sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Can you hear the drums Fernando?


Esta semana foi marcada pela surpreendente forma como subitamente “cheira” a sucessor de Edmund Ho no cargo de Chefe do Executivo da RAEM. As LAG para os Assuntos Sociais e Cultura mostraram um secretário a um nível e uma maturidade nunca antes revelados. Fernando Chui Sai On – membro de uma família importante da política e dos negócios de Macau – mostrou-se tranquilo, conciso, suave e directo.

A presença do sr. Secretário mereceu os mais rasgados elogios de todos os sectores, e alguns importantes, como os kaifong ou os operários. Respondeu sem problemas a todas as questões dos deputados, falou de todos os aspectos da área que tutela, prometeu dinheiro para todos e esta terá sido até agora a sessão das LAG que não foi profícua em “momentos de humor”. Será um sinal?

E não é fácil, a tutela do sr. Secretário. Nunca percebi muito bem como é possível meter no mesmo saco áreas tão distintas como a educação, a saúde, a assistência social e a cultura. Claro que nem sempre foi assim. A sua tutela foi vastas vezes criticada nestes quase 9 anos desde a criacção da Região Administrativa Especial, e muitos dos problemas continuam por resolver.

Ora é a falta do tal segundo hospital público, os problemas com a educação (o deputado Pereira Coutinho foi praticamente a única voz crítica desta vez, quase um grito no deserto), a situação da cultura (onde se faz muito pouco), e a exclusão social que continua a ser “varrida” para certas zonas da cidade, e onde existem cidadãos que se debatem com problemas reais de subsistência. Mas estes problemas não são novos, e fazem quase parte da existência de Macau desde os tempos mais remotos.

Quero acreditar sinceramente que o sr. Secretário fará um “pressing” final para tentar melhorar nesses vários departamentos. Quanto à questão do CE, a ver vamos. O nome de Chui Sai On tinha sido um dos pertecentes a este Executivo já referidos no passado, juntamente com Francis Tam ou Susana Chou. A aposta na continuidade não será assim tão má ideia, nem aos olhos de Pequim, que não deverá querer mudanças tão bruscas, ou qualquer “limpeza” na RAEM. Seria interessante ter alguém que conhecesse já os cantos à casa.

Edmund Ho conseguiu este ano amenizar a contestação que vinha subido de tom nos últimos dois ou três anos, e ficou bem visto aos olhos do Governo Central com o articulado do artº 23. Entretanto pouco se fala dos outros nomes, especialmente do industrial Ho Iat Seng, que sempre foi favorito e de que muito pouco se tem ouvido falar. Agora “faites vos jeux”.

1 comentário:

ANTONIO CAMBETA disse...

Não gosto nem desgosto do senhor Sai On, pois que em tempos de vacas gordas o celeiro está cheio, gostaria de o ver fazer de um governo com verbas reduzidas.

O problema do fornecimentos dos medicamentos em Macau, tem muito que se lhe diga e muitas coisas mais!...

Não sei se ele também está acomodado no prédio na zona Disnaty Plaza, que é propriedade do senhor Hó, pois os gabinetes do Palácio do Governo, esses às moscas estão!!!!!!!!!!!

Grandes tramóias ou grandes negócios como queriam apelidar.....