quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Culpade? Eu? Tenhem juíze...


Se Jorge Jesus andava com sede de protagonismo, agora ficou afogado. O treinador do Benfica deu “show” no final da partida que as águias venceram em Guimarães, ao impedir que um agente da autoridade detivesse um adepto encarnado que invadiu o relvado. Nas imagens recolhidas pela TV dá a entender que Jorge Jesus agride o agente que neutralizava o adepto, e poderá responder pelo crime de obstrução ao exercício das funções de um membro das forças de segurança, empregando violência (artigo 347.º do Código Penal), uma “brincadeira” que no máximo lhe pode valer uma pena de prisão até cinco anos! Jesus foi constituído arguido ontem (terça-feira) e aguarda agora a chamada ao Tribunal de Guimarães, para prestar depoimento.

Mesmo que a justiça civil não tenha uma mão tão pesada, na desportiva o treinador incorre numa pena de três anos de suspensão, caso seja considerado culpado. Mal estaria a nossa justiça, a desportiva ou qualquer outra, se Jesus fosse punido com uma mera advertância ou apenas uma multa, caso, repito, seja culpado do crime de que é acusado. O procedimento legal que se segue a este lamentável incidente é digno de novela das oito. O agente queixoso vai ser submetido a uma perícia no Instituto de Medicina Legal, de modo a avaliar a dimensão da alegada agressão.
Este é um procedimento comum nas vítimas de violação – com sorte ainda encontram algum sémen do treinador do Benfica no agente.

As imagens que mostram a alegada agressão não são bem claras, pois há outro agente da segurança a bloquear o ângulo no momento em que Jesus “casca” no seu colega, mas a movimentação dos braços do treinador do Benfica dão a entender que não estaria propriamente a puxar pela ignição de um barco a motor. Claro que qualquer pessoa normal depreende que Jorge Jesus socava como podia a autoridade, enquanto berrava histérico qualquer coisa como: “Deslarga o miúde, c...!”, mas para alguns adeptos benfiquistas o seu treinador estaria apenas a apelar à calma, e implorava ao sr. Polícia que deixasse aquele pobre rapaz ir para casa, que a mãe estava ralada e a sopa estava a ficar fria, e enquanto isso fazia-lhe festinhas.

Dê por onde der – e repito, o Jesus “`tá tramade”, a meu ver – o homem é um paladino pelo direito dos adeptos invadirem recintos desportivos. Pode ser ilegal para todos os outros, mas isto é o Benfica, minha gente, uma instituição tão grande que devia ficar isenta de impostos, pá! Só tenho um conselho a dar a estes adeptos que gostam de invadir estádios, ficando 99% sujeitos a ir parar à esquadra: ponham uma camisola, pá. Afinal vão aparecer na televisão, e isto só vos fica mal.

Sem comentários: