domingo, 29 de setembro de 2013

Benfica escorrega na Luz, Sporting vence em Braga


O Benfica empatou ontem na Luz a uma bola frente ao Belenenses, interrompendo a série positiva que se seguiu à derrota na jornada inaugural no Funchal, frente ao Marítimo. Jorge Jesus apostou na dupla ofensiva Cardozo/Lima, e o paraguaio justificou a confiança do técnico ao marcar o golo inaugural logo aos 17 minutos. O Belenenses, que entrou nesta partida com o estatuto de lanterna-vermelha após a vitória do P. Ferreira, empatou aos 30 por Diakite. Os azuis vinham de uma semana difícil, com o anúncio do afastamento do técnico Mitchell Van der Gaag, a contas com problemas cardíacos, mas encontraram na contrariedade motivação suplementar para aguentar as investidas dos encarnados, e saíram do "derby" lisboeta com um precioso ponto. O Benfica perde mais dois pontos e reparte agora o quarto lugar com o Estoril, a cinco pontos do líder FC Porto.


Em Braga, no jogo grande da jornada, o Sporting de Leonardo Jardim disse "presente" na discussão dos primeiros lugares, e venceu os minhotos por 2-1, uma vitória arrancada a ferros e sem uma exibição de encher o olho. Os leões adiantaram-se no marcador aos cinco minutos pelo colombiano Fredy Montero, que apontou o sétimo golo na Liga e continua a liderar a lista dos melhores marcadores, mas o Braga reagiu, e Alan empatava aos 27. Quatro minutos depois surgiu uma contrariedade para a equipa de Jesualdo Ferreira, com a expulsão de Aderlan Santos, mas a vantage numérica só seria aproveitada pelo Sporting perto do fim, aos 86 minutos, quando o defesa Cedric Soares marcou o golo que garante aos verde-e-brancos os três pontos, e o 2º lugar da Liga por troca com o Braga, a dois pontos do Porto.

Noutras partidas registaram-se algumas surpresas, com nenhuma das equipas que jogavam em casa a vencer. O P. Ferreira obteve a primeira vitória, ao bater no Funchal o Marítimo por 4-3, um jogo recheado de golos e emoção. Mais sorte teve a outra equipa madeirenrese, o Nacional, que foi a Vila do Conde bater o Rio Ave por expressivos 3-0. A equipa de Manuel Machado está em grande, e ascendeu ao 6º lugar com 10 pontos. Em Coimbra, Académica e Arouca empataram a zero, protagonizando o primeiro nulo desta edição da Liga. Há cinquenta anos que não se registava o primeiro encontro sem golos tão tarde - um bom sinal, pois os golos são o sumo do futebol. Finalmente o sensacional Estoril foi a Olhão bater o Olhanense de Abel Xavier por 2-1, e alcançou o Benfica no quinto lugar. A sexta jornada conclui-se na segunda-feira com a realização do V. Setubal-Gil Vicente, no Bonfim.

Sem comentários: