fazer os fatos com que vai mandar postas de pescada sobre futebol – e isto é um gajo que não deve ter coordenação para dar sequer um chuto numa bola!

NICOLAU BREYNER: Este é o nosso Jô Soares, só que muito menos engraçado. Uma vez encontrei o Nicolau na Travessa de S. Domingos, em Macau, e lembro-me da barriga anunciar a sua chegada alguns segundos antes do resto do seu corpo. Apesar da figura balofa, o Nicolau tem uma história de sucesso com o sexo oposto, o que pode significar uma relação entre a massa e o charme. E a conta bancária, claro.

FAMÍLIA SOARES: Aí está um bom exemplo de que o socialismo engorda. A gordurinha…as bochechinhas…a tendência para o disparate…”ó minha senhora, ó minha senhora”. Estes a mim nunca me enganaram. Comiam mesmo criancinhas ao pequeno-almoço. Ainda duvidam?

Sem comentários: