segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

O covil da bonecada


Mais um ano novo chinês, mais uma coleção de bonecada da multinacional McDonald's. Nos vários restaurantes (?) da McDonald's espalhados pelo território, é possível adquirir esta bonecada pagando mais 12 patacas na compra de uma das mer...maravilhosas refeições em "display", que até não engordam, nem fazem mal, nem são processadas de forma duvidosa com sabe-se lá que tipo de ingredientes transgénicos, bruxénicos e diabólicos. Mas se não gosta da comida, não desanime. Os rapazes e meninas do Mac deixam-o adquirir a bonecada na mesma, desde que pague as 12 patacas. Por isto, que nem se sabe bem o que é. Serão animais do zodiaco chinês? Penso que se trata de um cão, cobra, coelho, rato, porco e macaco, no sentido dos ponteiros do relógio. Doze patacas por algo que custa provavelmente alguns cêntimos de produção graças a mão-de-obra infantil e semi-escrava.

Mas não se pense que estas promoções acontecem apenas durante as épocas festivas. É todo o ano, ora a propósito de um novo filme da Disney (outro império do mal), dos jogos Olímpicos, ou simplesmente do "animal giro" da semana, seja um pinguim, um panda ou um ornitorrinco. É graças a este genial comércio da bonecada que a McDonald's consegue atrair hordas de crianças ávidas de "colecionar" a série, e de preferência consumir o maior número de hamburguers, batatas fritas e asas de galinha ajudados a engolir com as coca-colas, sprites, batidos e afins, e ainda complementados com os sundaes, os McFlurry e outras porcarias, de modo a acabar mais depressa a coleção. E quem coleciona tudo isto? Ou melhor, que utilidade tem? Serve para deitar fora com a mesma velocidade que os consumidores se vão candidatando a obesidade, doenças cardíacas e diabetes.

Já pensou quantas vacas está a morder em cada dentada de um hamburguer do McDonald's? Cerca de um milhar, de cinco países diferentes, todos com alimentação e diferentes políticas no que toca ao processamento do bife. Oh yes. E não adianta que se defenda a cadeia McDonald's na forma de uma escolha como outra qualquer em termos de dieta. Estudos aprofundados pela Universidade de Stanford revelam que a marca McDonald's, bem como as promoções que oferece, altera o sentido de julgamento dos mais jovens, ao ponto de considarem os seus produtos "mais saborosos" ou agradáveis ao sentido do paladar. Em troca de informação nutricional sobre exactamente o que estão a ingerir, os nossos jovens recebem...bonecada.

2 comentários:

Anónimo disse...

É interessante constatar que pela Europa essas modas não pegam.

Quiçá o mal até nem esteja na Mcdonalds, mas nos pais dos pequenos consumidores que seguem qualquer moda para colmatar a falta de alguma coisa nas criancinhas.. eventualmente uma identidade.

Aplica-se à Mcdonald´s como aos hiphones, Beckam´s etc.. Em Macau nada se cria, nada se perde, tudo se importa.

Anónimo disse...

Anónimo, em Europa as modas pegam na mesma. Aliás, pegaram muito antes de chegarem aqui.