sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Os blogues dos outros


Quatro dias depois de ter recebido o telefonema do meu senhorio a informar que como o contrato está a chegar ao fim, a renda vai ter um aumento de mais 150 Euros... Como??? 150 Euros e se não quiser terei de sair da casa. O capitalismo chinês sem regras no país que quer estimular o consumo interno.

Maria João Belchior, China em Reportagem

Hoje, pelas 7 e picos da manhã, tive um despertar diferente do habitual. Preferia que tivesse sido com o cantar dos galos, mas levei com o arranque dos treinos de qualificação das motos para o 55ª edição do GP Macau… Este é um dos grandes pólos de atracção turística da região, sendo amplamente divulgado em meios de comunicação nos países vizinhos. Por curiosidade, na 1ª edição da Fórmula 3 em 1983 o grande vencedor foi o mítico Senna. Pessoalmente não acho grande piada a este GP, mas sempre é algo diferente do habitual.

El Comandante, Hotel Macau

Esta benevolência de Vítor Constâncio com os banqueiros contrasta com as suas intervenções em apoio do apertar do cinto. Vítor Constâncio tem-se empenhado mais em que os portugueses ganhem mal, para não dizer ainda pior, do que com a forma como se ganha na banca.

Jumento, O Jumento

Maio de 2008 - José Sócrates afirmou que a reabertura das Minas de Aljustrel por um grupo investidor estrangeiro era o investimento ideal para o país e que iria proporcionar de início 200 postos de trabalho directos.
Novembro de 2008 - O investidor parou os trabalhos. Postos de trabalho directos, nenhum. Os trabalhadores precários estão a olhar para o túnel. O edil local diz que se trata de um grande prejuízo para a região quando foi anunciada a salvação económica.

Comentários para quê...


João Severino, Pau Para Toda a Obra

Em plena rua, uma vendedora de Santa Cruz - bairro católico de Banguecoque - oferece-nos os gostos da pátria distante. Não deixei de lhe comprar duas embalagens para oferecer aos meus colegas de turma de escrita thai. Um deles, japonês, disse-me que no Japão também os têm. Portugal, aqui, é um presente ausente: está em todo lado, subtil mas vivo.

Miguel Castelo-Branco, Combustões

A renúncia de Fidel Castro à presidência do Conselho de Estado de Cuba, anunciada paulatinamente hoje no diário oficial 'Granma' na versão 'online', é uma excelente notícia para aquele País e para o mundo. Acredito que Cuba ainda vá passar por um período de estertor, com Raul Castro, irmão de Fidel e presidente interino, mas a marcha do tempo irá levar a liberdade e a democracia ao País. É uma questão de tempo e do tipo de pressão que a comunidade de Miami fizer, a comunidade internacional e os próprios cubanos. Raul não tem o carisma nem a força de Fidel. Se o regime não cair antes dele cai depois.

Francisco Almeida Leite, Corta-Fitas

Atribuir notas e avaliar são duas actividades diferentes, não necessariamente relacionadas. Eu saí do ensino nos finais de 90, entre outras razões, porque os alunos não eram avaliados. As reuniões de avaliação eram, isso sim, veículos para o preenchimento das pautas. Estive em cinco escolas, onde leccionei Filosofia, Psicologia e Psicossociologia a alunos do 10º, 11º e 12º: Escola Secundária da Moita, Escola Secundária de Linda-a-Velha, Escola Secundária Ferreira Borges, Escola Secundária Alves Redol e Escola Secundária Professor Herculano de Carvalho (nesta sequência). Licenciatura com Via de Ensino, estágio feito, dezenas de turmas e centenas de reuniões depois, posso não ter autoridade para falar em nome da classe dos professores, mas tenho autoridade para falar da falta de classe de alguns professores com quem partilhei os intervalos, participei em actividades, acompanhei em excursões, fui almoçar e jantar, criei amizade e me reuni vezes sem conta para realizar essa apaixonante e nobilíssima missão: ensinar na escola pública. Se há pessoas maravilhosas a dar aulas? Ignotos santos, heróis e sábios? Sim, muitos. Milhares. Olha, há milhares e milhares de professores portugueses, em escolas públicas portuguesas, que são anónimos, humildes e sacrificados santos, heróis e sábios. Sim, há. Aos milhares e milhares. Mas agora puxa uma cadeira e vamos falar um bocadinho dos outros.

Valupi, Aspirina B

Ainda está na moda culpar o monstro que é a liberdade económica como responsável pela crise actual. Vai daí e, não acompanhando o apertar da regulação, as negociações de Doha estão paradas ficando o comércio livre (a única forma de evitar uma recessão em larga escala) a aguardar melhores dias. O que não é de espantar. Na verdade, quando a maioria espera acção e os governos procuram tirar ganhos políticos com a presente situação, não há muito a fazer. Apenas esperar. Esperar que fiquem muito bem na fotografia de uma reunião agendada para quando os EUA estão num período de transição política, ou seja, em que nada se vai resolver, mas todos se querem mostrar muito activos.

André Abrantes Amaral, Blogue Atlântico

Na Madeira, um deputado do ex-partido de Manuel Monteiro, mostrou um bandeira nazi no parlamento, numa comparação infeliz e despropositada entre o regime de Alberto João e o nazismo, e no dia seguinte foi impedido de entrar no parlamento por dois agentes da Gestapo.

João Quadros, O Mal Está Feito (Outra Vez)

Marido sábio não tem ciúmes dos homens com quem a mulher dorme.
Mas sim daqueles com os quais ela faz o mesmo que com ele.


Rui Zink, Rui Zink versos livro

Sem comentários: