quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Lucky money





Um lai-si é um pequeno pacote com dinheiro que se entrega aos mais jovens, aos solteiros e a outros familiares, normalmente durante o Ano Novo Lunar. A quantia do lai-si varia com o apreço ou a relação que se tem com o outro, mas mesmo as quantias mais pequenas (10 ou 20 patacas) simbolizam "boa sorte", como que desejando que mais dinheiro virá durante o novo ano. Durante o período antes do Ano Novo, vários bancos, companhias e outras empresas emitem os tais envolopes, normalmente vermelhos ou dourados, que ostentam o animal do novo ano, ou peixes e outros animais símbolos da prosperidade e abundância. Selecionei quatro envelopes que achei dos mais interessantes do ano. De cima para baixo: New Yaohan, Companhia de Investimento e Fomento Predial Nam Tung, Sociedade de Jogos de Macau e Direcção dos Serviços de Educação e Juventude. A propósito, o ano novo do Búfalo dá entrada oficialmente hoje, dia 4 de Fevereiro, e o período para distribuir estes envolopes com o "lucky money" estende-se ainda por mais algumas semanas. Boa sorte e Kung Hei Fat Choi!

4 comentários:

Anónimo disse...

Lai-si tai loi!

ANTONIO CAMBETA disse...

Lou Má Chin San

Este ano, como já vem sendo habitual, não me enconteri em Macau na passagem do ano novo lunar e com isso poupei algumas pataquinhas em não tendo distruido os Lais Sis.

Quando se colocava apenas uma pataca no envelope ainda vá que não vá, agora 10 ou 20 e com esta recessão não é fácil dar Lai Sis.

Anónimo disse...

só se podem abrir no dia 10...

ANTONIO CAMBETA disse...

Bem essa informação é nova para mim, pois via as pessoas logo de seguida abrirem os Lais Sis, principalmente a miudagem, os adultos esses os abriam e viam o seu conteúdo, se o valor lá encontardo fosse alto, retiravam as notas e colocam outras de menor valor.
Agora com os casinos, penso que serão abertos logo a ver se conseguem duplicar o seu valor rsrsrsr.