segunda-feira, 26 de julho de 2010

Morreu Almeida e Costa


Faleceu ontem em Portugal o ex-governador de Macau, Vasco Almeida e Costa. Almeida e Costa foi um militar com um historial político interessante, e chegou mesmo a exercer o cargo de primeiro-ministro substituto no período do "Verão quente" de 1975. Depois de ter sido dado como possível candidato presidencial, veio para Macau em 1981 onde se tornaria o 134º governador do território. Durante o seu mandato de 5 anos, reformou a administração pública, lançou o aeroporto de Macau e a Nova Taipa, e baptizou a TDM, o tão desejado canal de televisão de Macau. Envolveu-se em polémicas com personalidades influentes do burgo, e chegou a dissolver a Assembleia Legislativa, numa inédita e até agora única ocasião. Foi um grande português, um dos melhores governadores de Macau, e um homem que ajudou a tornar este território desenvolvido e próspero que temos hoje, tirando-o do marasmo cinzentista que perdurava desde tempos coloniais. Tinha 78 anos.

19 comentários:

Anónimo disse...

grande amigo de macau, sim.

pedro china disse...

nova Taipa quer dizer nova "cidade" da Taipa, ou a nova ponte Macau-Taipa?

Leocardo disse...

Digo ali "ponte" em algum sítio?

Anónimo disse...

A segunda ponte Macau-Taipa é dos anos 90. A primeira é dos anos 60. Logo, nenhuma foi lançada por ele.

Anónimo disse...

Grande Homem, grande perda.

Anónimo disse...

este foi 1 grande governador de macau,não foi como aqueles governador corrupto de macau com nome de fruta.paz a sua alma

Anónimo disse...

O criador do infame 24/20.

Anónimo disse...

O doutor Neto Valente e o jornalista ROcha Dinis devem estar a carpir lágrimas pela sentida perca.

Anónimo disse...

Boa piada. Um trouxe o outro para Macau para combater o Almeida e Costa.

Anónimo disse...

Quem deve estar triste é o Jimmy.

Anónimo disse...

Quem é o Jimmy? Por acaso o editorial de hoje do ROcha Dinis é deveras sentido. Mostra a estime que nutre por Almeida e Costa.

Anónimo disse...

Jimmy = Jorge Rangel.

Anónimo disse...

Contam-se coisas: que as inaugurações se faziam com uma tesoura de ouro para cortar fitas, ficando o inaugurador com o objecto. E teria mesmo havido um Governador que trouxe para Lisboa um contentor cheio de tesouras de ouro, de tanta inauguração feita: barbearias, tabernas, cabeleireiros, nada lhe escapou. Inaugurou tudo.

AA (O Original)

João Botas disse...

Só um reparo aos factos apresnetados nos primeiros comentários, pois sobre a gestão dos diferentes governadores de Macau nos tempos mais recentes, achoq ue é preciso deixar passar mais algum tempo... a primeira ponte Macau-Taipa, baptizada de Nobre de Carvalho, foi inaugurada em Outubro de 1974.

Anónimo disse...

E ainda há aquele famoso episódio de "malas de Macau"

Anónimo disse...

Oh anónimo das 11:07 está a falar de quem?

Anónimo disse...

Mais ditador do que o falecido ex-governador Almeida e Costa terá sido o vivinho da silva ex-governador Rocha Vieira. Disso o jornalista que escreveu o tal editorial não escreve. Porque será?

Anónimo disse...

Amizades e compadrios entre invertebrados.

Anónimo disse...

mas quem disse que ditador não presta?então o melhor portugues de sempre o salazar não foi ditador?