segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Estás perdoado, meu filho


A Igreja Católica decidiu perdoar o ex-Beatle John Lennon, aqui na imagem com Yoko Ono, a badalhoca japonesa com que contraíu segundas núpcias. Lennon afirmou há 40 anos, no pique de popularidade da banda de Liverpool, que os Beatles "eram maiores que Jesus Cristo". A afirmação chocou milhares de católicos em todo o mundo, que agora quatro décadas depois, resolveram perdoá-lo. Mais vale tarde que nunca...

28 comentários:

Anónimo disse...

Que critica mais elevada, 'a badalhoca japonesa'

ANTONIO CAMBETA disse...

BEM, ESTE MAI VALE TARDE DO QUE NUNCA, ESSE PERDÃO, SÓ PODIA SER CONCEDIDO PELO PAPA BENEDITO, POSI SE RECORDARÁ CERTAMENTE, DOS NAZIS E COMO TAL PERDOAR, É BOM, MAS AS CONTAS FINAIS ESSAS AS TERÃO QUE AJUSTAR NO JULGAMENTO FINAL.

MUITOS QUE SE DIZEM SER IMPRESCINDIVEIS, OS CEMITÉRIOS ESTÃO CHEIOS DELES!...

Anónimo disse...

É a badalhoca japonesa, assim como os racistas franceses, os incultos taiwaneses, a corrupta Tailândia, a carneirada portuguesa, os turcos comedores de kebabs....

O anónimo das 8:05 ainda não reparou que para o Leocardo a meca da civilização é a China e os chineses são o cúmulo da simpatia e do savoir faire?
Ele quando faz uma das suas raras criticas á China é sempre a uma determinada situação, e sempre com uma justificaçao fajuta, mas nunca chama este tipo de nomes ao sacrossanto povo chinês.

Enfim, há que cuidar de assegurar sempre a renovaçao do contrato...

Anónimo disse...

ah, e esqueci-me de acrescentar os ignorantes americanos.

Leocardo disse...

Essa dos incultos taiwaneses e da carneirada portuguesa foi acrescentada à pressão, não foi. Eu não tenho contrato nenhum, preocupe-se antes do seu. Cumprimentos.

Leocardo disse...

ah, e esqueci-me de acrescentar, Janeiro está perto.

ANTONIO CAMBETA disse...

Estás perdoado filho Anónimo, sempre ouvi dizer se viveres em Roma sè Romano, é lógico e natural que quem vive em Macau, saiba um pouco da história chinesa, e como tal saiba compreender que esta milenária nação d[a muitas liç[oes ao mundo,é natural que terá ainda muito que actualizar, mas em Portugal quando chamam aos países da Ásia, países do terceiro mundo, embora eu seja Alentejano de gema, classificaria Portugal talvez no quinto mundo.
A Tailândia é país corrupto, como muitos o são na Ásia, mas condenam os corruptos, em Portugal veremos o que irá acontecer ao ex-presidente do BPN, talvez mais tarde ainda vá pedir que o estado portuguès o indemenize por difamação!....
Demos dentro de portas alguma coisa boa, mas de péssimo temos muitos mais.

Eu que servi Portugal em Macau durante muitos anos, e sendo um português de sete costados, era considerado português de segunda.

Um dia escreverei essas manobras portuguesas e a maneira de como fomos tratados, descriminação senhor Anónimo, por isso está desculpado, pois nota-se que ignora a história de Macau!...

Meus respeitosos cumprimentos

Anónimo disse...

Bom, parece que o Leocardo se esquece facilmente daquilo que escreve.
É só ver o post acerca do festival de gastronomia para ver o ponto de interrogação posto á frente da frase " cultura de taiwan".
A não ser que o tenha removido á pressão.
E quanto á carneirada portuguesa esta tem alguns meses, mas cá ficou registada.

E a maior parte dos contratos não termina em Dezembro, como você sabe.

Anónimo disse...

Meu caro cambeta,

nao percebo o que é que ter um pouco de sentido critico em relação á china e aos chineses denota falta de conhecimentos da história de macau.
e quem chamou a tailândia de pais corrupto nao fui eu, mas sim o leocardo.
e só ver alguns posts de há uns meses atras, que aliás levaram muitos dos comentadores aqui a criticar o leocardo.

cumprimentos

Leocardo disse...

Critiquei o que passou na Tailândia sim, e acusei o ex-primeiro ministro Thaksin de ter fugido à justiça, situação que se mantém, que eu saiba. Nunca alguma vez chamei todos os tailandeses de corruptos.

O ponto de interrogação frente à "cultura de taiwan" deve-se simplesmente ao facto de não se ter trazido nada da cultura de Taiwan ao festival de gastronomia. Se com isso sub-entendeu que eu queria dizer que em taiwan não há cultura, problema seu. Em todo o caso já estou habituado.

Gostava já agora que me referisse onde eu utilizei a expressão "carneirada portuguesa". Não parece ser um tipo de expressão que eu utilize muito...

Cumprimentos.

Leocardo disse...

...e tudo isto começou por eu ter chamado "badalhoca" à Yoko. Muito bem. Para o sr. anónimo a Yoko Ono era uma senhora impoluta, certinha, uma santa. Tem toda a razão. Eu é que peço desculpa. LOL.

Anónimo disse...

Como eu disse, foi uma expressao utilizada por si há alguns meses atrás.
Vai-me desculpar, mas eu não vou procurar qual o post especificamente, pois isso iria demorar bastante tempo.
Até se bem me lembro não foi num post mas sim num dos seus comentários.
mas criticar a situação em Portugal é uma coisa que você faz amiúde.
E em muitos aspectos eu até concordo consigo.

Apenas gostava que essa sua corrosiva verve crítica também incluisse a China e os chineses.

Os chineses são um povo com imensas qualidades.
E igualmente imensos defeitos.

Fale deles que a gente agradece.

ANTONIO CAMBETA disse...

EM MEU BLOG FAÇO REFERÊNCIA AOS ASSUNTOS POLITICOS PRESENTES, E TUDO POR CAUSA DO EX-PRIMEIRO MINISTRO QUE ANDA ALGURES POR HONG-KONG, ONDE SE DIVORCIOU, PARA QUE A ESPOSA POSSA DE NOVO REGRESSAR À TAILÂNDIA E LEVAR UMA VIDA NORMAL.

TAIWAN PARA MIM NÁO PASSA DE UMA PEQUENA PROVINCIA DE CHINA, POIS AS VEZES QUE LÁ ESTIVE FIQUEI BASTANTE DESILUDIDO COM TUDO O QUE VI, NO CONTINENTE EM MUITAS CIDADES SÁO SUPERIORES A TAIPEI, EM TODOS OS ASPECTOS.

FELIZMENTE CONHEÇO BEM MUITOS PAÍSES DA ÁSIA, POIS ANDAVA SEMPRE EM SERVIÇO E POR LÁ FICAVA POR ALGUNS MESES.

A TAILÂNDIA, SUAS GENTES, SUAS LOCALIDADES, SUA HISTÓRIA É PARA MIM JÁ SUPER FAMILIAR E CONSIDERO A TAILÂNDIA A MINHA SEGUNDA CASA!...

Anónimo disse...

Bom, para quem critica os outros por sub-entenderem umas coisas quando voce quer dizer outras, parece que voce faz a mesma coisa.

Estou-me nas tintas para o que a senhora Yoko Ono faz ou deixa de fazer na cama.

Nunca tive espirito de pregador da moral e bons costumes.

Leocardo disse...

E quem falou aqui de cama? Aconselho-o a consultar o significado de "badalhoca" no dicionário. Bem, a Yoko e o Johnny faziam questão que todo o mundo soubesse o que faziam na cama, mas isso não é para aqui chamado.

Anónimo disse...

No dicionário da Porto Editora a palavra badalhoco quer dizer sujo, imundo,porco.
Penso que é esse o significado que você quer atribuir.
Mas o mesmo dicionário tambem refere que a mesma palavra quer dizer obsceno e grosseiro.
E eu referia-me ao significado de obsceno.

Mais uma vez um mal entendido.

Anónimo disse...

Mas se vir o significado da mesma palavra mas no feminino (badalhoca), verá que não significa nem uma coisa nem outra.

O que eu tambem nao sabia.

Anónimo disse...

Caro anónimo, você não sabe que um cão nunca morde na mão de quem lhe dá de comer?

Leocardo disse...

Está cientificamente provado que isso não é verdade, mas V. Exa. lá sabe...

Anónimo disse...

oh meus amigos
ela sempre foi uma badalhoca
eles ate fizeram uma musica conhecidissima dedicada a ela para se por a andar pra terra donde ela vinha!!!

VICI disse...

Badalhoca? Devo dizer que não concordo, caro Leocardo.

Sabe-se que Ono teve uma infância dificil, que foi inconstante nas suas relações amorosas, que abusava das drogas, que teve vários atritos com Mccartney. Mas também se conhece a sua faceta de activista pelos direitos humanos.

Diria que a postura de Lennon, quando a ela se juntou, foi a machadada final nos Beatles. Também não é segredo nenhum, repito, que Mccartney não gostava dela. Porém, desconheço os contornos da coisa e raramente a culpa morre solteira. Apenas sei que McCartney não era nenhum santinho.

Até por isto (e muito mais) a expressão badalhoca parece-me exagerada (a não ser que haja alguma explicação que eu desconheça).

Quanto ao que Ono e Lennon faziam na cama, confesso que desconheço. Mas penso que fariam aquilo que qualquer casal faz. Se a referência que vi aqui tem a ver com o "Bed-In for Peace", então não penso que se deva criticar, pois foi a forma encontrada pelo excêntrico casal para promover os direito humanos e a paz mundial.

Abraço.

P.S.: Ao último anónimo, devo reconhecer o meu desconhecimento quanto à "musica conhecidissima dedicada a ela para se por a andar pra terra donde ela vinha". Poderia dizer-me qual é e por quem foi escrita? Obrigado.

Francis disse...

Ridiculo.
Esta cena da igreja é absolutamente ridicula.

Leocardo disse...

VICI: aqui uso "badalhoca" no sentido de fútil, reles, sem valor. Não aprecio a faceta artística da senhora, e para ser sincero nos últimos 30 anos, por muito que se esforçe, só é conhecida por ser a viúva do John Lennon. Mas aqui as sensibilidades são o que são, e parece que "badalhoca" é assim um insulto de todo o tamanho!

Abraço

VICI disse...

Não seja por isso, caro Leocardo.

Também não a considero reles. Também não lhe aprecio a faceta artística e é verdade que vive na sombra de Lennon. Mas convenhamos que seria dificil não viver na sombra de um dos maiores ícones da música, seria complicado fazer melhor. Ainda assim, mal ou bem, lá vai levantando a voz contra o que tem por errado. Já é mais do que muitos outros. Talvez seja algo fútil, não sei. Mas não a considero reles ou badalhoca.

Abraço.

Anónimo disse...

Gambeta,
Conheço muito bem a China continental, Macau e Taiwan, onde fui talvez umas sessenta vezes. Taipei é uma grande cidade, com uma comida deliciosa e com os chineses mais simpáticos e civilizados do mundo. Não é por acaso que os japoneses influenciaram tanto Taiwan.

ANTONIO CAMBETA disse...

Senhor Gastão, respeito a sua posição, eu vivo em Macau faz 45 anos, e milhares, uns bons milhares de vezes estive na China, sou possuidor de um Vui Heong Cheng, e posso entar e sair da China quando quiser e andar por todo o lado.
Conheci a China no inicio da sua abertura ao mundo, e muito contribui em vários aspectos para a sua abertura e desenvolvimento.

Sobre Taiwan, andei lá a estudar e a estagiar cerca de um ano, e tenho um opinião totalmente diferente da sua, como disse a respeito, pois nós quando visitamos um país, em turismo, ficamos com uma ideia parcial das coisas, porém quem está integrado e vive nesse país terá um ideia bem diferente. É somente essa a diferença.

Os habitantes de Taiwan náo sáo aquelas pessoas tão civilizadas e cultas como pensa.

Quanto à comida então nem se fala, eu para beber um café ou poder tomar um pequeno almoço, bem à nossa maneira, teria que recorrer ao KFC.
De Taiwan fiquei cheio, embora tenha aprendido imenso, em alguns sectores sociais e profissionais, de resto nada.
Taipei é defacto uma enorme cidade, cheia de motociclista e de poluição!...

Anónimo disse...

Sr Cambeta,

Tenho uma opinião semelhante ao do Gastão.
Os taiwaneses são incomparavelmente mais civilizados que os chineses continentais.
Já fui muitas vezes a Taiwan, e não só a Taipé.
Isto apesar de achar Taiwan um país desinteressante em termos turisticos, não se compara com a China, Tailândia ou Japão em matéria de interesse turístico.
Mas em Taiwan eu não vejo as pessoas a fumar e a escarrar em tudo quanto é sitio, as filas são geralmente respeitadas e nos cinemas não se ouve ninguem a falar ao telemovel.
Quanto á comida, acho que se come muito bem e barato em Taipé, e comida de todos os tipos, incluindo a ocidental.
E diz que Taipé é uma cidade poluida e cheia de motas.
Eu para além disso acrescentaria que é uma cidade feia e sem nada para ver.
Mas o que dizer da maioria das cidades da China?
você acha Cantão, Shenzhen e outras grandes cidades chinesas bonitas?
Se voce tirar a Cidade Proibida, a Grande Muralha e mais meia dúzia de templos de Pequim, você acha que Pequim vale alguma coisa em termos puramente urbanisticos, tirando os monumentos?
E quanto á poluição, então é melhor nem falar.
Pequim é das capitais mais poluidas do mundo.

ANTONIO CAMBETA disse...

O senhor Anónimo com todo o respeito direi, que concordo em muitas coisas sobre o que disse sobre a Formosa, em termos de civismo sim, então bem distanciados dos chineses do continentee até mesmo dos habitantes de Hong-Kong, que a meu ver, são os indivudos mais malcriados do mundo.
A Republica Popular da China não se limita somente a Cantão, Pequim ou Shangai, pois existe lindas e bem organizadas cidades, cheias de civismos, limpeza e de história.

Macau era uma cidade suja, tinha história somente, mas em termos de civimos era o mesmo, pois sempre foi uma cidade que serve de tranpolim.

A China muito tem que aprender é bem verdade, mas em muitos campos dá cartas ao mundo.

Quem vive em Macau sente e vê bem a diferença de comportamento dos habitantes vindos da China, é só passar uma boas horas no bairro Yao Hon e se pode chegar a essa conclusão.

Quem vive na Ásia há muitos anos tem visto a evolução dos países e o comportamento de seus habitantes.

Se hoje as coisas ainda não estão a funcionar a 100%, ent[ao quem chegou a Macau, como eu, nos anos 60 muito teria que contar.
Taiwan ou Formosa nessa altura era um monte de exterco.
Não sou racista nem o podia ser, pois a minha esposa é chiensa e estou casado, e muito bem, já fez 40 anos.

Confúcio disse: No dia a dia a pessoa de bem não é rígida nem obstinada, conforma-se com o que justo.

Meus respeitosos cumprimentos.

(terei todo o prazer em entabular uma conversa mais profunda, meu e-mail é - toicambeta@hotmail.com)