sábado, 21 de setembro de 2013

Usagi, o super-tufão


Existe uma razão para o tempo em Macau ter estado uma bosta além da mesma de sempre (é Verão), e tem a ver com um certo super-tufão que aí vem: o Usagi. Quando ouvimos que qualquer coisa é "super", isso é normalmente positivo, mas no caso de um tufão, nem por isso. Quando se junta "super" a qualquer coisa como um tufão, é mau sinal. É como a super-SIDA ou a super-inflação, tudo coisas que são uma super-merda. Este Usagi encaminha-se do continente chinês, onde nos concluimos, com muito orgulho, e neste momento já fez estragos nas Filipinas, com os seus ventos de mais de 300 km/h. Prevê-se que chegue à costa de Hong Kong-Cantão no Domingo, e os Serviços de Meteorologia de Macau consideram içar o sinal 8 ou superior nesse dia ou talvez na segunda-feira, e avisam para a força deste tufão, "o pior do ano". A sério, o pior? Pior que o outro, o único que tivemos por cá este ano? Ui que medo. Vou já a correr conferir a segurança da minha embarcação, e...ah esperem, não tenho nenhuma embarcação. Mas este Usagi já me estragou o Domingo ou a segunda, dias em que eu estava a planear tomar banhos de sol deitado em cima telhado, e ia aproveitar para me empoleirar em cima dos cabos eléctricos aqui ao pé de casa, a ver se consertava a antena. Não é justo. Mais uma vez fico com pena dos pobres filipinos, dos taiwaneses e hainanenses, que têm um magnetismo qualquer que atrai as tempestades e que acaba inevitavelmente em tragédia, com cheias, desmoronamentos, barracas a cair como castelos de cartas, criancinhas arrastadas pelas correntes. Em Macau é simples: fiquem em casa. Super ou não, é apenas um tufão. Prefiro guardar o medo para quando os SMM anunciarem outra coisa qualquer acabada em "ão" mas muito mais séria, como o armagedeão. Portanto não se esqueçam: se virem por aí o Usagi, vão para casa.

1 comentário:

Alicia disse...

Obrigada pela informação. O meu marido está em Macau (desde fevereiro) e quando li isso do "super-tufão" fiquei em pânico. Mas pelo que li e vivi ai este verão, pareceu-me que, efectivamente, há uma grande diferença entre as consequências dos tufões em Macau ou em Hong Kong e em Filipinas ou Taiwan. Pena por eles, concordo, mas espero que para vocês seja só isso, chuva, vento forte, ficar em casa e pronto! (Aproveitei para dar uma voltinha pelo blogue e já aprendi muita coisa que não sabia e que me vai ser útil a partir de janeiro, em Macau. Gracias.)