sábado, 17 de julho de 2010

Sete minutos de êxtase


As imagens que estão a causar polémica em Hong Kong. Em Março último um grupo de turistas da China veio à RAEHK num daqueles pacotes económicos, e encontrou a ira de uma guia muito..."sincera". A guia turística em questão, originária também ela da China continental mas a trabalhar em Hong Kong, ralhou durante sete minutos com os turistas, acusando-os de "gastar pouco dinheiro". Num discurso inflamado e conciso, a guia diz-lhes que "sente vergonha", e que "perdeu a face" perante o facto do grupo de 24 turistas ter gasto "apenas" pouco mais de 50 mil dólares de Hong Kong. Depois chama-os de "forretas", e num tom muito zen, diz-lhes que "o que não pagarem nesta vida pagam na outra". Filosoficamente, lembra que "não há almoços grátis", chamando-lhes de seguida "miseráveis", e que "se queiram apenas comer arroz e dormir numa cama, mais valia terem ficado em casa". Mais tarde, em vez de os levar ao templo de Wong Ta-Sin, como estava programado, levou-os a uma joalheria, para ver se os "espremia" mais um bocado. As joalherias e outros negócios patrocinam excursões de baixo custo a Hong Kong, contando que as suas lojas constem do roteiro. A autoridade do turismo em Hong Kong diz estar a investigar o incidente, e garante que vai fiscalizar mais de perto situações deste tipo, para garantir que não se repetem. Reparem como os turistas ficam completamente apáticos durante os sete minutos que demora o ralhete.

17 comentários:

Anónimo disse...

No fundo, esta guia disse tudo aquilo que nós apenas sabemos mas não dizemos: a maioria dos turistas nas RAEs parecem pedintes.

Anónimo disse...

Caro autor do Bairro do Oriente, peço desculpa estar a utilizar este espaço não para comentar o seu post, mas para lhe fazer umas perguntinhas...

Antes de mais, gostaria de lhe dizer que já vim parar ao seu blog uma ou duas vezes, através da pesquisa no google.. O meu interesse pelo seu blog deve-se ao facto de eu, dentro em breve, mudar-me de malas e bagagens para Macau... Como o seu blog é tão extenso e tão variado, gostaria de lhe perguntar que posts me aconselha ler para ter uma ideia de aquilo que posso esperar nos primeiros tempos em Macau... Se não lhe causar muito incómodo, claro está :)
Sendo eu vegetariana, gostaria também de lhe perguntar se existe em Macau, lojas como o Celeiro (em Portugal) onde possa comprar produtos vegetarianos xD
Pergunto também quanto ronda alugar um quarto ou uma casa... E se o melhor sítio para morar é a Taipa...

Muito obrigada e desculpe qualquer coisinha...

Cumps

Anónimo disse...

O que não falta nesta terra são lojas como o Celeiro, Fnac, Sportzone, Bertrand, Pingo Doce, Continente, etc. Venha sem medos. Quanto à Taipa é que não sei pois, se trabalhar em Macau, terá de atravessar uma ponte e é coisa para demorar.

Anónimo disse...

Ahahah, essa está boa, anónimo das 20:41. Gabo-lhe o sentido de humor!

Leocardo disse...

Minha cara anónima das 18:23, se é vegetariana e está a pensar vir para Macau, vai sofrer bastante. Primeiro porque em Macau a comida vegetariana é de Taiwan, e de qualidade bastante duvidosa. Quase tudo aqui é feito à base de carne de porco, vaca e galinha. Os chineses aceitam a comida vegetariana como opção, mas têm sérias reticências com quem não come carne - o que se limita praticamente aos bonzos da prática budista. E não, não existe nenhum local como O Celeiro.

Cumprimentos, e desculpe lá a sinceridade.

Anónimo disse...

Que pão de lol. Supermercados isto só se for de gajas, tem todos os sabores.

Anónimo disse...

" Primeiro porque em Macau a comida vegetariana é de Taiwan, e de qualidade bastante duvidosa" Oh leocardo,estás mesmo muito mal informado sobre a comida vegetariana em macau.em macau há bastante restaurantes VEGETARIANOS e quase todos com muita boa qualidade Comida vegetariana de taiwan não sei o que é isso,sei que é comida chinesa vegetariana.Os chineses adoram comer comida vegetariana e eu também.Quanto as lojas tipo celeiro,coisas vegetarianas nas lojas em macau é claro que há.O Celeiro não é só coisas vegetarians,há tambem as vitaminas,produtos naturais etc.Curiosamente até é uma das lojas onde mais compro em Lisboa,costumo comprar lá caixas de ginseng,algas para fazer suchi,vitaminas e soja.Adoro Celeiro :))E se quiseres vegetais sempre podes ir também comprar no mercado ou supermercado

Anónimo disse...

necessitarem de suplementos e vitaminas em comprimidos para colmatar a falta dos mesmo na comida vegan demonstra bem o absurdo que são essas modas.

Passassem fome perdiam logo a mania.

Anónimo disse...

Eu tamabém sou vegetariano...só como grelos e quando vejo carne vomito

Anónimo disse...

Pois eu adoro carne. Principalmente viva e aos saltos.

Anónimo disse...

mas o que tem a ver vitaminas em comprimidos com o facto de ser vegetariano??Não tem nada a ver.Os tipos da musculação e desportistas tambem tomam muitas vitaminas mas não são vegetarianos.Eu tomo multivitaminas mas não sou vegetariano

Anónimo disse...

Agradeço o esclarecimento em relação ao assunto do vegetarianismo em Macau.

Cumps

Anónimo disse...

Sim, com os comentários de qualidade dos leitores do Bairro do Oriente, deve ter ficado esclarecidíssima.

Anónimo disse...

Aceito sugestões de onde me informar melhor :P

Anónimo disse...

fodasse que atrasada mental, só pode ser gozo, não?

Anónimo disse...

Não é "fodasse", é "foda-se", com hífen e só com um S.

Anónimo disse...

atrasada referia-me á senhora do 2º post... mas como é gozação, o leocas já lhe deu e bem!

fartei-me de rir com a resposta dele!


AA