sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Os blogues dos outros


O PM tem aproveitado todas as frases de Manuela Ferreira Leite (MFL) para fazer jus ao mais reles exercício de demagogia. Primeiro, quando MFL disse que as obras públicas, megalomaniacamente propaladas pelo governo, não resolveriam a questão do desemprego entre os portugueses, a não ser talvez o dos cabo-verdianos e outros que trabalham na construção, Sócrates veio a terreiro apelidar MFL de xenófoba. Depois, quando MFL disse, num contexto muito específico, que por vezes seria melhor suspender a democracia para levar a efeito as necessárias mudanças estruturais, pois só assim não se teria de suportar a influência dos grupos de pressão, eis que Sócrates e seus seguidores lá vieram afirmar que MFL era anti-democrática. Ora, isto demonstra, desde logo, uma de duas coisas: ou Sócrates e afins desconhecem o conceito de ironia e estão, por conseguinte, munidos de uma duvidosa capacidade de compreensão; ou agem de má-fé, distorcendo o óbvio sentido das palavras proferidas pela líder da oposição e, assim sendo, não passam de canalhas e meros aproveitadores políticos. Escolham qual das alternativas preferem, desde que estejam conscientes que não há outras. Seja qual for a opção, só resta concluir que estes pacóvios não nos podem governar. Não sabemos como Sócrates alcançou o seu título de engenharia, mas sabemos que fechou hospitais e maternidades, que deu a mão ao BPN, que tem a educação e a cultura a ferro e fogo, que quer aprovar uma incongruente lei sobre o divórcio, que exerce um controlo ditatorial sobre os órgãos de comunicação social, que tem um Pinho, um Lino e um Amado. Só alguém com pensamento viciado ou intelectualmente falso poderá acreditar que MFL é xenófoba ou anti-democrática. Só alguém que não aprecie a tradicional (embora esquecida) ironia portuguesa poderá asininamente deturpar o que MFL disse. Só alguém que quer que Portugal se afunde irremediavelmente poderá eleger Sócrates outra vez. Só quem não preza o nosso país poderá deixar de dar uma oportunidade à responsabilidade e à coerência, ou seja, a MFL. Sócrates, jamais! Pinho, Lino e Amado ao pelourinho! E levem o Menezes, a ver se o gajo se cala de vez!

VICI, MACA(U)quices

A verdade é que muitos “democratas” que não calaram a sua indignação partilham da mesma falta de convicção nas virtudes na democracia que Manuela Ferreira Leite manifestou ao afirmar que não acreditava na possibilidade de implementar reformas em democracia, ainda que goste de recordar as reformas empreendidas durante os governos de Cavaco Silva. Em Portugal há três tipos de democratas, os que acreditam na democracia, os que preferem a democracia com receio de uma ditadura de sentido inverso à que desejam e os que consideram a democracia o regime que cria melhores condições com a sua estratégia de alcançar uma ditadura.

Jumento, O Jumento

O regime socialista não aguenta o confronto com o êxodo de trabalhadores portugueses e ignora-os. Mas os emigrantes, que continuam a chegar, em novas levas, todos os dias a França, Luxemburgo, Suíça, Espanha, Alemanha, Reino Unido e outros países, existem e têm de ver, em Portugal, os seus direitos respeitados e protegidos. Mesmo se, tal como durante o salazarismo, se escondem e varrem, como lixo, para debaixo do tapete da pretensa recuperação económica.

António Balbino Caldeira, Do Portugal Profundo

Desculpem mas vou assistir a umas partidas de ténis e já venho…
Vou ter oportunidade de ver ao vivo o tenista mais amuado, mal criado e com menos desportivismo da história do ténis: O McEnroe está cá! Partia raquetes, insultava o árbitro, fazia gestos feios com as mãos, um infindar de ordinarices com que todas as crianças vibravam! As partidas não voltaram a ter o mesmo sabor...
Espectáculo!


Mor, Mor Alone

Quem ouvia falar Basílio Horta há uns meses ficava banzado. O presidente da AICEP, personalidade que mais papa almoços e jantares de 'negócios', dizia que os investidores eram aos montes, que a economia de Sócrates era o caminho mais directo para a felicidade dos portugueses, blá, blá, blá. Hoje no DN, o mesmo Basílio Horta veio dizer que "a crise é gravíssima e exigem medidas para salvar empresas e atenuar a queda nas exportações". Mas como? Talvez, com mais uma almoçarada de 'negócios'...

João Severino, Pau Para Toda a Obra

Maria de Lurdes Rodrigues esteve bem durante a entrevista que deu ontem à RTP. A agressividade despropositada de Judite de Sousa ajudou-a a passar uma imagem mais cordata do que é habitual. Assumiu os erros que mais repetidamente foram apontados ao seu modelo de avaliação e afirmou-se apostada em prosseguir com uma reforma cuja necessidade é do consenso geral. Seria perfeito não fosse o timing. Agora já é tarde para os sindicatos também recuarem. Reféns da dinâmica que o movimento de professores criou, não querem abdicar da sua pseudo-liderança. Vão continuar sem estratégia definida a fingir de porta-vozes, tendo apenas como referência o ódio irreversível que esta ministra despertou na classe dos professores. Enquanto ela não sair não creio que possa haver acordos para a Educação.

Teresa Ribeiro, Corta-Fitas

Oliveira e Costa foi detido no âmbito da Operação Furacão, uma investigação em que estão implicadas dezenas de grandes empresas portuguesas e que já tem mais de 2 anos. Até ao momento não havia qualquer sinal de resultados. Existem mesmo dúvidas que a Operação Furacão seja um investigação criminal. Mais parece uma operação de extorsão fiscal. De entre as centenas de envolvidos, Oliveira e Costa foi o único a ser detido. Não é coincidência que só tenha sido detido depois de cair em desgraça.

João Miranda, Blasfémias

Bom, eu achava que tinha perdido parte da experiência da construção democrática. Nascer em 82 amputava grande parte da noção de "rua" na experiência portuguesa. Hoje, mais uma manif aqui à porta de casa. Sinto-me em 75, com estes "fascismo, nunca mais" (e ninguém lhes diz que o governo no poder é PS, na inocência da designação?). Obrigada, CGTP, por mais este passo no meu desenvolvimento pessoal.

Ana Margarida Craveiro, Blogue Atlântico

a tvi, vá-se lá saber por quê, transmitiu um treino da selecção brasileira. e foi muito giro.

João Gaspar, Last Breath

Sem comentários: