quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Abuso em lar de Hong Kong


Uma funcionária de um lar de terceira idade em Hong Kong foi condenada em tribunal por ter obrigado uma idosa a comer as próprias fezes. Chan Sau-kuen, 49 anos, foi considerada culpada de quatro crimes de abusos físicos a Pang Siu-mui, uma mulher de 65 anos que vivia no lar onde Chan trabalhava. Segundo as testemunhas, Pang era incontinente, e Chan repreendia-a várias vezes por urinar e defecar na cama e no chão. Uma das vezes a idosa, que sofre também de demência, estaria a mexer nas suas fezes, e Pang obrigou-a a levar os dedos sujos à boca. A idosa era ainda sujeita a vários outros tipos de abusos físicos e verbais continuados, que terão ocorrido entre Abril de 2008 e Maio deste ano. As testemunhas, também funcionárias do lar, avisaram o supervisor do sucedido, mas foi-lhes dito para "não comentar o assunto com ninguém". Chan negou todas as acusações, e alegou que as três testemunhas depunham contra ela "por vingança". O juíz Symon Wong Yu-wing não se deixou convencer pelos argumentos de Chan, considerou-a culpada, acrescentado que as suas acções "causaram a ira dos Céus". Uma história triste, que nos leva a pensar nas condições em que funcionam os lares de terceira idade.

6 comentários:

Anónimo disse...

"A ira dos céus"? Com um argumento destes, um juiz perde toda a credibilidade que poderia ter.

Leocardo disse...

Bem, a frase "ira dos céus" foi para ilustrar a reprovação quanto à atitude da arguida. Muito comum acontecer em Hong Kong, os juízes terem uma opinião pessoal sobre o caso em julgamento. É preciso não esquecer que os magistrados também são pessoas, não máquinas de debitar sentenças.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Bem essa gaja levou ao extremo a frase "eat shit and die!"

Anónimo disse...

opinar é comum em HK e em toda a parte.

Anónimo disse...

Mas um juiz, quando está nesse papel, tem o dever de opinar de forma racional. Se for para dizer palermices, é melhor ir para o café opinar, e aí sim, tem o mesmo direito que os outros de dizer o que lhe apetecer.

Unknown disse...

aqui em portugal é bem pior