sexta-feira, 16 de julho de 2010

Os blogues dos outros


Este filme estreou ontem em Portugal com o feliz título "Dia e Noite".

Duarte Calvão, Corta-Fitas

Carlos Morais José assina um artigo corrosivo no Hoje Macau entitulado O minchi caiu-me mal onde analisa a passagem relâmpago da actual presidente do Instituto Camões por Macau e o que assinala como a falta de substância da mensagem e das decisões tomadas na assembleia geral do IPOR que teve lugar aqui. O tema merece elaboração mais profunda que deixarei para depois das férias do Estio. Não resisto a deixar uma nota que tangencia um rasgado elogio de Gilberto Lopes na sua coluna no mesmo jornal, um destes dias. Só por pura ficção se pode imaginar que num governo que está em queda espiral, designadamente no apoio dos eleitores, a política de negócios estrangeiros e de cooperação externa seria uma ilha de excelência onde tudo correria bem, à cause de algumas pessoas bem intencionadas. O ministro dos negócios estrangeiros apresentou a sua demissão que se saiba três vezes. Está-se absolutamente nas tintas para Macau ou para a política de projecção da língua portuguesa no Oriente. A Dra Ana Paula Laborinho é bem intencionada seguramente. Mas uma andorinha não faz a Primavera. O problema é múltiplo: chama-se Fundação Oriente, Carlos Monjardino e Partido Socialista. Todos estes problemas serão resolvidos a seu tempo pelo próximo governo do PSD que sucederá ao actual. Vamos dar o tempo a seu tempo.

Arnaldo Gonçalves, Exílio do Andarilho

Ponto prévio - lembram-se do Gabinete Preparatório do Gabinete de Estudo das Políticas do Governo da Região Administrativa Especial de Macau? Vamos passar a tratar o mesmo apenas por Gabinete, está bem? Assim como o Solnado que, quando foi viver para casa do Marquês, teve de adoptar o nome Afonso de Melo e Cunha de Albuquerque Alarcão Sousa e Silva, mas, como era muito complicado, passou a ser conhecido apenas pela alcunha - o Batata - a gente passa a tratar esta criação do governo da RAEM por Gabinete, está bem? Posto isto, e na sequência do encontro do coordenador do Gabinete com os órgãos de comunicação social em língua portuguesa (mais uma vez confirma-se que os brasileiros é que têm razão - "quem não chora, não mama" - e se os órgãos de comunicação social em língua portuguesa não tivessem alertado para o "esquecimento" se calhar ainda estavam "esquecidos"....), dizia eu que, na sequência desse encontro, eu fiquei confuso. Muito confuso. Noticia o "Ponto Final" que Mi Jian terá afirmado "Faremos tudo o que o Governo nos mandar". E é precisamente aqui que surge a confusão. Mas não era suposto ser este Gabinete a preparar o outro, o qual, por sua vez, era suposto dar indicações ao Governo acerca do que devia fazer? Fui eu que percebi mal? Se calhar é outra vez um problema de tradução.....É, deve ser isso.

Pedro Coimbra, Devaneios a Oriente

Há uma deputada que se autodenomina de "verde" que parece vir da selva. A sua linguagem está intimamente ligada à bicharada. Hoje repetiu a expressão "eles querem abocanhar"...Eles, quem? Penso que se referia ao PSD pretender ganhar eleições para o ano.

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Só no país dos brandos costumes é que se continua pacífico com esta belíssima notícia. Com cinco milhões de pobres que não sofrerão melhorias nas suas vidas e a quem se pedem sacríficios e, espantem-se, que poupem, os funcionários do Banco de Portugal vão ser aumentados. Tudo isto debaixo dos nossos olhos com a brandura que nos caracteriza.

Leonor Barros, Delito de Opinião

Porque é que sempre que ouço um político ultimamente, me dá esta sensação de estar a ouvir um adolescente? Parece que nos saiu na rifa uma geração de adolescentes tardios, incapazes de se envolver num projecto e responder pelos resultados. É que não basta o fato e gravata para se ser adulto. É necessária a postura e a convicção. Outra sensação que me dá é que estou a ouvir uma imitação e não o original. Um plágio constante, uma colagem de frases feitas, um “cliché” em sequência. Treinarão eles ao espelho? Nunca precisámos tanto de políticos sensatos e responsáveis e nunca estivemos tão mal servidos.

A.G. Fernandes, Farmácia Central

Filosofia da Cantuária
A mosca volta sempre ao local da caca.


João Moreira de Sá, Arcebispo de Cantuária

14 comentários:

Pedro Coimbra disse...

O post do Corta-Fitas leva-me a concluir que não é só em Macau que há problemas com as traduções!
Bfds

Anónimo disse...

Ó Leocardo, pá, você anda a sabotar os textos do Excelentíssimo literato Sr. Dr. Arnaldo Gonçalves. Então escreveu "entitulado" em vez de "intitulado"? Este erro não pode ser do homem, pá, que é um versado em literatura que está acima de qualquer badameco que ganhe um reles Nobel. A sua finíssima inteligência não lhe permitiria errar em tal. Foi o Leocardo, portanto.

Por falar em finíssima inteligência, ela fica cabalmente demonstrada na frase "Todos estes problemas serão resolvidos a seu tempo pelo próximo governo do PSD" que, como se sabe, sempre foi um partido muito dado às coisas da cultura. Tanto assim que não deixou que um mau escritor sobre o qual a Academia Sueca se viria a enganar, entregando-lhe um prémio que não merecia, fosse candidato a um outro prémio qualquer de cujo nome já não me lembro. Lembro-me, sim, do nome do ministro herói (perdão, secretário de estado, que já me ia esquecendo que o PSD não gosta de ministros para a cultura), de sua graça Sousa Lara. Esse sim, um artista que merecia um Nobel, pois é sabido o seu amor pelas obras de arte, como aquela grande cruz que plantou no seu quintal, um regalo para os olhos. E o sr. Arnaldo Gonçalves pertence a esta grande geração de sociais-democratas-literatos-artistas e, por isso mesmo, sabemos todos que é impossível que tenha sido ele a escrever "entitulado". Isso não se faz, Leocardo, você é muito maroto!

Anónimo disse...

Eh eh eh! Brilhante!

Anónimo disse...

O presumido arnaldo faz uma boa dupla com o leocas.

Anónimo disse...

Bestas do PSD. Nunca se esteve tão bem em Portugal como agora, ao fim de 13 anos de governação socialista. Isso é que é progresso, 150 mil empregos, internacionalização da economia, ausência de pobreza, etc e tal. Obrigado Xuxas.

Anónimo disse...

O anónimo das 17:32 deve ser um ressabiado do PS/Macau. Resta saber qual deles!

Quanto ao anónimo das 08:37, percebo-lhe bem a ironia:

"Nunca se esteve tão bem em Portugal como agora, ao fim de 13 anos de governação socialista", quando queria dizer que cada vez vive-se pior em Portugal.

"Isso é que é progresso, 150 mil empregos", está a referir-se ao mentiroso do Socrates quando prometeu a criação de 150 mil postos de trabalho.

"internacionalização da economia, ausência de pobreza, etc e tal", está a referir-se ao discurso do Xuxas aka Sócrates durante o debate da última semana sobre o Estado da Nação.

Anónimo disse...

Ai o Arnalgo pimpão agora é do PSD?? Atão e o PS a que engraxava e que lhe deu um pontapé no cu? E continua a assinar como suas as coisinhas que cheiram à pena de outros?! O que vale é que dá muitos erros de ortografia e se topa logo o que é dele...

Anónimo das 17:32 disse...

Esses vossos cérebros pequeninos e superpolitizados não acertam uma. Não há uma única palavra minha em que possam concluir que sou socialista. Tanto abomino o PSD como o PS, ambos responsáveis pelo mísero estado a que Portugal chegou. Abomino, acima de tudo, pseudo-intelectuais como o sr. dr. Arnaldo Gonçalves, que julgam poder falar sobre literatura quando não conseguem falar de outra coisa que não seja... política! Agora entretenham-se a especular sobre se sou comunista ou do CDS. Nesses microcérebros não cabe a ideia de haver gente apartidária, não é?

Anónimo disse...

São apartidários, agnósticos e assexuados estes moluscos invertebrados para assim irem vivendo nos intervalos da vida e sem nada contribuírem para a vida em sociedade.

Mais um pseudo-intelectual que não perdoa as críticas do Arnaldo ao Saramago. Fosse o Arnaldo um homem de CUltura como o violador e foragido Polanski e tudo se lhe perdoava.

Pela linguagem de merda estavas era bem nos Bloquistas.

Anónimo disse...

Vai tu para os bloquistas, idiota, quando o PS ou o PSD te derem um chuto no cu. Afinal, é o que vocês fazem sempre: saltitar dum partido para outro quando se vos acaba a mama no primeiro. Por isso é que Portugal está como está. É a maravilha da democracia...

Anónimo disse...

Anónimo das 17:32, eles não chegam lá.

Anónimo disse...

Essa do pimpão também é bem apanhada. Vê-lo na rua de cabeça empinada e aquela barriga proeminente... Mas o mais difícil é ouvi-lo nalguns restaurantes, com o seu discurso da merda, e não ter um papo seco à mão...

Anónimo disse...

É sempre um azar a seguir ao outro. Não só tem que o ouvir como não tem um papo seco à mão. Pois se tivesse de certeza que lhe atirava com um à cara logo nesse instante. Como não tem, tem de vir para aqui mostrar a sua coragem. Para a próxima compre um antes de chegar ao restaurante.

Anónimo disse...

Ó Arnaldo não te chateies que a malta só está a brincar!
Continua lá a ser pimpão que aqui há falta de palhaços...