sábado, 10 de julho de 2010

Volta à China


PEQUIM - Um plano de cinco anos foi anunciado para os funcionários públicos com menos de 40 anos de idade, no sentido de aprenderem pelo menos mil frases em inglês. A ideia é tornar a capital chinesa numa cidade de nível mundial.

JILIN - Um trabalhador médio economiza durante oito anos, evitando muitas despesas, incluíndo as essenciais, para se poder casar em Changchun. E Changchun nem é a cidade mais cara para se casar. Shenzhen, Pequim e Xangai encabeçam a lista de cidades da China onde sai mais caro contraír matrimónio.

HUNAN - Sessenta idosos residentes da aldeia de Zhanshui, distrito de Wangcheng foram declarados morto ou desaparecidos por não terem hukou, papéis, que provam a residência permanente. Os aldeões, com idade superior a 70 anos, só detêm papéis escritos à mão há mais de 10 anos, que hoje em dia não são reconhecidos. Um membro do partido daquela aldeia diz que os cidadãos não se apresentaram para removar os papéis quando foi implementado o novo sistema, provavelmente para evitar pagar a taxa de cinco yuan, e daí os seus registos foram apagados. O comité vai agora encontrar uma forma de lhes emiter novos hukou.

GUANGXI - Familiares de um preso que morreu na terça-feira num hospital de Guilin alegam que as marcas no corpo do falecido provam que não morreu "de causas naturais", como disseram as autoridades. Foi encontrad sangue pisado no nariz, marcas vermelhas à volta do pscoço e do peito, e hematomas na face. O corpo estava vestido com o uniforme de outro preso. Os familiares dizem ter recebido um telefonema no Domingo à noite dizendo que o homem esteve envolvido num acidente, e precisariam de pagar 5 mil yuan em contas hospitalares. A prisão nega ter feito qualquer telefonema. O sistema de video-vigilância da prisão mostra que o prisioneiro ainda estava vivo quando foi admitido no hospital.

SICHUAN - Um condutor de triciclo de 56 anos de Chengdu aprendeu inglês, japonês e tailandês depois de ter passado sete anos a transportar estudantes da universidade de Sichuan. O homem diz ter aprendido as línguas para tornar "mais fácil" o transporte de passageiros estrangeiros, especialmente estudantes. A primeira frase que aprendeu em inglês foi "Where are you going?".

SHAANXI - Um doente mental de 21 anos de idade de Xian ficou oito anos sem sair de casa, até ser internado num hospital psiquiátrico. Wang Hongyi foi agredido por colegas da escola quando tinha 13 anos e o seu pai proibiu-o de sair de casa para evitar mais problemas. O homem alegadamente agredia o filho quando este tentava sair de casa.

Sem comentários: