sábado, 27 de novembro de 2010

"To Live", ou "Viver"


Consegui hoje ver um filme que andava a querer ver há anos: "To Live", um dos primeiros trabalhos do realizador chinês Zhang Yimao, e depois de hoje aquele que considero o seu melhor. Zhang conta neste filme com a sua diva Gong Li, numa interpretação que justifica inteiramente o título de melhor actriz chinesa (de sempre?).Um desempenho que lhe valeria certamente um óscar, não fosse a obscuridade de que o cinema chinês vinha ainda saíndo.

"To Live", ou simplesmente "Viver" (eu chamaria-lhe "Sobreviver"), um filme com um título simples e uma história verdadeiramente arrepiante do querer e da vontade humana em reconstruir-se do nada, a combater adversidades e chamar o melhor que há dentro de nós. Não pensem com isto que "To Live" é um filme lamechas, muito longe disso. O enredo atravessa três das décadas mais intensas da história da China, primeiro durante a Guerra Civil e a implantação da RPC, depois o Grande Salto em Frente, e finalmente durante o conturbado período da Revolução Cultural - que no contexto do filme é revestido de contornos cómico-trágicos.

A descrição minuciosa de Zhang Yimao destes três eventos valeram-lhe a si e a Gong Li dois anos de interdição de filmar, e ainda hoje "To Live" é um filme censurado na China. Porque esta verdade do passado parece-nos ridícula aos olhos de hoje, mas foram uma realidade não muito distante.

5 comentários:

Anónimo disse...

Leocardo, você não percebe nada de cinema chinês e da China. Não basta ser casado com uma chinesa. Macau não é um veículo para se conhecer a China e ainda por cima por interposta pessoa. Este filme, que eu vi há muitos anos, tem no papel principal o actor Ge You e a Gong Li está em segundo lugar, embora muitíssimo boa. Ge You é dos mais famosos actores da China e neste papel ganhou o prémio de de melhor actor no Festival de Cannes, o único chinês a ter tido esta honra.

Leocardo disse...

O seu comentário deixa-me perplexo. O que é que ser casado com chineses tem a ver com cinema chinês? O meu amigo está bem? Tomou os remédios?

"Este filme, que eu vi há muitos anos [isso não lhe dá nenhuma vantagem em termos de perspectiva], tem no papel principal o actor Ge You e a Gong Li está em segundo lugar, embora muitíssimo boa. Ge You é dos mais famosos actores da China e neste papel ganhou o prémio de de melhor actor no Festival de Cannes, o único chinês a ter tido esta honra." - e quem disse o contrário? Vá lá, da próxima vez tome o xarope a horas.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Isso é fugir à questão. Você, embora casado com uma chinesa, e portanto julga-se um informador privilegiado, é um ignorante sobre as coisas da China. E, como eu não sou, pois estudei quatro anos em Pequim, avalio bem o seu grau de ignorância. Sabia que os chines4es de Pequim consideram Macau uma ilha de ignorância, principalmente a população chinesa.

Leocardo disse...

Ah já sabia, afinal era só para se armar em vaidoso. Então vá lá, quem sou eu para impedi-lo?

Anónimo disse...

" Sabia que os chines4es de Pequim consideram Macau uma ilha de ignorância, principalmente a população chinesa " Mas isso é normal nos chineses do continente,eles tem muita inveja dos chineses de Macau.Inveja porque os chineses de Macau ou de Hong Kong ganham muito mais do que os chineses do continente.