sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta-Feira 13, véspera de Sábado 14


Hoje foi sexta-feira 13. Sabiam? Eu não dei por nada. Sempre gostei de sextas-feiras, são véspera de fim-de-semana. Que caiam a 13, 14 ou 25, é-me completamente indiferente. Diz-se que este é um dia aziago, qualquer coisa relacionada com os cavaleiros da Ordem dos Templários, capturados no dia 13 de Outubro de 1307 pelo rei Filipe IV de França, e torturados até confessarem heresia. Depois queimou-os na fogueira. Isto foi numa sexta-feira, e pode-se dizer que foi um dia de azar para os Templários, coitados.

Na numerologia o número 12 é considerado o número "completo"; são doze os meses do ano, os signos do zodíaco, as horas do dia, as doze tribos de Israel, o número de apóstolos, os Deuses do Olimpo, etc. O número 13 transgride esse limite, essa perfeição, é um número "irregular". Uma superstição da mitologia viking leva a acreditar que caso se sentem 13 pessoas numa mesa, uma dessas pessoas virá a morrer. Tenho uma ideia melhor: tenho a certeza que todas as pessoas que alguma vez se sentaram a uma mesa vão qualquer dia morrer. É tão certo como ontem ter sido dia 12, e amanhã dia 14. Supreende-me que hajam pessoas que tomam cuidados redobrados com este dia, e em alguns casos nem se atrevem a sair de casa! O medo do número 13 tem um nome na psicologia convencional: triscaidecafobia. O medo da sexta-feira 13 é chamado parascavedecatriafobia. Ora diga lá outra vez.

Mas as superstições são uma coisa muito engraçada. Já passei várias vezes debaixo de escadas, já entornei sal na mesa (sou muito desastrado a comer), já tive um gato preto. Acho muita graça aos amuletos, e quando era miúdo até acreditava nisso. Uma vez cheguei a guardar a pata de um coelho que o meu avô esfolou, só para deitá-la fora passados dois dias quando se começou a notar o cheiro e as formigas começaram a aparecer no quarto. Nunca percebi muito bem porque as ferraduras ou os trevos de quatro folhas dão sorte, e qual a relação do calçado e da forragem dos cavalos com a Deusa da fortuna. E se um trevo tiver quatro folhas, continua a ser um trevo? Ou passa a quadrevo?

Não me lembro nunca, nunca de ter tido azar numa sexta-feira 13. Se me tivesse acontecido algo de desagradável, lembrava-me certamente. E sempre podia culpar o facto do dia 13 de um mês calhar numa sexta-feira. Lembro-me de outros dias em que tive azar, e não calharam numa sexta-feira ou num dia 13. Curiosamente aqui em Macau os chineses já aderiram ao Halloween (que é "muito divertido", segundo eles), mas continuam a ignorar a "Black Friday". A propósito, o que é feito daquele vírus informático que atacava às sextas-feiras 13?

1 comentário:

Anónimo disse...

Esse vírus informático teve azar.