domingo, 13 de dezembro de 2009

Novidades no "circo"


Está aprovado o calendário e o novo sistema de pontuações do mundial 2010 de Fórmula 1, que terá o seu início a 14 de Março no Bahrein. A novidade em termos de circuitos é o Grande Prémio da Coreia do Sul, que se realizará a 24 de Outubro no circuito de Yeongam. Este ano o mundial vai ser disputado por 13 escuderias e vinte e seis pilotos, em vez dos 20 de 2009.

As maiores novidades prendem-se com o regresso da escuderia Mercedes, 54 anos depois, que substitui assim a Brawn, campeã mundial de construtores este ano. O único piloto confirmado da escuderia alemã é Nico Rosberg, que deixa assim a Williams. O campeão do mundo de pilotos, o britânico Jenson Button, vai fazer companhia ao campeão mundial de 2008 Lewis Hamilton na McLaren.

Rubens Barrichello vai para a Williams fazer companhia ao estreante Nico Hülkenberg. Dos outros estreantes destaque para o brasileiro Bruno Senna, sobrinho do malogrado Ayrton Senna, que vai correr pela escuderia espanhola Campos Meta 1. Outro estreante também brasileiro é o nosso conhecido Lucas di Grassi, vencedor do GP de Macau em 2005, que correrá por uma das novas equipas.

O bi-campeão mundial Fernando Alonso vai fazer companhia a Felipe Massa na Ferrari, enquanto o campeão mundial de 2007, o finlandês Kimi Raikkonen, vai fazer uma pausa "sabática" durante este ano. A Red Bull, vice-campeã mundial em 2009, mantém os pilotos Sebastian Vettel e Mark Webber.

O sistema de pontuação vai ser alterado, de modo a beneficiar o vencedor, enterrando assim de vez a ideia da FIA de decidir o campeão mundial através do maior número de vitórias. Os dez primeiros serão pontuados, o primeiro com 25 pontos, o segundo com 20 pontos, o terceiro com 15, recebendo os restantes 10, 8, 6, 5, 3, 2 e 1 pontos, respectivamente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quando uma equipe de Macau? ou GP Macau na F1?