quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Muito estranho...


Segundo um inquérito realizado pelos kaifong (Associação de Moradores) e publicado no Hoje Macau, 92% da população apoia a promulgação da lei de defesa e segurança do Estado, emanada pelo artº 23. 85% considera desnecessário o prolongamento da consulta pública e 88% não concorda que a divulgação da lei deva integrar um programa de educação cívica para melhorar os conhecimentos do público sobre o documento. A esmagadora maioria dos inquiridos (78%) é licenciado ou tem o ensino secundário completo.

As conclusões que se podem tirar deste inquérito são muito estranhas. Dão a entender que a população está não só a favor do diploma, como parece ter pressa em que seja aplicado. Dá a entender também que a discussão ou a divulgação da lei são obstáculos à sua promulgação, e que "não interessa" que a população tenha conhecimento ou esteja informada do seu conteúdo. Eu pessoalmente duvido da legitimidade deste inquérito, a não ser que não esteja a interpretar bem os seus resultados.

Das duas uma: ou uma grande fatia da população está realmente bem informada, ou tem medo de se opor, ou de dar a entender que se opõe. A julgar pelo debate que tem sido feito a propósito desta legislação (maioritariamente em português), e da única contestação séria ter partido do grupo pró-democracia, dá a entender que este continua a ser um tema tabu junto da comunidade chinesa do território.

Eu até acho que a opinião pública em geral concorda com a lei, e acha necessário que se preencha este vazio legislativo. Mas que não a queira discutir? De saber do que se trata e de que forma pode influenciar as suas vidas no futuro? Que a lei vá para frente sem medos, e de que o Executivo trate de tudo sem escutar a opinião de mais ninguém? O que não compreendo mesmo é esta forma que os kaifong encontraram de apoiar o Governo. É que com coisas sérias, não se brinca...

7 comentários:

Anónimo disse...

nenhum individuo residente de macau quer ou se sente representado pelos kaifong, esses piratas e a comunidade chinesa sabe disso, querem tratar da vidinha deles. as pessoas que sao representadas pelos kaifong ate tem vergonha

Anónimo disse...

Isto de votações é uma porra quando não ganha a opinião que defendemos. Não bastava o Salazar ter ganho a votação do maior português de sempre, agora isto.

Leocardo disse...

É engraçado que mencione o resultado da eleição dos Grandes Portugueses. Por acaso o que me vem à memória neste caso foi a eleição de Saddam Hussein, com 99.8% de vitória do "sim".
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Salazar? Não! Nada, Não queremos Salazar. Então escolho....Salazar

Anónimo disse...

Ja falou com os seus amigos chineses? Se nao, faca-o. Os meus conhecidos chineses, e atnecao que nao disse amigos prepositadamente, todos dizem estar a favor.

Leocardo disse...

Pode ser que estejam a favor, como eu já disse. Não acredito é que não queiram saber dos detalhes ou queiram mais consultas.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Pois os meus amigos e colegas chineses estão todos contra. E é "propositadamente" que se escreve.