quarta-feira, 7 de julho de 2010

Down Under plagiado?



Uma notícia tão chocante quanto inacreditável. A banda australiana Men at Work foi processada por ter alegadamente plagiado o tema "Down Under" de uma canção infantil. "Down Under" é um dos temas icónicos dos anos 80, e uma espécie de segundo hino da Austrália. A canção infantil "Kookaburra sits on the old gum tree") um kookaburra é um pássaro australiano) foi escrita há 70 anos, e a companhia discográfica Larrikin, que detém os direitos de autor, alega que a parte da flauta de "Down Under" é copiada da canção. Um juíz australiano decretou que a banda terá que pagar à Larrikin 5% das receitas desde 2002, e futuras. A decisão do juiz foi baseada em imagens de um concurso de televisão, em que um dos concorrentes identifica "Kookaburra" depois de se ouvir algo semelhante ao início de "Down Under". A Larrikin pedia 60% das receitas totais da canção dos Men at Work. Há gente que é capaz de tudo por dinheiro. E as canções não são nada, mas mesmo nada parecidas.

13 comentários:

Anónimo disse...

Agora imagina se os cantores e bandas de hong kong fossem processados por plágio.Coitados iam todos a falencia

Anónimo disse...

Ainda por cima trata-se de uma canção composta há quase 30 anos. Na Austrália não há uma coisa chamada "prescrição"? Afinal, não é impressão minha, é mesmo verdade: os malucos tomaram mesmo conta do mundo e estão espalhados por todas as profissões, até nos tribunais.

Anónimo disse...

ó parvalhão das 11:47, vai lá editar musicolas do lennon ou do paul, de há 40 anos+, e vais ver o que te acontece....

deves ser o tal idiota das contas, né?

é estúpido das 11:45, uma coisa é tocá-las na festa da CEM, outra é editá-las em álbum, vendê-las, não achas pá?!?!?

Anónimo disse...

e foi escrita há 70 anos, conforme Leocas diz, e bem....

Anónimo disse...

ou achas q as bandolas dos hotéis andam a pagar pata tocar as covers?!

Leocardo disse...

Anónimo das 14:19, o "Down Under" foi escrito há 27 anos, e só agora os detentores dos direitos da outra canção, que tem 70 anos, processaram. Não é preciso insultar o anónimo das 11:47, que tem razão.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O anónimo das 14:19, para além de ser a incontestável besta que é, é também incapaz de perceber uma frase em bom português. É o que faz andar aqui a insultar os outros em vez de se matricular na escola dos adultos.

Anónimo disse...

"A canção infantil "Kookaburra sits on the old gum tree") um kookaburra é um pássaro australiano) foi escrita há 70 anos", meu filho da mãe. vai gozar com o caralho.
Dizem bácoras e depois vêem sempre com desculpas idiotas.
a canção supostamente plagiada foi escrita há 70 anos, era disso que falava(mos).
E desde quando direitos de autor "prescrevem"?!
caramba pá, o mundo é uma merda p causa de idiotas assim^...

Anónimo disse...

Sem dúvida, o mundo é uma merda por causa de idiotas assim, que mesmo depois de não sei quantas explicações, ainda não perceberam o que está em questão. O que interessa, no caso do plágio, não é quando foi escrita a canção original, mas sim quando foi escrita a que a plagiou. E essa, "Down Under", foi escrita há 27 ANOS, percebeste? 27!!! Só agora é que se deram conta do plágio?

Para ver se percebes um bocadinho melhor, vou-te dar uma comparação bem simples que acho que até tu consegues entender: acusar, 27 anos depois, o "Down Under" de ser plágio é como um ladrão te ter assaltado há 27 anos e tu só agora te ires queixar à polícia. Percebeste agora, ou ainda não? Por isso, não, não estava a gozar com o caralho, estava mesmo a gozar contigo por seres tão lerdo.

Anónimo disse...

Que eu saiba fazer queixa de 1 crime pode-se fazer a qualquer altura,no mesmo dia,no da seguinte,1 ano depois,10,20,30,40 anos depois.Não tem limite de tempo.Se aquilo for mesmo plágio,o infractor tem que ser condenado nem que seja 27 anos depois de ter plagiado

Anónimo disse...

o crime até pode, mas o direito de autor, não, obviamente.

em Portugal tens 6 meses para apresentar uma queixa, a não ser que seja crime público...

Anónimo disse...

Apresentar uma queixa 27 anos depois é coisa de idiotas. Só por si já prova que não há plágio nenhum.

Anónimo disse...

pois.... ou então a malha é tão boa, tão boa q só chegou 27 anos dps aos ouvidos dos interessados....


tantos ângulos têem as estórias na vida, tantos....