terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

A diplomacia do sapato


Um jovem de 27 anos tentou atirar um sapato a Wen Jiabao durante um discurso do primeiro-ministro chinês na Universidade de Cambridge, em Inglaterra. Querendo provavelmente entrar para a História e tornar-se "famoso", o jovem iludido repetiu as mesmas palavras (isto é um escândalo!) do jornalista iraquiano que atirou um sapato a George W. Bush em Dezembro. Só que para tal tinha péssima pontaria, e o sapato foi aterrar a mais de um metro de Wen, perto de um familiar seu, enquanto o primeiro-ministro chinês se mantinha impávido e sereno. O jovem foi detido e a porta-voz do ministério dos negócios estrangeiros da China, Jiang Yu, manifestou repúdio pelas acções do indivíduo, mas confia que será punido de acordo com as leis britânicas. Entretanto lá fora, à neve, centenas de manifestantes pró-Tibete manifestavam-se, assim como outros manifestantes pró-China, o que levou à intervenção das autoridades. Não há notícias da passagem de nenhuma tocha olímpica.

6 comentários:

Anónimo disse...

Mais uns quantos tontos a quem falta, além de massa cinzenta, a imaginação. Registe-se neste caso o dirigente chinês nem ter pestanejado a algo que voava na sua direcção. Pelo menos covarde não é, algo que muito deve chatear a maralha do costume.

Anónimo disse...

Este Leonidas deve ser mesmo o Vitó. É de direita, excepto quando se trata da China.

Anónimo disse...

És o Vitó? És o Vitó? És o Vitó! Parte 345. Mas porque razão acha que só existe uma pessoa de Direita à face da Terra? A esquerda é que costuma ser a minoria, apesar de a máquina bem montada na jornalada de referência dar a entender o contrário.

P.S. Se a China é de Esquerda vou ali e já venho.

Anónimo disse...

Acho realmente chocante este novo caso de sapato. Estes individuos deveriam ter muito mais consciência do impacto mediático que tem as suas acções na TV. É claro que atirar um sapato vai causar repreensão à comunidade internacional. O do Iraque funcionou porque foi original! Se o de inglaterra tivesse atirado um guarda chuva, simbolo daquele pais chuvoso, concerteza que teria uma cobertura muito mais positiva. Em França, espero que atirem um Croissant, e em Portugal, um Pastel de Belem, porque é um excelente modelo para se promover o que de bom o país tem. Aliás, em Portugal deverá se atirar um Magalhães ao próximo lider político mediático que for lá parar, seja o Dalai Lama, o Hu Jintao ou o Barak Obama. There's no such thing as bad publicity! Aqui as bolachinhas do Joi Heung Yun também seriam bem mandadas, ou, quiçá, uns Pasteis do Lord Stows? (A fome aperta!)

Anónimo disse...

Kung Hei Fat Choi Macau.
E devemos lembrar que o chefe do executivo de Hong Kong levou com bananas não há muito tempo, qualquer dia ainda vamos ver porcos a voar, anda tudo doido.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 7:16,

Fantástico comentário. Alguém inteligente e com sentido de humor.