quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A fraude do avô


Um homem de 99 anos está a ser julgado por fraude em Pequim, China. Zhou Zhiping, nascido em 1910, é acusado de enganar um tal sr. Chen em cerca de 750 mil yuan, tornando-se o arguido mais velho de que há registo na justiça chinesa. O conto do vigário tem contornos realmente incríveis; Zhou fez-se passar por Li Liejun, um revolucionário seguidor de Sun Yat-sen que chegou a ser apontado por Ching Kai-chek para governador da província de Jiangxi. O verdadeiro Li Liejun morreu em 1946. Zhou convenceu Chen que quando os nacionalistas deixaram o continente em 1949 compraram títulos do tesouro norte-americano, entretanto congelados pelo Governo dos EUA, e que valem hoje 30 triliões de dólares (30.000.000.000.000 dólares!). Para ter acesso ao dinheiro, precisava de uma "chave", que consistia numa série numerada de notas de dólar emitidas em 1996. Para obter a "chave", precisava de dinheiro, que foi obtendo através de Chen durante um período de três anos, com a ajuda de dois cúmplices, até a vítima descobrir que foi enganada. Chen, alegadamente um cientista sino-americano, disse que não ficou muito convencido com a história de Zhou, mas deu-lhe o benefício da dúvida pois precisava de dinheiro para financiar uma pesquisa científica. Se for considerado culpado, Zhou pode ser condenado a dez anos de prisão. Devido à sua avançada idade, encontra-se em liberdade mediante fiança.

1 comentário:

ANTONIO CAMBETA disse...

Dois jornais em língua tailandesa, publicados hoje em Bangkok revelam uma história um pouco caricata.
Um jovem vendo sua namorada despender uma somas elevadas de dinheiro em compra, e não sendo a família rica e la não passando de uma contabilista de um clube noturno, descofiou da fartura e quis saber a proveniêwncia desse dinheiro.
Então a sua namorada lhe contou toda a verdade, ela tinha um amigo que era Guy, e por simpatizar com ela, todas as todas lhe entrega uma elevada quantia em dinheiro.
O jovem desconfiou e se pos à coca tendo ficado a saber que esse amigo de sua namorada, não era mais nem menos que um monje budista, que durante a noite fugia do mosteiro, colocava uma cabeleira postiça, de senhora claro, se vestia a rigor e passava as noites na borga.
O dinheiro esse era retirado das ofertas dos fiéis.
O jovem deu conhecimento à polícia e lá foi o monje de saco!..
Lá diz o velho ditado, à noite todos os gatos são pardos...
E esta hen...