sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Doçis 20 anos


Os Doçi Papiaçam di Macau, grupo de teatro em patuá, comemora este ano 20 primaveras, uma data redonda que vai ser assinalada em grande estilo no dia 26 de Outubro com uma apresentação especial no Venetian Theatre, sob o sugestivo título “Dále Más!!!”. O grupo fundado por Miguel de Senna Fernandes em 1993, no ano seguinte à morte de Adé dos Santos Ferreira, considerado o grande poeta do crioulo de Macau, tem levado a cena todos os anos peças de teatro, normalmente inseridas no Festival de Artes de Macau.

Pelos Doçi passaram grandes talentos do teatro amador local, riquíssimo, atendendo à dimensão do território e da própria comunidade macaense. Só é pena que as novas gerações não se interessem por manter as tradições dos seus pais e avós, a costela “maquista” que distingue estes filhos de Macau dos portugueses e dos chineses, as matrizes que se encontraram e lhes deram origem, com “pózinhos” de outros povos da região e até das partes mais improváveis do globo.

Com as dificuldades que são conhecidas e graças à carolice dos seus elementos, o grupo tem-nos divertido com as suas comédias que ilustram a realidade de Macau, do seu passado, do seu presente, das tradições e das mudanças constantes que ocorrem na actual RAEM, sempre atentos à actualidade e com um talento especial para ironizar e escarnecer, sempre dentro do bom gosto e com muita “chiste”.

Chegar aos vinte anos é um feito notável, especialmente se levarmos em contas os “velhos do Porto Interior” (versão local dos velhos do Restelo), que desde a primeira hora apontam para o carácter efémero deste projecto, que seria “diluído” com a passagem de Macau para a China, e não passaria de uma nota de rodapé da recta final da presença ocidental nesta pequena paragem do Oriente. Enganaram-se, e ainda bem, e há muito que guardaram a viola no saco e foram tocar para a Doca do Lam Mau, onde nem os peixinhos lhes dão ouvidos.

A sucessão de novos talentos – alguns que começaram nos Doçi e partiram para outros vôos no mundo do espectáculo – é uma prova que basta procurar, persistir e trabalhar para alcançar o sucesso. Quem já os viu sabe que fazer parte dos Doçi é motivo de orgulho, e o grupo pode sempre contar com a participação de personalidades dos mais diversos sectores da sociedade local para fazer um “pézinho” como convidado especial. Quem recusaria um papel, mesmo que pequeno, num dos divertidíssimos videos dos Doçi? Eu não, e ainda espero (sentado) pelo convite.

Tal como tinha prometido aquando da apresentação da última peça “Amor Divoto”, Miguel e os seus Doçi vão celebrar as duas décadas de dedicação ao seu projecto com aquilo que sabem fazer de melhor. Tenho a certeza que vai ser um sucesso, recheado de surpresas, e espero não faltar. Os bilhetes estarão disponíveis em breve, e podem ser feitas reservas na Associação dos Macaenses (tel: 28372252) ou no Restaurante Riquexó (tel: 28565655). Côsa esperá?

Sem comentários: