quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Tu vais prá tropa, pá


Os pais de uma aluno internado há duas semanas depois de uma actividade organizada pela Direcção de Serviços de Educação e Juventude (DSEJ) querem explicações pelo estado de saúde do seu filho. O jovem integrou uma actividade num campo militar em Zhongshan, perto de Cantão, e terá caído durante um dos exercícios e batido com o crâneo no chão, o que lhe causou vários coágulos no cérebro. Segundo outros estudantes ouvidos a propósito do incidente, o jovem terá sido levado para o hospital apenas seis horas após o acidente. Os pais acusam os funcionários da DSEJ de não terem “tratado bem” o filho durante a actividade. O jovem temia ser castigado caso não realizasse as actividades.

Não sei a idade do aluno em causa, mas deverá ter menos de 18 anos, certamente. Independentemente da responsabilidade da DSEJ, gostava de perceber que raio de ideia é essa de mandar um menor para a China participar de uma actividade de cariz militar. Que irresponsabilidade enorme. Em Portugal, nos tempos do serviço militar obrigatório (algo digno de uma ditadura, diga-se de passagem) os jovens faziam o possível e às vezes o impossível para adiar ou escapar à recruta, e agora temos o exemplo de uns pais que acham "boa ideia' mandar o filho para a "tropa". Estamos em guerra ou quê? Ou é esta uma daquelas demonstrações de "amor à Pátria" que fica bem no currículo?

4 comentários:

Anónimo disse...

Acertou em cheio na última hipótese que aqui deixa: chama-se "Campismo Educacional PATRIÓTICO" e é uma das muitas iniciativas que a DSEJ promove para todos os alunos do ensino secundário geral (o correspondente aos 7., 8. e 9. anos), em nome do PATRIOTISMO. Ou seja, como isto acontece todos os anos, os alunos vão fazer uns dias de serviço militar três anos consecutivos. Dentro das diversas iniciativas PATRIÓTICAS, houve outra tortura este ano, esta alargada aos alunos do 10. e do 11., que consistiu em ir ver um filme chinês PATRIÓTICO de três horas. Os alunos não podem ter uma folguinha no seu horário de aulas, e se um professor faltar, tem de ir outro para a sala ter com eles para que não saiam da sala mas, para ver filmes PATRIÓTICOS, até as aulas são interrompidas. Só mais um exemplo de PATRIOTISMO: alguns directores de escolas punem mais os alunos que faltam à segunda-feira de manhã à cerimónia do hastear da bandeira do que aqueles que passam o ano todo a fazer a vida negra aos professores, são mal educados e recusam-se a aprender seja o que for. É o PATRIOTISMO do "segundo sistema"...

Anónimo disse...

Obrigado pela explicação caro anónimo anterior a mim. Eu cá acho muito bem que existam estes campos de férias para os meninos. Chinês que queira apregoar o PATRIOTISMO aqui na terra tem que bulir! Não é só mandar bujardas da boca para fora como alguns patos bravos fazem na AL.
Se fez doi doi, paciência, foi em nome da grande nação.

AA

Anónimo disse...

Terá também à sua espera 72 virgens nalgum paraíso?

Anónimo das 12:29 disse...

Bom, se vivem em Macau e apregoam o patriotismo chinês por tudo quanto é sítio, então concordo. Esses até deviam era passar na tropa 6 meses por ano. Ou o ano todo, para deixarem Macau àqueles que realmente gostam de Macau com as suas especifidades.