segunda-feira, 12 de julho de 2010

Bola de Ouro: Diego Forlán


O uruguaio Diego Forlán foi o vencedor da Bola de Ouro, que distingue o melhor jogador do mundial. Forlán nasceu a 19 de Maio de 1979 em Montevideu, filho do antigo profissional Pablo Forlán, um defesa que defendeu as cores da "celeste" nos mundiais de 1966 e 1974. O jovem Diego era um promissor tenista, mas resolver seguir as pisadas de seu pai, começando a dar os primeiros pontapés na bola no Peñarol. Seguiu-se o Danúbio, e aos 19 anos Forlán assinou um contrato profissional com os argentinos do Independiente, marcando 37 golos nos 80 jogos que fez na complicada liga argentina. O jovem uruguaio despertou a atenção de grandes clubes europeus, e em 2002 assinou pelos ingleses do Manchester United. A aventura por terras inglesas no lhe correu muito bem, tendo apontado apenas 10 golos em dois anos, chegando mesmo a ser motivo de chacota dos adeptos dos "red devils". Forlán mudou-se então para Espanha, primeiro para o Villarreal, onde foi mehlro marcador logo na primeira época, com 25 golos, e depois para o Atlético de Madrid, onde voltaria a ganhar o "pichichi" em 2009, apontando 32 golos. O ano de 2010 é verdadeiramente inesquecível para este avançado de 31 anos, pois além da vitória na Liga Europa com os "colchoneros", ajudou o Uruguai a atingir as meias-finais do mundial pela primeira vez em 40 anos, e tornou-se o melhor jogador do torneio. Parece que os adeptos ingleses já não têm assim tantos motivos para rir.

6 comentários:

Anónimo disse...

Coitado do Alex Fergusson,deve estar mais que estragado,o Forlan que foi dispensado pelo Fergusson nao tinha lugar no m.united e foi eleito o melhor jogador do mundial,enquanto que o ronney grande jogador deve ter ganho o prémio para o pior jogador do mundial.O futebol tem destas coisas

Pedro Coimbra disse...

O prémio tem muito de prémio de fim de carreira.
Xavi, Sneijder, Shweinsteiger, Iniesta, foram jogadores muito mais influentes e brilharam mais do que Forlán.
Percebe-se a intenção.

Anónimo disse...

Não concordo nada com o Pedro Coimbra. Acompanhei todos os jogos do Mundial, e se é verdade que os jogadores que ele referiu estiveram muito bem, nenhum foi tão influente na sua equipa como Forlán foi no Uruguai, em todos os jogos. A Espanha, a Holanda e a Alemanha conseguiriam sobreviver sem os futebolistas referidos, enquanto que o Uruguai sem Forlán não teria tido grandes hipóteses.

Pedro Coimbra disse...

Mas o facto de espanhóis, alemães e holandeses terem mais, e melhores, alternativas que os uruguaios não justifica o prémio atribuído ao Forlán.
Fez um Mundial excelente, a coroar uma época excelente.
Mas, mesmo desse ponto de vista, o que dizer acerca de Sneijder, por exemplo?
Campeão italiano, vencedor da Champions, finalista do Mundial, cérebro da selecção holandesa.
Aceito que tenha sido escolhido Forlán.
Eu escolheria um daqueles três.

Anónimo disse...

fim de carreira para o forlan que tem 31 anos?daqui a 4 anos ele irá jogar outro mundial quase de certeza com 35 anos,o figo com 34 ou 35 anos jogou o mundial 2006 e foi só e apenas o melhor jogador de Portugal.O uruguai so tem 2 ou 3 estrelas,enquanto que alemanha,espanha e holanda tem muito mais estrelas.Forlan mereceu ganhar sem duvida

Anónimo disse...

Que eu saiba, o prémio foi para o melhor jogador do Mundial e não para premiar a época que fizeram ao serviço dos clubes. E aí Forlán foi mesmo o melhor.