segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O "problema" e os ilegais


1) Debate-se a segurança no âmbito das LAG. Au Kam San diz que Macau não está preparado para o artº 23, nomeadamente na forma como a lei será aplicada. Dá o exemplo do professor que foi detido por ter feito uma análise económica num fórum da internet. Tina Ho aproveita a boleia e fala das mensagens na internet e nos “perigos” do ciberespaço. Aí está outra vez a internet vista como um “problema”. Então a culpa da má gestão dos bancos é dos utilizadores da internet? E é só na internet que se podem espalhar rumores? E que tal controlar também as mensagens por telemóvel? Será que estes srs. Deputados (não me refiro a Au Kam San nem apenas a Tina Ho) que representam a população não conhecem suficientemente as especificidades do território para perceber que basta passar um rumor de boca em boca para que se gere o pânico, principalmente se o assunto é dinheiro? A internet não é um “problema” de agora, minha gente. Existe desde há quase duas décadas, só que agora os cibernautas de Macau são cada vez mais, estão cada vez mais bem informados e mais participativos. Será esse o “problema”?

2) Como forma de combater o trabalho ilegal, o deputado Ng Kwok Chong sugere que os trabalhadores sejam premiados por denunciar colegas que estejam em situação ilegal. Isso mesmo, leram bem. A fazer lembrar o filme The Invasion of the Body Snatchers, de 1978, em que a humanidade era substituída por clones depletos de emoção, que denunciavam os humanos que restavam. Este golpe de populismo que só se explica pelo facto dos trabalhadores ilegais não votarem (lógico...) faz com estes sejam recambiados de volta para o seu país de origem, de volta à cepa torta, enquanto os empregadores – os verdadeiros responsáveis pelo trabalho ilegal – paguem uma multa irrisória e vão para casa a rir, repetindo depois a gracinha com a esperança de não serem dessa vez apanhados. A corda rebenta sempre para o lado dos mais fracos, claro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Mais uma dos nazis do NMD...

Anónimo disse...

que de democraticos nada têm...

Anónimo disse...

É claro que, para nós que ganhamos bem, ora como advogados, arquitectos, funcionários públicos, etc, etc, incitar à denúncia de clandestinos soa a "desumano". Mas para o pobre coitado do cidadão comum local que perdeu um potencial posto de trabalho para esse ilegal, que cá veio à cata das patacas e que não contribui com impostos, acabando por apenas servir esses billionários "glutões", isto é uma reinvindicação legitima que concordo.

Aliás, existem leis de importação de mão de obra em Macau. Se estas não são respeitadas são para se cumprir. Entendo o que o Novo Macau Democrático pretende: forçar a que os empregadores acabem com a mão de obra ilegal.

Temos pena dos que estão em piores situações que nós, mas, em primeiro lugar, na nossa terra, devemos pensar em nós primeiro, e depois nos outros. Porque se não o fazemos, ninguem o fará.

Agora se seguirem todas as formalidades legais, então não vejo qualquer problema na importação de mão de obra. Welcome to Macau!